Minimalismo estratégico, computação quântica e ‘chatbots’ marcam futuro do marketing
“As marcas enfrentarão o desafio de equilibrar a tecnologia avançada com a autenticidade humana. O futuro do consumo passa por experiências personalizadas, mas sempre ancoradas em confiança e propósito”, defende Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates

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Numa altura em que as tendências de consumo e o comportamento dos consumidores continuam a evoluir rapidamente, exigindo estratégias de comunicação adaptadas às novas realidades, a Wise Pirates, agência independente de ‘digital performance’, aponta, em comunicado de imprensa, as oito tendências que vão moldar o desempenho das empresas nos mercados digitais ao longo de 2025, impactando diretamente a forma como as marcas se comunicam e interagem com os consumidores.
“As marcas enfrentarão o desafio de equilibrar a tecnologia avançada com a autenticidade humana. O futuro do consumo passa por experiências personalizadas, mas sempre ancoradas em confiança e propósito. Acreditamos, por isso, que as marcas que conseguirem unir inovação, empatia e sustentabilidade liderarão a próxima geração de relações com os consumidores”, refere Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates, apontando o comércio social e o vídeo como os pilares principais dos instrumentos de promoção das marcas.
“O ‘social commerce’ consolida-se como uma força global, transformando as redes sociais em autênticos ‘marketplaces’. Estudos da McKinsey mostram que as gerações mais novas realizam até quatro vezes mais compras em redes sociais comparativamente às gerações anteriores”, salienta a Wise Pirates, explicando que “ferramentas como o ‘livestreaming’ e a integração direta com lojas online destacam-se por oferecer experiências de compra fluídas e visuais, com 42% dos consumidores a preferir este formato”.
O vídeo afirma-se como o formato dominante nas comunicações promocionais, tornando-se imprescindível nas estratégias de marketing e vendas, “especialmente num cenário onde o ‘mobile advertising’ continua em expansão”, sublinha a agência.
A ascensão de agentes conversacionais baseados em inteligência artificial (IA), outra das tendências apontadas, também promete revolucionar o marketing e as vendas. “Estas ferramentas personalizam interações em escala, operam 24/7 e eliminam barreiras na jornada de compra. Combinando modelos de ‘retrieval augmented generation’ (RAG) e de ‘machine learning’, os agentes de IA estão cada vez mais aptos a comunicar de forma humanizada”, explica a Wise Pirates.
As marcas que adotarem uma abordagem integrada com IA, apostando em ‘chatbots’, poderão otimizar campanhas e criar experiências memoráveis, “maximizando o impacto das interações em canais conversacionais”, refere a agência. Apesar do recurso crescente à IA, a Wise Pirates lembra que os consumidores valorizam autenticidade e empatia, pelo que as ligações humanas não podem ser menosprezadas.
“A tendência ‘Back to Humans’ coloca as conexões reais como prioridade. Marcas que equilibrem eficiência tecnológica com sensibilidade humana destacar-se-ão num cenário em que a confiança e a empatia são cada vez mais valorizadas. O conceito ‘AI as Partners’ ganha tração, com humanos a complementar a IA em interações culturalmente adequadas e emocionalmente relevantes”, salienta a agência.
O minimalismo estratégico associado ao consumo consciente é outras das tendências identificadas. Com menos poder de compra, os consumidores estão a adotar comportamentos mais pragmáticos e minimalistas. “Tendências como a substituição de marcas ‘premium’ por alternativas de marca própria e a priorização de programas de fidelidade tornam-se predominantes”, alega a Wise Pirates.
Para as marcas, “a personalização, ‘bundles’ de produtos e subscrições assumem protagonismo, enquanto que as estratégias baseadas em ‘first-party data’ tornam-se cruciais para atrair consumidores que procuram obter mais valor por menos”, alerta a agência liderada por Pedro Barbosa, que também vaticina o declínio da lealdade às marcas, a quinta tendência identificada.
“Os consumidores estão cada vez mais críticos, seletivos e conscientes, com a sustentabilidade a assumir um papel decisivo nas escolhas de compra. Mais de cinco milhões de produtos online já exibem selos de sustentabilidade, refletindo a exigência dos consumidores por provas concretas de responsabilidade ambiental. As marcas devem oferecer experiências personalizadas e sustentáveis, combinando conveniência, flexibilidade e práticas responsáveis para conquistar consumidores”, defende a agência.
A personalização com respeito pela privacidade é outra das tendências apontadas, numa altura em que consumidores de todo o mundo exigem práticas transparentes na recolha e uso de dados. “O equilíbrio entre experiências hiper personalizadas e a proteção da privacidade será essencial para construir confiança. Áreas como a ‘conversion rate optimization’ (CRO) emergem como ferramentas estratégicas para criar estratégias mais eficazes e adaptadas às necessidades dos consumidores”, aponta a Wise Pirates.
Com os dados no centro do planeamento estratégico, a sétima tendência identificada, as ferramentas de IA e as soluções em ‘cloud’ permitem transformar ‘insights’ em ações estratégicas, otimizando recursos e antecipando tendências. “Desde o desenvolvimento de produtos até operações logísticas, uma abordagem ‘data-centric’ é agora indispensável para o sucesso empresarial”, alega a agência.
A Wise Pirates salienta ainda o papel da computação quântica no futuro do marketing. “Inaugura uma nova era, permitindo análises profundas de ‘big data’, segmentações hiper precisas e otimizações em tempo real. Tecnologias avançadas garantem maior segurança e conformidade regulatória, enquanto que as experiências imersivas e inovadoras tornam-se mais acessíveis para os consumidores mais exigentes”, antecipa ainda a agência.