Quem são as mulheres portuguesas mais poderosas? Forbes e JE revelam perfil do TOP 20
O Jornal Económico começa a divulgar, a partir de hoje, o percurso profissional das 20 mulheres portuguesas mais poderosas, no seguimento do lançamento pela Forbes Portugal da lista das 50 […]

Sónia Ramalho
Quiosque desenvolve campanha integrada dos 75 anos da Mustela em Portugal
Bruxelas multa Apple e Meta em €700 milhões
Google recua e mantém cookies publicitários no Chrome
Turismo de Lisboa lança nova campanha com Zé Manel taxista
Netflix reforça quota de mercado
Influenciadora portuguesa criada com IA protagoniza campanha no Instagram
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 978 do M&P
Lucros da Tesla caem 71% para €358 milhões devido ao efeito Musk
Marina Fernie é a nova diretora-geral da Danone
‘Brand phishing’: Microsoft lidera como principal alvo
O Jornal Económico começa a divulgar, a partir de hoje, o percurso profissional das 20 mulheres portuguesas mais poderosas, no seguimento do lançamento pela Forbes Portugal da lista das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios. Este é o resultado da parceria entre as duas publicações do grupo Media9.
“Esta iniciativa demonstra o potencial da colaboração entre as diferentes marcas do grupo Media9, neste caso a revista Forbes Portugal e o Jornal Económico. Queremos dar a conhecer as mulheres que se destacam como líderes nas empresas portuguesas”, revelou ao M&P Filipe Alves, diretor do Jornal Económico.
“Ao longo do mês de agosto, em cada edição do JE – no diário e na edição impressa semanal – daremos destaque a uma líder, com uma pequena nota biográfica”, explica Filipe Altes, que defende que “o mundo dos negócios ainda continua a ser muito dominado por homens e este é um contributo que damos, enquanto grupo de media, para que as mulheres sejam mais vaorizadas em termos de perceção pública. E, nessa medida, constitui um pequeno contributo para que, gradualmente, possa haver mais igualdade e diversidade no mundo dos negócios”.
Maria Angelina Caetano Ramos
Na capa do JE, o destaque de hoje vai para Maria Angelina Caetano Ramos, acionista e presidente do conselho de administração da holding Caetano SGPS, que está no vigésimo lugar. Com 73 anos, filha do falecido empresário Salvador Caetano, irmã de Ana Maria Caetano e Salvador Acácio, que faleceu o ano passado, é acionista e preside ao conselho de administração da holding Caetano SGPS, a dona de um dos maiores impérios nacionais na área automóvel. Licenciada em Economia, casou cedo com José Ramos, engenheiro e CEO da Toyota Caetano e Caetanos Bus, também ele acionista do grupo, do qual tem dois filhos, ambos na gestão da empresa familiar.
A lista das 20 mais poderosas surge numa altura em que o Negócios revelou a lista dos Poderosos de 2023, em que traça o perfil de 50 personalidades do mundo da economia, política, banca e empresas.
Top 10 das Portuguesas Mais Poderosas no Mundo dos Negócios (Forbes Portugal)
- Paula Amorim – Acionista e administradora na Galp, Corticeira Amorim, Grupo Américo Amorim, Amorim Luxury Group
- Cláudia Azevedo – Acionista e CEO da Sonae
- Mafalda Duarte –Diretora-geral do Fundo Verde para o Clima
- Inês Caldeira – Diretora-adjunta mundial da L’Óreal Paris
- Manuela Ferro – Vice-presidente do Banco Mundial – Ásia e Pacífico
- Vera Pinto Pereira – CEO EDP Comercial, administradora da EDP e presidente da Fundação EDP
- Ana Figueiredo – CEO da Altice Portugal
- Isabel Ferreira Pinto – CEO do Pingo Doce
- Isabel Afonso – Diretora-geral Novartis Oncology China
- Maria Ramos – Presidente da AngloGold Ashanti e consultora do Banco Mundial