Como Bernardo Almeida fatura €300 mil com o YouTube
Abandonou o curso de engenharia mecânica no Instituto Superior Técnico para produzir vídeos para o canal de tecnologia que criou em 2014. Uma década depois, o youtuber Bernardo Almeida, que pode cobrar entre €3 mil e €70 mil por trabalho, acaba de lançar um novo canal e é a estrela de um documentário que recorda o seu percurso
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Dez anos depois de ter criado um canal de tecnologia no YouTube, momento que revisita no documentário que acaba de estrear, Bernardo Almeida está a lançar um novo canal, Finanças do Bernardo, para mostrar a outros criadores de conteúdos como podem ganhar dinheiro com a internet.
“É uma área pela qual me comecei a interessar há cinco anos, quando fiz 25 anos. Desde então, tenho-a estudado muito”, revela ao M&P o youtuber de 30 anos, que soma 809 mil subscritores no canal de tecnologia a que dá nome e que, em 2023, faturou €300 mil em parcerias com marcas e empresas.
A Worten é uma delas. “Já trabalho com eles há seis anos. Sou uma das caras do canal de YouTube da marca e inaugurei o perfil de Instagram da Worten, em 2017. É uma marca que está muito presente no meu canal”, revela o influenciador digital e empresário, que começou a gravar os primeiros vídeos no seu quarto em casa dos pais, em Lisboa, quando tinha 20 anos.
XTB, Sport TV, Emma, Pingo Doce, Xiaomi, HP, Microsoft, Dyson, OLX, Samsung, Liga Portugal, Huawei e Visa são algumas das insígnias para as quais tem trabalhado nos últimos seis anos, quando a produção de vídeos sobre novidades tecnológicas que começa a fazer por brincadeira se torna num negócio efetivo. “Trabalho também mensalmente com a Nos. Apesar de seguir as diretrizes que me fazem chegar, dão-me muita liberdade e o que temos desenvolvido tem resultado muito bem”, garante.
A produção de vídeos curtos para as redes sociais é um dos formatos que as marcas mais lhe têm solicitado no último ano, a par de menções no YouTube, inserções publicitárias a meio dos vídeos que podem durar entre 20 e 30 segundos. “Têm de fazer sentido para o tema que estou a abordar, senão prefiro não as fazer. As marcas pedem-nas muito porque a taxa de conversão que se consegue é, nestes casos, maior. Mas, além de ter pouco espaço para essas inserções, só as faço com marcas em que acredito e que eu uso”, afiança Bernardo Almeida.
Algumas empresas também lhe pedem vídeos dedicados, um formato que evita. “Neste caso, compram essencialmente tempo de antena. Não influenciam a minha opinião, mas faço uma análise ao produto ou serviço que pretendem promover que nem sempre é elogiosa. Vou agora fazer um sobre uma nova bicicleta elétrica. Achei interessante para a minha audiência, porque ainda nunca tinha feito nenhum sobre este meio de transporte”, explica.
Os trabalhos que as marcas mais pedem
A Energy Sistem é a primeira empresa que aposta em Bernardo Almeida. Pouco tempo após a publicação do primeiro vídeo, em 2014, a marca espanhola oferece-lhe uns auscultadores em troca de um vídeo de análise do produto. Seguem-se outras permutas, sempre de marcas estrangeiras, numa fase inicial. O primeiro trabalho remunerado só chega três anos depois, com a participação no evento Lisbon Games Week, onde esteve oito horas a tirar fotografias e a conversar com jogadores.
A partir daí, a visibilidade que vai ganhando atrai outros eventos e marcas, dispostos a investir nos conteúdos de análise que Bernardo Almeida produz. A decisão de abandonar o curso de engenharia mecânica, que frequentava no Instituto Superior Técnico, para se sentar em frente a uma câmara a falar de tecnologia não agradou inicialmente aos pais, mas a determinação foi mais forte.
“Na altura em que começo a ganhar algum dinheiro, passa-me pela cabeça que, se calhar, consigo viver disto. Nessa altura, a minha principal preocupação passa a ser faturar mil ou mil e tal euros por mês, que é o valor de um ordenado médio. Hoje, encontro-me numa posição altamente privilegiada, apesar de ter muitas despesas”, reconhece. “No último ano, o trabalho mais barato que fiz foi na casa dos €3 mil e o mais caro na dos €70 mil”, revela.
Na empresa que cria quando profissionaliza a produção de vídeos, emprega um colaborador a tempo inteiro. Agenciado pela Mohit, conta ainda com uma equipa de quatro comerciais da agência de marketing digital e de marketing de influência lisboeta. “Há marcas que me contratam para fazer reels para o Instagram e outras para menções no YouTube. Há quem me encomende packs de 10 menções. Também há quem me peça vídeos picados nesta plataforma, mas barro sempre essas propostas, porque gosto de ter o controlo sobre a parte criativa dos vídeos”, esclarece.
Procura de youtubers supera a oferta
Nos últimos anos, as empresas reforçaram os investimentos nas redes sociais e em plataformas digitais como o YouTube, uma oportunidade que o criador de conteúdos tem sabido rentabilizar.
“As marcas têm vindo a alocar uma percentagem maior do seu orçamento de marketing nas redes sociais, mas a explosão do Instagram e do TikTok não retirou verbas ao investimento no YouTube, porque há poucos criadores de conteúdo youtubers em Portugal”, refere Bernardo Almeida.
“A procura é maior do que a oferta. As marcas têm pouquíssimas opções porque construir uma comunidade no YouTube é muito mais moroso e exigente do que nas redes sociais tradicionais”, esclarece. “O número de seguidores é uma métrica de vaidade para nós. O que deve interessar às marcas, seja no YouTube ou nas redes sociais, é a existência de comunidades”, defende.
Uma década depois, Bernardo Almeida continua sem se deslumbrar. “Isto nasceu como um projeto de paixão e não pretendo que deixe de o ser. Posso estar errado, mas não trabalho para maximizar lucros. Não sou uma empresa cotada em bolsa que tem de apresentar resultados aos acionistas. Por isso, giro-a como acho melhor”, explica.
O imperativo de manter a credibilidade
Tal como nos vídeos caseiros dos primeiros tempos, além de preservar a liberdade criativa, Bernardo Almeida recusa-se a comprometer a integridade a troco de dinheiro.
“Não gosto de marcas, gosto de produtos. Se uma empresa lançar algo de espetacular, vou partilhar essa informação com as pessoas, mas se, a seguir, apresentarem um produto que não é tão bom, também o vou dizer. Nos vídeos que tenho feito, nunca escondi as minhas opiniões nem menti às pessoas. Faço muita pesquisa. Mexo sempre muito nos equipamentos antes de me pronunciar”, explica o youtuber, revelando que nem todas as marcas reagem bem quando são criticadas.
“Muitas só estão disponíveis para ouvir coisas boas, em vez de aproveitarem as críticas para melhorarem os produtos”, lamenta. “Como as pessoas levam a minha opinião muito em conta, não as posso enganar. A minha credibilidade demorou muito tempo a ganhar e não posso correr o risco de perder o meu emprego de sonho”, justifica ainda.
Com o novo canal de finanças, também é essa a preocupação. “É mais um trabalho de paixão. Sem ter sido publicitado, teve logo 40 mil visitas, através do algoritmo do YouTube, o que para mim é um motivo de orgulho. Neste momento, está fechado a patrocínios, mas poderemos vir a abrir um ou dois slots. O objetivo, nesta fase, é criar uma comunidade como a que temos no canal de tecnologia”, esclarece.
A intenção é não voltar a dar um passo maior do que a perna, como chegou a fazer no passado, quando contratou o primeiro colaborador numa altura em que o negócio não estava suficientemente maduro, como assume no depoimento que deu para o documentário. A obra que recorda o seu percurso foi realizada por Aidan Kless e produzida por Beatriz Albergaria, que coeditou o registo documental em parceria com O Rui, assistente de Bernardo Almeida e presença regular nos vídeos.
“Não tive ninguém que me mostrasse o caminho. Tive de o desbravar sozinho e, como fui um dos primeiros criadores de conteúdo a fazer este tipo de vídeos em Portugal e a ter um estúdio próprio, bati muitas vezes com a cabeça na parede. Aprendi muitas coisas da pior maneira e, se puder transmitir esse conhecimento a outros para que tenham a vida facilitada, fico muito feliz”, recorda.
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