Compras no Natal sobem 15% face a 2023
23 de dezembro é o dia em que se registam mais compras (10 milhões), enquanto a 24 de dezembro é quando há o maior pico de transações por segundo (402), segundo os dados da SIBS. As compras de estrangeiros em Portugal em lojas físicas aumentam 12% em volume e 4% em valor

Meios & Publicidade
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
O dia 23 de dezembro de 2024 regista o maior volume de compras realizado na época natalícia, ultrapassando as 10 milhões de transações. De acordo com os dados do SIBS Analytics, o pico de operações acontece às 11h37 de dia 24 de dezembro, com 402 transações processadas por segundo. O MB Way destaca-se com um crescimento de 43% no número de compras face o período homólogo em 2023.
Os mais recentes dados do SIBS Analytics revelam que o consumo na época natalícia de 2024 volta a crescer em Portugal, registando um aumento de 15% no número e no valor total de compras realizadas entre 1 e 24 de dezembro, em comparação com o mesmo período em 2023.
Segundo os dados divulgados em comunicado de imprensa, 23 de dezembro é o dia em que se registam mais compras, com cerca de 10 milhões de compras registadas. O dia 24 de dezembro, por seu lado, é quando se regista o maior pico de transações por segundo, com 402 transações a serem realizadas às 11h37. No top 3 de dias com maior variação de número de compras face à média diária, destacam-se também os dias 20 de dezembro e 21 de dezembro, ambos com um crescimento de 13%.
O MB Way continua a consolidar a sua posição como uma das escolhas preferenciais dos consumidores, registando um crescimento significativo nas transações durante a época natalícia, tanto em compras físicas (+43%) como em compras online (+44%).
Em termos de evolução do consumo, o comércio online mantém a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre 1 e 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior. As compras em loja registam um aumento de 11% em número e 10% em valor.
Em termos de setores de maior crescimento no número de compras na época natalícia destacam-se os brinquedos e jogos (+69%), decoração e casa (+59%), perfumaria e cosmética (+46%) e moda e acessórios (+39%), quando comparados com a média mensal de janeiro a novembro de 2024.
Relativamente ao consumo de estrangeiros em Portugal, os dados do SIBS Analytics evidenciam que, durante a época natalícia, o número de compras físicas aumenta 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023. Em contrapartida, as compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuem ligeiramente, com menos 2% no número de transações e menos 6% em valor.