Audiências: SIC alcança share mais elevado do ano e termina junho empatada com TVI
O top 3 de programas mais vistos volta a ser composto por jogos de futebol. Num mês marcado pela forte pressão mediática à volta do campeonato europeu de futebol, há uma diminuição do share dos canais de informação e de filmes e séries

Meios & Publicidade
Quiosque desenvolve campanha integrada dos 75 anos da Mustela em Portugal
Bruxelas multa Apple e Meta em €700 milhões
Google recua e mantém cookies publicitários no Chrome
Turismo de Lisboa lança nova campanha com Zé Manel taxista
Netflix reforça quota de mercado
Influenciadora portuguesa criada com IA protagoniza campanha no Instagram
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 978 do M&P
Lucros da Tesla caem 71% para €358 milhões devido ao efeito Musk
Marina Fernie é a nova diretora-geral da Danone
‘Brand phishing’: Microsoft lidera como principal alvo
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que, em junho, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, verificou um aumento de 2% face ao mês de maio. Este aumento deve-se sobretudo às transmissões em canal aberto dos jogos do Euro 2024.
Entre os canais FTA, TVI e SIC terminam o mês de junho empatadas com um share de 15,1%. No entanto, o destaque vai para a SIC, que com um crescimento de 1.0 p.p. vs. maio, foi o canal FTA que mais cresceu vs. o último mês. RTP1 surge na terceira posição com um share de 11,4% e regista um aumento de 0.8p.p. vs. maio. Em junho os ‘Outros’ voltam a verificar um crescimento (1.3p.p. vs. o mês de maio) atingindo um share de 17,9%, igualando o valor registado em março. 17,9% é o valor de share mais elevado que a tipologia verificou desde que há registo.
No mês de junho, a tipologia do PAY TV registou uma diminuição de 2.2p.p. vs. maio, no entanto apesar da diminuição a CMTV (-1.0p.p. vs. maio), manteve-se como o canal do cabo preferido dos portugueses. Com o início do Euro 2024, destaque para a Sport TV1 (+0.4p.p.), que transmitiu 32 dos 38 jogos, tendo sido o canal do PAY TV a verificar o maior aumento vs. o último mês. Num mês marcado pela forte pressão mediática à volta do europeu de futebol, nota para a diminuição dos canais de informação e de filmes e séries. A única exceção é o STAR Movies, que cresce 0.1p.p. vs. o mês de maio.
Em junho, o top 3 de programas mais vistos voltou a ser novamente composto por jogos de futebol. Os jogos da fase de grupos do Euro 2024 que a TVI transmitiu foram o programa mais visto do mês. A TVI transmitiu apenas dois jogos, o Sérvia x Inglaterra e o Geórgia x Portugal. Nestes dois jogos, a TVI alcançou uma audiência média de 2,3 milhões de telespetadores e um share de 45,7%. Os jogos da fase de grupos do Euro 2024 que a SIC transmitiu ficaram na segunda posição.
A SIC transmitiu apenas três jogos nesta fase (Portugal x Chéquia; Países Baixos x França e o Inglaterra x Eslovénia). Nestes três jogos, a SIC alcançou uma audiência média de 2,1 milhões de telespetadores e um share de 42,9%. Os jogos de preparação do Euro 2024 da seleção nacional, transmitidos pela RTP1, completam o pódio dos programas mais vistos do mês. Os encontros amigáveis registaram uma audiência média de 1,7 milhões de telespetadores, o que representou um share de 38,8%. Se excluirmos os jogos de futebol, podemos verificar que o “Big Brother – Os Finalistas” – foi o programa mais visto, com uma audiência média de um milhão de telespetadores e um share de 23,8%.
No que toca às audiências por período horário, em junho, a SIC mantém a liderança durante o período do almoço com um share de 20,9%. A SIC regressa à liderança no período do primeiro ‘prime-time’, com um share de 18,2% (vs. os 18.0% da TVI). A TVI mantém a liderança no período da manhã e da tarde, assim como no segundo ‘prime-time’ e no ‘late night’. A RTP1 também consegue recuperar a liderança durante o pré-prime, onde verifica um share de 15,3% (vs. os 15% da SIC).
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas