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Consumidores estão a interagir mais com as marcas de luxo nas redes sociais. Novo estudo aponta para aumento de 35%

Nunca o luxo despertou tanto interesse nas redes sociais como em 2023. De acordo com um novo estudo levado a cabo pela Visibrain, plataforma de monitorização usada por profissionais de […]

Luis Batista Gonçalves
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Consumidores estão a interagir mais com as marcas de luxo nas redes sociais. Novo estudo aponta para aumento de 35%

Nunca o luxo despertou tanto interesse nas redes sociais como em 2023. De acordo com um novo estudo levado a cabo pela Visibrain, plataforma de monitorização usada por profissionais de […]

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Nunca o luxo despertou tanto interesse nas redes sociais como em 2023. De acordo com um novo estudo levado a cabo pela Visibrain, plataforma de monitorização usada por profissionais de marketing e comunicação de todo o mundo, o número de interações dos consumidores com as insígnias que mais fazem sonhar aumentou 35% face a 2022, reforçando uma tendência de crescimento que se tem vindo a intensificar desde 2018.

Segundo a ferramenta, ao longo do ano que passou, o número de publicações fazendo diretamente referência a estas marcas ultrapassou os 176,1 milhões, um novo recorde mundial. A Louis Vuitton, com mais de 25 milhões de interações, é a insígnia mais influente, seguida da Dior, com 19,9 milhões. O terceiro lugar é ocupado pela Gucci, com 8,6 milhões.

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Tiffany & Co (7,6 milhões), Cartier (4,7 milhões), Chanel (4,5 milhões), Prada (4,4 milhões), Alexander McQueen (4,2 milhões), Versace (4,1 milhões) e Loewe (3,9 milhões) completam o top 10. Em termos de redes sociais, a que acumula mais reações dos consumidores que apreciam as marcas mais requintadas é o Instagram, com 90,3 milhões de interações, seguida do TikTok, com 17,6 milhões.

A publicação de vídeos no YouTube tem sido outra das apostas das empresas de luxo, que até há uns anos ainda olhavam para as novas plataformas tecnológicas com (algum) desdém. A análise da Visibrain apurou que 75% dos vídeos partilhados por estas insígnias tem menos de um minuto. “Marcas como a Tiffany & Co, a Louis Vuitton e a Dior têm-se vindo a destacar por causa dos filmes criativos que publicam”, elogia ainda o estudo.

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Audiências Euro 2024: Derrota de Portugal frente à França vista por mais de 5,4 milhões de telespetadores

O jogo que ditou a saída de Portugal do europeu de futebol teve um forte impacto nas audiências da TVI, que com a transmissão da partida, liderou no total do dia, com um share de 30,4%, seguida da SIC com 11,6% e da RTP1 com 7,6%

Portugal não consegue repetir o feito de 2016 e perde com a França nas grandes penalidades, ficando assim pelos quartos de final do Euro 2024. Considerada por muitos, uma final antecipada, o jogo entre Portugal e a França não desiludiu. Um jogo intenso, bastante disputado e com a vitória a poder cair para qualquer uma das seleções, acabando por ser os gauleses os últimos a sorrir.

Em média, mais de 3,5 milhões viram a derrota de Portugal frente à França nas grandes penalidades

Com transmissão na TVI, a segunda do canal, depois do Geórgia x Portugal, o jogo foi visto por um total de 5,4 milhões de telespetadores, a que correspondeu a uma audiência média de 3,5 milhões de telespetadores e um share de 67%. O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 390 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 236 mil telespetadores e um share de 45,5%.

O jogo entre Portugal e França teve um forte impacto nas audiências da TVI, que devido à transmissão do jogo liderou no total dia com um share de 30,4% (mais 14.4p.p. face à média de maio). A SIC ficou na segunda posição com um share de 11,6%, seguida da RTP1 com um share de 7,6%. A TVI com este resultado, verifica o share mais elevado no total dia desde 2016. Destaque ainda para a Sport TV1, que com um share de 2,6% no total dia, foi o segundo canal de ‘pay TV’ mais visto do dia, atrás apenas da CMTV.

Comparativo jogo de Portugal nos quartos de final do Euro 2024 vs. jogo nos quartos de final do Euro 2016

O jogo dos quartos de final de Portugal no Euro 2024, quando comparado com o jogo dos quartos de final do Euro 2016, frente à Polónia registou uma audiência ligeiramente mais baixa. Curiosamente, ambos os jogos foram decididos nas grandes penalidades, no entanto no Euro 2016 foi Portugal quem acabou por sair vencedor.

O jogo da última sexta feira, verificou uma audiência média de 3,5 milhões de telespetadores (-3% vs. jogo com a Polónia do Euro 2016). A nível de share, o Portugal x França também verificou um share ligeiramente mais baixo do que o Portugal x Polónia.

Portugal x França com pico máximo de quase quatro milhões de telespetadores

A partida transmitida pela TVI, registou uma performance crescente ao longo da primeira parte. A atenção e interesse dos portugueses manteve-se estável durante a segunda parte. Durante o prolongamento a audiência foi um pouco mais instável, no entanto com início das grandes penalidades voltou a verificar-se um aumento do interesse dos portugueses na partida, tendo sido neste período quando se atingiu o pico máximo de audiência. O pico de audiência aconteceu durante a marcação das últimas grandes penalidades. Nesse período estavam sintonizados na TVI mais de 3,9 milhões de telespetadores.

Perfil jogos vs população: TVI Portugal x França

O perfil do público que assistiu ao encontro dos quartos de final entre Portugal x França, foi mais masculino e com idades diversificadas (maior afinidade com o público +45 anos). Quanto à classe social contou com afinidades superiores junto das classes sociais médias (B e C).

Impacto das audiências em TV – Euro 2024

Faltando apenas três jogos do Euro 2024 (meias-finais e final), o jogo de Portugal frente à Eslovénia mantém-se como o jogo mais visto de toda a competição, sendo inclusive o programa mais visto do ano. A partida foi vista por um total de 5,7 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3,8 milhões de telespetadores e um share de 69,1% (resultados acumulados RTP1 e Sport TV).  O jogo entre França e Portugal dos quartos de final figura agora na segunda posição dos jogos mais vistos em canal aberto.

Entre 14 de junho e 6 de julho, entre os canais generalistas, as estações RTP1 e SIC são as únicas que verificam um aumento face à média do mês de maio. A TVI, que graças a transmissão do último jogo de Portugal na competição, reduziu a diferença face ao último mês (era de -0.8p.p. até aos oitavos de final da prova) registando agora apenas uma décima a menos do que no mês de maio.

Jogo de Portugal frente à França foi o mais visto dos quartos de final

Analisando apenas os jogos dos quartos de final, vemos que dos quatro jogos, três foram transmitidos em canal aberto. Destes três jogos, o Portugal x França, que teve transmissão na TVI destaca-se como o mais visto.

Na Sport TV, os quartos de final provocaram algumas alterações no top 3 de jogos mais vistos. O top 3 jogos mais vistos do canal, tem agora dois jogos dos quartos de final. O Portugal x França, que entrou diretamente para a primeira posição dos jogos mais vistos no canal de subscrição. O encontro contou com uma audiência total de 390 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 236 mil telespetadores e um share de 4,5%. Na terceira posição está o Espanha x Alemanha, que teve transmissão exclusiva na Sport TV1. O jogo alcançou uma audiência total de 393 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média 202 mil telespetadores e um share de 6,7%.

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

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Skydance conclui aquisição da Paramount e juntas dão origem à New Paramount

Os planos passam por reforçar e revigorar as marcas de referência da Paramount e da CBS, melhorando a rentabilidade e investindo em plataformas digitais de crescimento mais rápido

A Skydance Media e a Paramount Global chegaram a um acordo de fusão através de um investimento de 8 mil milhões de dólares (€7,38 mil milhões) por parte dos acionistas da Skydance. A Skydance toma assim posse da nova empresa e de todas as suas propriedades.

O investimento incluiu um pagamento de 2,4 mil milhões de dólares (€2,21 mil milhões) à National Amusements, que controlava o grupo Paramount. Surge assim a New Paramount, avaliada em 28 mil milhões de dólares (€25,83 mil milhões), que vai ser liderada por David Ellison, CEO e fundador da Skydance.

O acordo, anunciado em comunicado de imprensa a 7 de julho, ocorre após vários meses de negociações com a Paramount, que além dos estúdios de cinema e televisão Paramount, controla canais como CBS, MTV, Nickelodeon e Comedy Central, e o serviço de streaming Paramount+. A Paramount detém ainda uma lista de propriedade intelectual, que inclui Star Trek, Mission: Impossible, Top Gun e SpongeBob SquarePants.

Os planos da Skydance para a nova aquisição passam por “reforçar e revigorar as marcas de referência da Paramount e da CBS”, melhorando simultaneamente a rentabilidade e investindo mais em plataformas digitais de “crescimento mais rápido”, segundo avança a empresa em comunicado de imprensa. O processo de fusão tem um período de vigência que dá ao conselho de administração da Paramount uma margem de 45 dias para determinar se encontra um acordo de compra mais favorável.

No final da operação, que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2025, os investidores da Skydance vão controlar cerca de 70% das ações da nova entidade, segundo o comunicado. O grupo de investidores da Skydance, que inclui a RedBird Capital Partners, adiciona ainda 1,5 mil milhões de dólares (€1,38 mil milhões) ao capital do novo grupo para reforçar o seu poderio financeiro.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Hisense amplifica campanha do Euro 2024 com ativações, passatempos e promoções (com vídeo)

A campanha ‘Beyond Glory’, da nova vaga comunicacional da marca de eletrodomésticos e eletrónica, é protagonizada pelo futebolista alemão Manuel Neuer e pelo ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas (na foto), novo embaixador internacional da marca chinesa

Idealizada pela Hisense International e aprovada pela UEFA, a campanha internacional ‘Beyond Glory’, agora numa nova vaga comunicacional, é o ponto de partida das ativações que a marca de eletrodomésticos e eletrónica de consumo chinesa está a dinamizar um pouco por toda a Europa no âmbito do Euro 2024. Portugal não é exceção.

“As declinações da criatividade são feitas de acordo com as ativações planeadas com parceiros. No mercado nacional, todas as adaptações da campanha, seguindo ‘guidelines’ da marca e adaptada a promoções locais no retalho, com parceiros, promoções próprias, publicidade impressa e online, redes sociais/digital, são elaboradas pelo gabinete de design da nossa agência de comunicação EDC no que diz respeito ao desenvolvimento gráfico”, adiantou ao M&P fonte oficial da Hisense.

Em Portugal, além de ativações de marca em espaços dedicados em algumas das maiores lojas da Worten, da Radio Popular, da Media Markt, da Fnac e do El Corte Inglés, a campanha ‘Beyond Glory’ tem vindo a ser comunicada pontualmente em meios de comunicação social, como CNN Portugal, SIC, Record, Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

Em Lisboa, além dos quiosques da Doca da Marinha, do Banana Café na Avenida da Liberdade e no Sheraton Hotel & Spa, a campanha da Hisense está também presente no Betano Euro Village e na esplanada Gracinha do Solar dos Presuntos. A Fun Zone do Lagoas Park é outro dos cenários escolhidos para a amplificação da campanha ‘Beyond Glory’, que também tem tido destaque no site da marca, dando destaque ao passatempo que a insígnia está a promover e que oferece €5.500 em prémios.

A Hisense, fornecedora oficial das televisões usadas na sala do videoárbitro (VAR) do campeonato europeu, reforçou estrategicamente o posicionamento de marca para atrair a atenção dos adeptos, estando também a divulgar online campanhas promocionais que garantem ofertas na compra de frigoríficos e televisores.

“A nível de comunicação, temos mantido uma presença mais ativa junto do consumidor final e desenvolvido ativações diretas nas suas redes sociais, passatempos e oferecido aos consumidores nacionais campanhas com ofertas competitivas, que têm tido uma adesão acima do expectável”, refere a Hisense.

‘Beyond Glory’ é protagonizada pelo futebolista alemão Manuel Neuer e pelo ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas, novo embaixador internacional da marca chinesa. “Em território nacional, seguimos a mesma linha estratégica e estamos comprometidos com os nossos parceiros em oferecer experiências a todos consumidores”, explica Pedro Santos, diretor da Hisense em Portugal.

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Summer Black Friday Notino 2024: Um festival de descontos que são um mimo!

A Black Friday é quando a Notino quiser e nada melhor do que celebrar a chegada do Verão do que com uma mega campanha de descontos que promete ser um mimo!

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Entre os dias 8 e 14 de julho, a Notino vai oferecer-lhe descontos de 15 a 30% nas melhores marcas de cosméticos, bastando, para isso, utilizar o código promocional “SUMMER”.

Tudo para que faça da estação estival um verdadeiro festival de beleza: o seu.

Um festival de beleza onde os descontos são cabeças de cartaz!

Tem um casamento, uma festa na piscina ou um encontro amoroso à luz da Lua e precisa de estar no seu “prime”?

Basta colocar o código “SUMMER “ e vai encontrar, entre outros produtos das melhores marcas, a icónica maquilhagem Estée Lauder Double Wear Stay-in-Place que promete ser a melhor amiga da sua pele durante a estação estival mantendo-a perfeitamente hidratada e uniforme.

Porque tudo o que é bom vem aos pares, adicione ao carrinho o famoso sérum antirrugas Estée Lauder Advanced Night Repair e deslumbre!

No Verão, contudo, nem tudo são festas, festivais e sonhos de uma noite. Com o calor a apertar, a praia e o mar surgem como o divã perfeito para dar corpo ao seu dolce far niente.

Descanso sim, mas com proteção e cuidado com a pele do rosto e do corpo garantido pela CeraVe Foaming Cleanser, uma espuma de limpeza fresca e hidratante que deve ter lugar garantido na sua mala de viagem.

E por falar em brilhar, não pode perder o sérum com vitamina C da Vichy que, de forma discreta, mas intensamente hidratante, vai transformar o seu rosto num sol que iluminará os dias e noites deste Verão.

Rico em antioxidantes e vitamina C, este sérum não perde a sua eficácia durante o dia, hidrata intensamente a pele, ilumina-a e reduz o aparecimento de linhas finas. Um caso de amor à primeira gota!

Tudo isto e muito mais para descobrir entre 8 e 14 de julho com o código promocional “SUMMER” , a palavra mágica que lhe abre as portas de um Verão de sonho.

Mime a sua pele com a Summer Black Friday Notino!

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Tomás Fragoso integra área de assuntos corporativos da LLYC, que tem nova estrutura

Licenciado em direito e mestrando em fiscalidade internacional, pela Universidade de Tilburgo, Tomás Fragoso (na foto) começou a carreira na Comissão Europeia. A agência liderada por Marlene Gaspar promove ainda Nuno Cunha e Bruno Simões

Tomás Fragoso é o novo consultor sénior de assuntos públicos da LLYC, que acaba de reforçar a área de assuntos corporativos, em comunicação corporativa e financeira, e de assuntos públicos. A agência liderada por Marlene Gaspar promove ainda Nuno Cunha a diretor de clientes de comunicação corporativa e financeira, e Bruno Simões a diretor de clientes de assuntos públicos.

Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e mestrando em fiscalidade internacional pela Universidade de Tilburgo, Tomás Fragoso começou o percurso profissional na Comissão Europeia, num estágio administrativo.

Mais tarde, o profissional integra a Deloitte Portugal na função de consultor de fiscalidade internacional. Nos últimos dois anos, foi responsável pela elaboração de legislação europeia, bem como por contactos com os Estados-Membros e ‘stakeholders’ relevantes no plano internacional, na Direção-Geral dos Impostos da Comissão Europeia.

“O Nuno e o Bruno têm demonstrado versatilidade e capacidade estratégica ao liderar projetos disruptivos em diferentes áreas da comunicação com resultados impactantes, demonstrando o nosso compromisso com a digitalização da comunicação. A chegada do Tomás Fragoso representa um fortalecimento da nossa equipa de assuntos públicos com a sua experiência europeia, que irá potenciar a nossa capacidade de oferecer soluções estratégicas e inovadoras aos nossos clientes”, salienta Marlene Gaspar, diretora-geral da LLYC, em comunicado de imprensa.

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Conteúdos da Impresa voltam a estar disponíveis no SAPO

Para além do Expresso, da SIC e da SIC Notícias, o contrato assinado entre o grupo de media e a Meo, que detém o portal informativo, abrange produções da SIC K, SIC Mulher e SIC Radical, e notícias e reportagens do Blitz, Fama Show e Tribuna

A Impresa e a Meo assinaram um acordo de parceria para a partilha de conteúdos no portal SAPO, em vigor a partir de 8 de julho. Além do Expresso, SIC e SIC Notícias, o contrato abrange produções da SIC K, SIC Mulher e SIC Radical, e notícias e reportagens do Blitz, Fama Show e Tribuna. “Para o grupo, esta é uma parceria que potenciará ainda mais os nossos conteúdos, através do SAPO, que conta atualmente com quatro milhões de páginas vistas todos os dias e mais de 3,5 milhões de pessoas todos os meses”, informa a Impresa em comunicado de imprensa.

Com o retomar da parceria, abandonada quando o grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão estabeleceu um acordo com o portal Aeiou, que deteve entre 2006 e 2011, a Meo retoma a ligação a uma das marcas de media de referência em Portugal, parceira histórica do grupo, consolidando a matriz de qualidade e credibilidade que norteia a relação com os seus seguidores e que contribuiu para o seu posicionamento como Marca Recomendada 2024.

No SAPO, passa a ser possível aceder às notícias, reportagens, entrevistas, programas e opinião, entre o acervo de conteúdos de texto, vídeo e áudio do universo Impresa. “As marcas de informação e de entretenimento do grupo têm possibilidade agora de chegar a mais públicos, o que potenciará o nosso alcance e reforçará a nossa estratégia digital”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa.

“Como líder e ativo estratégico no campo digital em Portugal, o SAPO é casa de todos os portugueses, tendo recentemente assumido uma nova ambição que passa desde logo pelo desenvolvimento e dinamização de um ecossistema de parcerias relevantes, que possam aportar valor a todos os seus utilizadores. Inovar todos os dias nesse papel singular de agregação e garantir a diversidade e a excelência dos conteúdos que oferecemos são peças-chave da forma como posicionamos o SAPO no futuro”, refere também Ana Figueiredo, CEO da Meo.

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‘Filhos do Euro’ é o segundo anúncio mais memorizado, mas gera menos envolvimento emocional

Estudo de neuromarketing da Wyperformance testa anúncios associados ao Euro 2024 e à seleção nacional de futebol. Objetivo é identificar os que ressoam de forma mais eficaz nos consumidores portugueses. Anúncio da Generali Tranquilidade ‘Avançamos fortes – Pequenos gestos fazem a diferença’ é o que mais se destaca

Catarina Nunes

O anúncio da Meo ‘Filhos do Euro’ é o segundo mais memorizado por um grupo de consumidores, mas é também o que gera um menor envolvimento emocional, face aos anúncios da Sport TV ‘Todo o Euro 2024 só na Sport TV’ e da Generali Tranquilidade ‘Avançamos fortes – Pequenos gestos fazem a diferença’, que é o que mais se destaca. Estas são algumas das conclusões de um estudo de neuromarketing da Wyperformance, desenvolvido em exclusivo para o M&P, que testou estas três campanhas associadas ao campeonato europeu de futebol e à seleção nacional.

“O anúncio da Meo é avaliado negativamente pelos participantes, o que se reflete nos dados neurocientíficos. Nenhum participante observa a referência ‘Portugal tem das taxas de natalidade mais baixas da Europa’, apresentada inicialmente, e o envolvimento emocional é baixo, exceto quando Gui, o bebé do Euro 2016, aparece no vídeo”, revela Benedita Santos, especialista em neuromarketing e comportamento do consumidor na Wyperformance.

A responsável da agência de marketing digital baseado em dados, que integra o Wygroup, acrescenta que “este momento gera um pico de sentimento, mas não é suficiente para melhorar a avaliação geral do anúncio”. Os participantes referem ainda que o conteúdo do anúncio ‘Filhos do Euro’ não está relacionado com futebol, provavelmente por não o associarem com os anteriores anúncios da marca.

‘Avançamos fortes – Pequenos gestos fazem a diferença’, da Generali Tranquilidade, é o anúncio mais mencionado no pós-teste

Ao avaliar este anúncio isoladamente, porém, não há um entendimento relativamente à associação entre ambos, o desporto e a marca, refere o estudo. Em termos de memorização, este anúncio é o segundo mais mencionado pelos participantes, por utilizar uma gravidez, que é um tema empático e forte, criando e reservando um espaço na memória dos inquiridos.

“Avaliando todos os outros dados, como o autorrelato, a resposta galvânica da pele e o batimento cardíaco, acreditamos que o objetivo deste anúncio em específico não foi bem conseguido, não apresentando nenhum resultado significativo nos parâmetros biométricos”, salienta Benedita Santos. O estudo, realizado a 4 e 5 de junho com base em alguns anúncios relacionados com o UEFA Euro 2024 publicados até à data, tem uma amostra heterogénea de 20 pessoas, 50% homens e 50% mulheres, com idades entre os 20 e os 51 anos.

Para obter uma comparação direta, os resultados da avaliação dos anúncios foram analisados numa escala de zero a cinco, a partir da recolha de dados neurocientíficos (GSR, autorrelato, ‘eye-tracker’), quantitativos e qualitativos. 90% dos participantes no estudo gostam de ver futebol, sendo que 71% gostam de assistir a jogos independentemente do campeonato ou clube e 18% preferem apenas os jogos da seleção nacional.

“40% dos inquiridos estão a par das notícias relacionadas com o campeonato europeu, mostrando que a amostra é conhecedora e interessada no tema, e conferindo relevância aos resultados obtidos”, garante a responsável da WYperformance.

95% reconhece clareza

A clareza dos anúncios foi avaliada positivamente em todos, por 95% dos participantes, com 75% a afirmarem que estão alinhados com a imagem das respetivas marcas. “Ao combinar análises qualitativas, quantitativas e neurocientíficas é possível compreender profundamente como diferentes elementos dos anúncios influenciam a perceção e o envolvimento emocional do público”, argumenta a especialista da Wyperformance.

No caso do anúncio da Generali Tranquilidade, ‘Avançamos fortes – Pequenos gestos fazem a diferença’, há um aumento gradual da frequência cardíaca e da resposta galvânica da pele (GSR), bem como um aumento da dilatação das pupilas, quando os participantes reconhecem o jogador João Neves, o que sugere um forte envolvimento emocional. Este envolvimento atinge um pico no momento do golo, o que, segundo a Wyperformance, demonstra a capacidade do anúncio em captar a atenção do público.

“Curiosamente, embora os logótipos da marca e da Federação Portuguesa de Futebol estivessem presentes durante todo o anúncio, 85% dos participantes só observam o logótipo da marca no final, indicando que a atenção estava predominantemente centrada na narrativa visual”, salienta a especialista. No questionário pós-teste, o anúncio da Generali Tranquilidade é o mais mencionado.

‘Todo o Euro 2024 só na Sport TV’ tem menor memorização

Em comparação com os outros dois anúncios, este destaca-se a nível da memorização, intimamente ligada ao envolvimento emocional dos participantes, revelado pelo aumento constante da resposta galvânica da pele e também dos batimentos cardíacos, atingindo um pico no momento do golo. O objetivo deste estudo neurocientífico é identificar os anúncios que geram maior impacto emocional e envolvimento, ressoando de forma mais eficaz junto dos consumidores portugueses.

Anúncio Sport TV impacta pessoas mais velhas

O anúncio ‘Todo o Euro 2024 só na Sport TV’, por seu lado, tem um impacto significativo numa população mais velha, possivelmente devido aos momentos históricos que o anúncio recorda. Regista-se um pico de emoção no momento em que o guarda-redes Ricardo defende um golo, no Euro 2004, e festeja. Já o golo de Éder em 2016, e a imagem final de Cristiano Ronaldo emocionado, demonstra uma relevância afetiva junto do geral dos inquiridos.

“Todos estes momentos geram um envolvimento emocional profundo, demonstrando a eficácia do anúncio em evocar memórias positivas e fortalecer a ligação emocional com a marca”, refere Benedita Santos.

Neste anúncio da Sport TV, a especialista em neuromarketing e comportamento do consumidor salienta ainda o autorelato positivo, tal como se regista no ‘Avançamos fortes – Pequenos gestos fazem a diferença’, da Generali Tranquilidade, em que os momentos chave revelam um aumento da frequência cardíaca e da resposta galvânica da pele, indiciando o envolvimento emocional dos participantes no estudo.

Benedita Santos, especialista em neuromarketing da WYperformance

O nível de memorização do ‘Todo o Euro 2024 só na Sport TV’, no entanto, é mais baixo, o que se pode dever à falta de uma narrativa empática com os visualizadores. “O anúncio retrata apenas momentos históricos, falhando na parte humana que se mostra eficaz nos outros anúncios”, remata Benedita Santos.

Para uma leitura mais afinada e sistematizada, a metodologia de neuromarketing da Wyperformance faz um mapeamento por cores sobrepostas nos ‘frames’ dos anúncios, que correspondem às reações emocionais e foco de atenção dos participantes, ao que aparece na ecrã.

“O momento que gera mais envolvimento emocional é determinado através do GSR e da frequência cardíaca. O mapa de calor representa os locais observados, em que as cores mais fortes, vermelho, amarelo, laranja, indicam onde fixaram mais o olhar, enquanto as cores mais claras, como os azuis, representam áreas observadas de forma mais rápida”, diz.

Todos os anúncios geram conexão

Por outro lado, a atribuição de estrelas (de uma a cinco) em quatro parâmetros (nível de interesse, atenção, memorização e envolvimento emocional) permite uma comparação direta entre todos os anúncios. “Na memorização, por exemplo, contabilizamos quantas vezes cada anúncio foi mencionado em primeiro lugar, segundo, etc”, refere Benedita Santos.

“No envolvimento emocional, fazemos uma comparação direta entre todos, através da resposta galvânica da pele e da frequência cardíaca. Um aumento consistente e crescente dos batimentos cardíacos e da GSR, ao longo do vídeo, indica envolvimento emocional e atenção”, afirma a responsável, que revela que o anúncio da Generali Tranquilidade é o que mais se destaca junto de todos os participantes e que nenhum dos anúncios testados é considerado incapaz de conectar com o espetador.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Primark celebra 30º aniversário do filme ‘O Rei Leão’ com campanha de apelo ao consumo responsável (com vídeo)

Desenvolvido pela The Walt Disney Company em colaboração com o retalhista irlandês, o filme publicitário que integra a campanha multimeios internacional foi traduzido pela Toppan para todos os mercados que disponibilizam os produtos da coleção, apurou o M&P

Para assinalar o 30º aniversário do filme animado ‘O Rei Leão’, a Primark associou-se à The Walt Disney Company (TWDC) para criar, pela primeira vez, uma coleção colaborativa produzida com materiais reciclados ou de origem mais sustentável. Para a promover, o retalhista desenvolveu uma campanha internacional, em parceria com a TWDC. Traduzida para todos os mercados onde está a ser divulgada pela Toppan, integra um filme publicitário que combina a animação da longa-metragem infantil com imagens reais, apresentando uma narrativa que incentiva os consumidores a prolongar a vida útil da roupa.

A Primark entrou no mercado de licenças com uma coleção com personagens do universo da TWDC em 2011 e, desde então, a colaboração com a companhia tem crescido, abrangendo cada vez mais categorias de produtos, o que faz da empresa norte-americana o maior parceiro licenciado do retalhista irlandês. “Sabemos que os nossos clientes adoram este filme da Disney. Estamos, por isso, muito satisfeitos por lançar esta nova coleção de roupa e acessórios, assumindo o nosso compromisso contínuo de tornar mais acessíveis os produtos sustentáveis”, afirma Sarah Jackson, diretora de licenciamento da Primark.

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Nervo e A Máquina voltam a dinamizar ativações no Sumol Summer Fest

O Sumol aposta novamente na criatividade da agência da WYgroup e na produtora das edições anteriores, para atrair mais festivaleiros ao stand da marca e dar a conhecer o ‘rebranding’ que tem em curso para assinalar o 70º aniversário da insígnia

O stand da Sumol na edição deste ano do Sumol Summer Fest foi novamente desenvolvido pela agência Nervo, em parceria com a produtora A Máquina. No ano em que comemora o 70º aniversário, a marca que dá nome ao evento aposta no rebranding que tem em curso, para dar a conhecer o novo posicionamento e campanha através de ativações. Uma das principais atrações é uma carrinha de distribuição grafitada, que esconde no porta-bagagens puzzles com as novas imagens promocionais e que, em equipas, os participantes vão ter de montar, ao som da canção de Marco Paulo que acompanha o anúncio televisivo.

“Entre sermos patrocinadores de festivais que não são nossos ou customizar-mos um festival em colaboração com os nossos parceiros, preferimos optar por este caminho, em parceria com a Música no Coração. Foi uma decisão que tomámos há anos. A música é uma plataforma muito importante na nossa interação com os jovens”, explica ao M&P Miguel Garcia, diretor de marketing da Sumol Compal em Portugal e Espanha.

Para além de um alinhamento musical mais urbano, o festival, que se realiza na praia de São João na Costa da Caparica, pelo segundo ano consecutivo, a 5 e 6 de julho, volta a apostar forte na arte urbana para potenciar as ativações promovidas pelas marcas que patrocinam o evento. No seguimento de um desafio feito aos alunos da World Academy, foi criado o mural que dá as boas vindas ao recinto, com a curadoria da artista e formadora Tamara Alves, reforçando o apoio da Sumol aos criadores emergentes.

“Fazemos um investimento forte para melhorar a vivência do espaço e as experiências de ativação que vamos ter e para mantermos a relevância na marca. Este ano traz um reforço substancial de investimento. Também por conta do rebranding, há muitos materiais para substituir, a que se somam as plataformas de ativação, que são maiores porque este espaço é maior. Estamos também a investir na plataforma Sumol Zero, que queremos dinamizar”, revela Miguel Garcia, sem todavia adiantar valores de investimento. A única informação que revela é que a insígnia cresceu 6% em faturação em 2023, face ao ano anterior.

À semelhança da marca, também o festival tem vindo a ganhar dimensão, atraindo ao novo recinto 40 mil visitantes em dois dias. “O Sumol Summer Fest cresceu, está mais maduro. E com ele cresceu também a sua comunicação, que apresenta agora uma linha visual mais minimalista, alinhada com as referências do target, urbana, com atitude e ‘straight to the point’. O conceito, ‘É o que és’, mantém-se, no entanto, intocável, pois é ele que legitima a evolução que se vive de ano. É este o nosso grande desafio a cada edição, estar em cima do que acontece e dar uma resposta à altura”, afirma Miguel Pires, cofundador, sócio e diretor criativo da Nervo.

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Carolina Deslandes brinca com os filhos em campanha da VML para o Montepio (com vídeo)

Centrado na experiência pessoal da cantora, o filme publicitário tem direção criativa de Marco Figueiredo e produção da Wavemaker e da The Bakery Lab. A campanha da VML, que se estende até 30 de setembro, está a ser divulgada nas plataformas digitais, nas redes sociais e em rádio

Carolina Deslandes é o rosto e a voz da nova campanha publicitária multimeios do Montepio Associação Mutualista, centrada na poupança, na proteção e no futuro de crianças e adolescentes até aos 18 anos. Com criatividade da VML e produção da Wavemaker e de Vasco Pedroso, realizador da The Bakery Lab, o filme publicitário que a integra, maioritariamente filmado a preto e branco, mostra a cantora e compositora a interagir e a brincar com os três filhos numa piscina num dia de calor.

Marco Figueiredo assina a direção criativa da campanha, com supervisão criativa de Dinamene Branco. O planeamento de meios também é da Wavemaker, apurou o M&P. A correspondência de perfil e valores de Carolina Deslandes com os do Montepio Associação Mutualista foram determinantes na escolha da artista, marcando o início de uma parceria estratégica entre a instituição e artista, que será alargada com outras ações promocionais nos próximos meses.

“Carolina Deslandes é uma artista influente, é mãe e uma mulher com voz ativa. Considerámos que seria a representante perfeita para o que pretendemos comunicar, que é possível preparar bem e de forma segura o futuro dos mais jovens”, justifica Rita Pinho Branco, diretora de comunicação, marketing e digital do Montepio Associação Mutualista. Para além das plataformas digitais e das redes sociais, a campanha, que se estende até 30 de setembro, também está a ser divulgada em rádio.

 

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