As marcas imprescindíveis para os portugueses
Danone, Mimosa (leite), Coca-Cola, Nestlé (cereais) e Fula são as eleitas
![Rui Oliveira Marques](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/04/silhueta-120x120.jpg)
Rui Oliveira Marques
Loba compra agência londrina We Accelerate Growth e fica com escritório fora de Portugal
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Quais as marcas essenciais para o consumidor português? Danone, Mimosa (leite), Coca-Cola, Nestlé (cereais) e Fula são as eleitas. A resposta é dada pela Kantar Worldwide, que divulgou o ranking de marcas Abrands, relativo a 2011. Para obter este ranking, a Kantar cruza a penetração das marcas nos lares portugueses (a Danone lidera ao estar em 77 por cento dos lares) com as marcas que apresentam o maior número de compras consecutivas. “Ter o maior nível de compras consecutivas é um indicador de forte ligação com a marca. Uma marca com uma maior ligação com os consumidores é mais dificilmente substituída”, refere a empresa de estudos de mercado. Além disso, este é o “grupo de marcas que deverão ser motores de crescimento em 2012”. Para se ter uma ideia, as marcas que constavam neste ranking em 2010 conseguiram crescer no ano seguinte 2 por cento.
Entre as categorias com marcas compradas mais consecutivamente estão as de chá gelado, café torrado, cervejas, colas, leite longa duração, leite aromatizado, arroz, manteiga e óleo. Pelo contrário, as categorias de lava-tudo, bolachas, cereais de pequeno-almoço, snacks e bolos embalados, iogurtes, detergentes de roupa de máquina e vinhos são aquelas em que o consumidor é mais infiel às marcas.
Top marcas imprescindíveis em 2011
1. Danone
2. Mimosa (leite)
3. Coca Cola
4. Nestlé (cereais)
5. Fula
6. Longa Vida
7. Super Bock
8. Planta
9. Skip
10. Olá
11. Mimosa (manteiga)
12. Sagres
13. Mimosa (iogurtes)
14. Becel (margarina)
15. Oliveira da Serra