Reality show uMan estreia a 23 de Setembro
A sobrevivência básica dos concorrentes será colocada à mercê dos caprichos do público.
Elsa Pereira
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
O programa que alimentará o canal fruto da parceria entre a Ongoing Media, a Zon e a Cofina tem já data de estreia, sendo que a mesma foi avançada esta tarde por José Eduardo Moniz, administrador da primeira empresa. uMan – Tu Mandas, como se intitula o reality show interactivo e multiplataforma, irá arrancar na televisão e internet a 23 de Setembro, altura em que 12 concorrentes passarão, ao longo de 49 dias, a estar circunscritos a um open space que não ultrapassará os 400 metros quadrados, fez saber Piet-Hein Bakker, director-geral da produtora CBV, que assegura o conteúdo em conjunto com a CTN- Conteúdos Transnacionais, da Ongoing.
As inscrições encontram-se abertas na página do Facebook do programa, sendo que caberá ao público escolher dois dos candidatos a entrar no “laboratório”, como lhe chamou José Eduardo Moniz, estabelecendo desde logo uma destrinça com Big Brother que o mesmo lançou há 11 anos na TVI.
Aliás, não terá sequer uma porta, mas antes uma passadeira rolante como entrada, e os quartos intitular-se-ão “células”. As pessoas que garantirem passaporte carimbado para o formato funcionarão como que autómatos sujeitos às ordens dos espectadores que serão, de facto, quem mais ordena. Estará, então, a cargo de quem assiste definir desde as coisas mais triviais, como o que comem, o que vestem, ou mesmo com quem dormem os concorrentes, até às expulsões, classificadas de “mortes” por Piet-Hein Bakker.
A sobrevivência básica dos 12 elementos cujo único signo a identificá-los no início será o cromático – entram no formato com fatos de licra que lhes cobre, inclusive, a cara e só a cor os diferencia – será colocada à mercê dos caprichos do público cuja simpatia por uma ou outra pessoa poderá ser medida através de gráficos ilustrados com a tonalidade que corresponde a cada concorrente.
Ora, quem mais simpatia colher, mas hipóteses terá de se sagrar vencedor e, como tal, habilitar-se a ganhar um prémio de valor idêntico ao dos reality shows mais convencionais. uMan terá direito a um apresentador, não tendo sido, no entanto, indicados nomes. José Eduardo Moniz enfatiza o facto de nesta “experiência televisiva” não haver horário nobre. “Qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento”, assinala, considerando esta uma das mais-valias do conteúdo. Também o nome do canal a constar na oferta da Zon não foi, para já, anunciado. “Preferimos não divulgar antes de entregar a candidatura à ERC”, o que deverá suceder ainda esta semana, refere Moniz.
Este formato, recorde-se, foi comprado pela Ongoing no último MIPTV, em Cannes , que o entregou para produzir à CBV. A parceria com a Cofina e com a Zon surgiu posteriormente. Quando questionado sobre se este canal funcionaria como o pontapé de saída para a hipotética aquisição de um canal generalista Moniz refutou a possibilidade. “Vamos testar o mercado mas só para este canal”, afiançou.