Renova adere à publicidade exterior falsa com criatividade de artistas internacionais (com vídeo)
Com criatividade do artista digital Hati Hati Mas, o primeiro vídeo foi gravado em Paris (na foto). “A Renova procura ser uma marca global. O mercado francês é estratégico, no qual temos uma distribuição nacional, sendo já a segunda marca mais vendida. A escolha das cidades reflete a ambição dessa globalidade”, revela ao M&P Luís Saramago, diretor de marketing da Renova

Daniel Monteiro Rahman
Quiosque desenvolve campanha integrada dos 75 anos da Mustela em Portugal
Bruxelas multa Apple e Meta em €700 milhões
Google recua e mantém cookies publicitários no Chrome
Turismo de Lisboa lança nova campanha com Zé Manel taxista
Netflix reforça quota de mercado
Influenciadora portuguesa criada com IA protagoniza campanha no Instagram
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 978 do M&P
Lucros da Tesla caem 71% para €358 milhões devido ao efeito Musk
Marina Fernie é a nova diretora-geral da Danone
‘Brand phishing’: Microsoft lidera como principal alvo
A Renova está a lançar uma campanha digital que conta com a criatividade de artistas de ‘street art’ digital internacionais e é composta por vídeos de curta duração, assentes no conceito de publicidade exterior falsa (‘fake OOH advertising’), em que elementos digitais são representados no mundo real. No caso do primeiro vídeo da campanha, gravado em Paris, o produto incorporado no cenário foi um rolo de papel higiénico gigante. A campanha vai incluir vídeos e imagens improváveis em locais emblemáticos de várias cidades mundiais, como Paris, Londres, Nova Iorque, Seul ou Xangai.
“A Renova procura, cada vez mais, ser uma marca global. Neste caso concreto, o mercado francês é estratégico, no qual a marca Renova tem uma distribuição nacional, sendo já a segunda marca mais vendida. A escolha das cidades reflete a ambição dessa globalidade”, revela ao M&P Luís Saramago, diretor de marketing da Renova.
O primeiro anúncio da campanha já foi lançado e tem a criatividade do artista digital Hati Hati Mas. Para criar o anúncio, o artista juntou elementos reais com elementos da marca criados através de computação 3D e inteligência artificial. No vídeo vê-se um metro a atravessar o rio Sena, com a torre Eiffel como pano de fundo, enquanto um rolo de papel higiénico encarnado em tamanho gigante envolve a primeira carruagem.
“A marca Renova procura sempre surpreender os cidadãos com os seus produtos, com a criatividade e meios utilizados para comunicar as suas campanhas. Esta campanha, utilizando tecnologia ‘Computer Graphic Imagery’ (CGI), muito associada à indústria do cinema, e a criatividade de digital street artists internacionais, permitiu desafiar e reimaginar a escala e criatividade dos produtos Renova, colocando-os em ambientes e contextos que seriam impossíveis de materializar no mundo real”, evidencia Luís Saramago.
A par com os vídeos, a veiculação da campanha tem início com uma estratégia de media em França, para maximizar a visibilidade e o envolvimento com os produtos Renova, através da instalação de múpis digitais. “Esta campanha arrancou com presença em múpis digitais em Paris, nas imediações da área geográfica que é destacada no primeiro vídeo. Nas restantes cidades, a Renova vai complementar o digital com a publicidade exterior na zona geográfica representada nos vídeos das diversas cidades”, salienta o diretor de marketing da Renova.
“Com esta campanha, a Renova pretende reforçar o vínculo à arte e ao design, onde se incluem edições gráficas, residências artísticas ligadas à fotografia e ao vídeo, bem como através de instalações desenvolvidas a partir dos seus produtos, celebrando a criatividade em Portugal e no mundo, bem como impactar e potenciar a presença e o posicionamento da marca nos mercados internacionais”, realça a Renova, em comunicado de imprensa. Até agosto, outros vídeos de outras cidades vão ser publicados faseadamente nas redes da marca, no Instagram, TikTok, Facebook e Linkedin.