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Prémios M&P: Conheça os nomeados

Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal.

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Prémios M&P: Conheça os nomeados

Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal.

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Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção do jornal, a partir do desempenho das empresas, marcas e personalidades ao longo do último ano. Os vencedores serão escolhidos por um painel de jurados (com um peso de 45% no resultado final), pelos assinantes da edição em papel do M&P (com uma ponderação também de 45%) e pelos subscritores da newsletter (cujos votos contribuem com 10% para a escolha dos vencedores). Se é assinante, pode exercer o seu direito de voto aqui.
As votações terminam no dia 1 de Julho, às 18 horas.

 

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Marketing

Agência de Eventos

Desafio Global Ativism

Só em 2010 a agência desenvolveu projectos para 84 clientes. Os pontos altos foram os Encontros EDP Live, o concerto no Alqueva para a EDP, o Mercado de Sabores (Sonae), os lançamentos da Zon Iris e do Full HD 3D LED da Samsung e as inaugurações do Lagar do Marmelo (Oliveira da Serra) e do Vidago Palace Hotel (Unicer). Foi distinguida nos prémios internacionais European Best Events Awards e nos Eventoplus. Agência do ano na Gala dos Eventos.

New Seven Wonders

Depois das 7 Maravilhas de Portugal e do Mundo, das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a empresa organizou no ano passado as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, que também terão uma edição com as mesmas características mas a nível mundial. Está agora a decorrer mais uma iniciativa que vai promover a identidade nacional: as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Realizar

Produziu a cerimónia de abertura do Campeonato Africano das Nações, em Angola, que foi galardoada com o segundo prémio para a Melhor Direcção nos European Best Events Awards 2010. Outro dos eventos a que esteve ligada, o Look Alive! 10 On The Road para a Optimus, conquistou o segundo prémio na categoria Low Budget Event dos mesmos prémios.

Agência de Design

Brandia Central

A agência está com escritórios, além de Lisboa, em Luanda, Maputo e Madrid, apostando agora no mercado brasileiro, através de uma presença em São Paulo. A facturação, segundo a agência, ronda os 20 milhões de euros, com os mercados internacionais a valerem um quarto desse valor. Criou as marcas Anacom, Casino de Tróia e Wines of Portugal. A identidade do Euro 2012, tal como o projecto integrado Maria Clementina, já recebeu vários prémios.

Ivity Brand Corp.

Criou a nova imagem corporativa da Sonae, que teve tanto de inovadora como de polémica. Foi agência do ano nos últimos Prémios Design M&P, com o livro Cr-Eat-Ivity (Vila Joya) a receber o grande prémio. O Portugal Gosta de Ti, para a Coca-Cola Light, recebeu em 2010 o grande prémio no Clube de Criativos, onde a Ivity foi considerada agência do ano, e um Red Dot Design Award na Alemanha.

Mola Ativism

Integrada no grupo Ativism, a Mola trabalhou em 2010 para 75 clientes. Entre os trabalhos estão a criação das marcas Viana do Castelo, Love Meat Tender, Bake My Day e EDP Wattdrive. Destaque também para o branding dos 50 anos da Delta, dos cartões de oferta Fnac e para a imagem da loja da EDP A Tua Energia. Trabalhou ainda para a Açoreana Seguros, ANF, Credibom, Knot e Água Serra da Estrela.

RMAC

Entre os trabalhos mais relevantes assinados pela agência de design do grupo BBDO, agora dirigida por Ana Cunha, está a imagem do centenário do Instituto Superior Técnico, o rebranding da Porto Editora, a criação da Liga Zon Sagres, do Iris da Zon Fibra, da imagem das cautelas das Lotarias da Santa Casa e da embalagem dourada do Azeite Novo da Gallo.

Agência de Comunicação

Cunha Vaz & Associados

De acordo com a agência, facturou 6,5 milhões de euros no ano passado na operação em Portugal. Na lista de novos clientes estão a Confederação Empresarial de Portugal, Gallo, grupo D’Orey, grupo Ramos Catarino, Primor, Quimitécnica e ThyssenKrupp. Fez a comunicação da visita de Bento XVI a Portugal. Em Angola, assumiu o Campeonato Africano das Nações. Em Outubro de 2010 deu mais um passo na internacionalização, ao abrir escritório em São Paulo.

GCI

A agência adoptou o posicionamento baseado no public engagement, uma inovação no mercado nacional de comunicação. Lançou os agregadores Green Savers e O Meu Bem Estar e acrescentou ao portfólio contas da Unilever, Dyrup e Hotéis Real. A GCI lançou também o Trust Barometer e o Good Purpose Portugal (causas sociais). A nível internacional, continua a marcar presença em Angola com a Uanda e lançou os Green Project Awards no Brasil.

Lift

Sogrape, Staples, Pepsi, Pfizer, oferta da Telefónica à Vivo, Muji ou Adega Cooperativa de Borba estão entre as novas contas da Lift, agência que no início deste ano concluiu a integração com a Frontpage. A nível estratégico, o grupo Lift passou a ser constituído também pelas empresas High (eventos), Word Lab (conteúdos), Up Digital e WOM (word of mouth), às quais se junta a associada On Consulting.

LPM

Integrada no grupo Flat Marketing, a LPM obteve no ano passado uma facturação de 9,9 milhões euros, sendo que a agência, só por si, representa 93,4 por cento do volume de negócios do grupo, que integra também a NextPower, que absorveu a Fonte. Unilever Food Solutions, grupo ERA, Aeroparques, ISPA, Frasa e Associação das Energias Renováveis estão entre os clientes que o grupo anunciou ter conquistado ao longo dos últimos meses.

YoungNetwork

O plano de internacionalização da YoungNetwork continua. Entrou em Moçambique e, já em 2011, em Cabo Verde. Abriu escritório no Porto, criou a unidade YoungLab, comprou uma participação minoritária na Torke e lançou a incubadora MBI. Bang&Olufsen, EMEL, Ericsson, Logica, Mainroad e WeDo são algumas das contas de new business. Fez o relançamento da Moulinex, a abertura do The Oitavos, a promoção da ViniPortugal e as 7 Maravilhas Naturais.

Agência Digital

Excentric

O viral Natal Digital tornou-se no trabalho criativo português com maior repercussão internacional. Foi o ano em que entraram clientes como Adega Cooperativa de Borba, Cofidis, Olá, Ben & Jerry’s, Anacom, Montepio, Staples e EDP Inovação.

Fullsix

Agência do ano nos Sapo, a Fullsix conquistou marcas como Pingo Doce, AKI, RTP, Sacoor, José Mello Saúde, Carlsberg e Danone. Destaque para os projectos Coisas Boas Acontecem da LG, site da Compal, TMN, CTT, Super Bock, McDonald’s e Axe.

Grand Union

Entraram para a agência clientes como Fanta, Heineken, Desperados e Lusitânia. Destaque para os projectos para a Fanta, Sagres Preta Chocolate, Minute Maid, Samsung, Coca-Cola, Nestea e Herbal Essences

Proximity Digital

Recebeu o grande prémio nos Sapo pelo projecto Vive no Máximo para a Smart. Entre os pontos altos da agência estão os projectos para a Gallo, Paramim.com.pt, A Vida é Bela e a Ilha do Milhão para o Totoloto.

View

Johnson & Johnson, Galp, Cofidis, Planta, Well’s, Logoplaste, Turismo de Andorra e Delta Cafés estão entre os novos clientes da View. Entre os trabalhos mais relevantes estão o novo site da SATA, da Vaqueiro, da Zippy e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Personalidade de Marketing

Isabel Calado

Apesar do aumento do preço dos combustíveis e de alguma contestação pública e política, a Galp Energia conseguiu passar incólume e a sua estratégia de marketing marcou o panorama publicitário. O que seria do Mundial da África do Sul sem a energia e o barulho das vuvuzelas que atravessaram o país? A campanha obteve uma recordação publicitária superior à Menina do Gás.

Miguel Osório

Numa noite, os supermercados Modelo deram lugar ao Continente Modelo e ao Continente Bom Dia. Esta foi a mudança mais visível da opção da Sonae em unificar a operação de retalho alimentar debaixo da marca Continente, permitindo sinergias daquele que é o maior anunciante português. Miguel Osório, até então director de marketing Modelo Continente, passou a administrador de marketing da Sonae MC.

Rita Torres Baptista

O marketing do BES continua a associar o banco aos grandes momentos do país. No Mundial de Futebol conseguiu transformar o I Got a Felling dos Black Eyed Peas, com a ajuda de Carlos Queiroz, no hino de apoio à Selecção. Cristiano Ronaldo tem sido outra das peças fundamentais na estratégia do banco, que recebeu o troféu principal nos Prémios à Eficácia.

Marca

BES

Apesar da crise financeira, o banco continua a ser uma referência na comunicação, com a ajuda do futebol e de Cristiano Ronaldo tanto em Portugal como em Espanha. O BES também se tornou, nos últimos anos, sinónimo de fotografia graças ao projecto BES Photo.

Continente

É o maior anunciante português. Aos 25 anos de existência, absorveu a marca Modelo, aproveita as novas sinergias e posiciona-se como a principal cadeia de distribuição. A marca tem ainda alargado a áreas como as telecomunicações, seguros e até conceitos inovadores como o Continente Ice.

Vodafone

Na competitiva área da música, a Vodafone foi a primeira a dar o passo, criando, com a Media Capital Rádios, uma estação de rádio própria. O projecto com estas características é inovador dentro da própria multinacional de telecomunicações.

Zon

Graças ao patrocínio à Liga de Futebol, que passou a chamar-se Liga Zon Sagres, a marca conseguiu conquistar atenção mediática à concorrente Meo, posicionando-se no disputado mercado do futebol. O Zon Iris apresenta-se como uma forma revolucionária de ver televisão.

Publicidade

Agência de Publicidade

BAR

Criada em 2009, a BAR ganhou clientes como Sagres, Água do Luso, Lancôme, Lusiteca, Nike, Turismo de Lisboa, Santini, Logoplaste e grupo FDO. Em Angola, onde detém várias marcas do grupo Wayfield, começou a trabalhar para a Reviva e a Mega. Ao nível de branding, criou ou mudou marcas como Cadin, MoveOn (ex-Aerosoles) e Pátio da Galé. Num ano a equipa passou de 8 para 30 pessoas.

BBDO

Ganhou ou voltou a conquistar as marcas Jogos Santa Casa, Liga Zon Sagres, Unitel, Sogrape Vinhos, A Vida é Bela, Fundação Calouste Gulbenkian, Fidelidade Mundial/Império Bonança e Ruffles. Ganhou o prémio principal nos Prémios à Eficácia graças ao “Eu não sei onde vou estar daqui a três anos, mas o meu dinheiro vai estar no BES”. Primeiro lugar em EBITDA, segundo o ranking da APAP.

Euro RSCG

Continua a liderar o ranking MediaMonitor, que contabiliza a presença da publicidade nos media a preços de tabela. Entre os novos clientes estão o Santander Totta, Vitalis, Toshiba, Caramulo e Vidago. Para o Continente fez vários trabalhos ao longo do ano: Leopoldina, 25º aniversário, marca própria e marca única Continente, além de ter criado para a Sonae a Well’s. EDP, Águas da Pedras e Optimus são outros dos anunciantes em destaque.

Agências de Meios

Carat

Terminou 2010 em quarto lugar no ranking MediaMonitor, num ano que fica assinalado pela entrada da conta da Galp Energia. A agência desenvolveu conteúdos ou acções de promoção especiais para Formas Luso, Sagres, vuzuzela da Galp, Opel Meriva, Opel Corsa e tarifário ‘e’ da TMN.

Initiative

A Initiative é, segundo o ranking MediaMonitor, a agência de meios que assegura a maior presença publicitária do país. Clientes como a Zon e o Pingo Doce contribuem para este desempenho, aos quais se juntam as marcas da Unicer que no início de 2010 mudaram para a agência de Alberto Rui Pereira.

Mediaedge:cia

Ocupa a terceira posição no ranking MediaMonitor. Em 2010 começou a trabalhar com as marcas Calzedonia, Yoplait, Carglass, Metlife e Corporación Dermoestética. No início deste ano reforçou o portfólio graças a marcas como Amb3e e NBC Universal.

MPG

Chegou ao fim de 2010 em segundo lugar no MediaMonitor. Entre os projectos especiais desenvolvidos estão o Inverno Azul da Actimel, a campanha 360 para o Peugeot 508, o Caixa Woman, o Caixa Poupança, a associação da Nike ao Mundial de Futebol 2010, a ligação da MultiOpticas ao Ídolos ou vários projectos de realidade aumentada.

OMD

O grupo avançou com a fusão da Espaço e da Tempo OMD, respectivamente 9º e 10ª no ranking MediaMonitor. Entre os projectos especiais estiveram o concurso Pergunta Milionária na TVI para o Jumbo, a experiência 3D para o Meo nos três generalistas, Secret Spots para a Pepsi ou quiosque interactivo para o Renault Clio. Beiersdorf, Salsa, Cialis e Turismo de Portugal são alguns dos new business recentes.

Produtora de Som

Ameba

Optimus, BES e Cabovisão são os três clientes da Ameba que ajudaram a que fosse a produtora de som mais premiada nos Prémios Spot. Segundo a produtora, no último Clube de Criativos, 17 dos trabalhos galardoados tiveram a sua assinatura. Entre 2010 e 2011 passou de duas para quatro pessoas.

Índigo

Desenvolveu identidades sonoras para Millennium BCP, Yorn, Oliveira da Serra, Continente e Museu da Tecnologia de Bilbau. As sound experiences, criadas para ambiente cinema para a Vodafone, foram apresentadas como case study em Cannes. Em 2010 foi considerada produtora de som do ano no Clube de Criativos e premiada no festival de Londres com prata e bronze. Criou o conteúdo sonoro do espectáculo de videomapping para o Centenário da República.

Som de Lisboa

Angola é um dos mercados para onde desenvolve uma parte significativa do seu trabalho. Assinou, por exemplo, as bandas sonoras da Blue é Uma Festa e da Unitel Liga Só. Para clientes nacionais, trabalhou para a Associação Nacional de Farmácias, Vodafone, Fundação EDP, Sociedade Ponto Verde, Staples, Optimus e Lipton.

Produtora de Imagem

Krypton

Filmes como Ameixa e Cereja (Compal), Vida e Fundação EDP (EDP), Feijões (BES) e Navegar (Optimus) estão entre os principais anúncios da Krypton, produtora que tem em Augusto Fraga um dos realizadores mais requisitados, tanto em Portugal como em Espanha. Luso, Sagres, Turismo de Portugal, Millennium e Minipreço são outras das marcas trabalhadas.

Ministério dos Filmes

Eleita produtora do ano no último Clube de Criativos, entre os pontos altos da Ministério dos Filmes estão vários filmes para a Optimus, Optimus Tag (protagonizados por João Manzarra) e Jogos Santa Casa, o Projecto Terra (CTT), Globo (BES), Verão 2010 (TMN) e Campanha de Natal (Meo).

Empresa de Publicidade Indoor/Exterior

JCDecaux

Lidera o sector da publicidade exterior em Portugal. Entre as campanhas inovadoras estão os mupis para a marca Pandora no Dia da Mãe que libertavam bolas de sabão, o lançamento do Opel Meriva com a instalação de um Opel gigante na Gare do Oriente, o lançamento do tarifário ‘e’ da TMN, em que se podia falar ao telefone a custo zero a partir de um mupi, e o mupi com sampling Knorr Natura.

MOP

A empresa tem potenciado a área de activação, com momentos de degustação nos Metros de Lisboa, Porto ou na CP da Super Bock Maçã, da Adágio ou da manteiga Mimosa. Ajudou a instalar caixas gigantes da Meo para que os passageiros do metro pudessem ter uma experiência 3D de televisão. Também instalou os mupis da Vodafone FM com música e os do ‘e’ da TMN para fazer chamadas. Turismo dos Açores, Guloso, Sony e Chello Multicanal estão entre os novos anunciantes da MOP.

Personalidade de Publicidade

Bomtempo, Anahory e Ralha

Em dois anos, José Carlos Bomtempo, Diogo Anahory e Miguel Ralha construíram uma das agências de publicidade mais agressivas ao nível do new business. A BAR arrancou para trabalhar a Wayfield para o mercado angolano, mas nos últimos meses conquistou vários clientes nacionais. A agência passou, num ano, de oito para 30 pessoas e espera facturar cinco milhões de euros.

Miguel Simões

Já era o líder da agência de publicidade mais premiada em festivais internacionais e uma das referências da própria network. Mas no início do ano, Miguel Simões passou a ser o homem-forte do grupo Publicis para a área da publicidade em Portugal, acumulando a direcção da Leo Burnett, da Arc e da Publicis, agência que reestruturou e que pretende pôr a agitar o mercado.

Ricardo Monteiro

Depois de ter sido premiado em 2007, Ricardo Monteiro voltou a ser considerado personalidade do ano da Euro RSCG Worldwide. O gestor dirige agora a Euro RSCG em Espanha, que se junta aos mercados de Portugal, Brasil e na região da América Latina. A agência do Brasil entrou para o top 10 das agências da rede que mais facturam.

Vasco Perestrelo

O CEO da MOP, empresa que é a representante para Portugal do Cannes Lions, promoveu e conseguiu trazer para Lisboa a organização do Eurobest. O festival vai decorrer em Dezembro e pode funcionar como um momento para que as indústrias criativas portuguesas se mostrem em força aos publicitários europeus, precisamente num ano que promete ser de contenção.

Media

Canal Generalista

RTP1

A estação pública fechou o ano como o segundo canal mais visto do país, posição que perdeu no primeiro trimestre deste ano. Em termos de conteúdos apostou em formatos de entretenimento/humor e na produção de séries de ficção nacional. Transversalmente, a RTP Play e a Academia RTP foram dois dos principais projectos nos quais investiu. Em Março foi conhecida a contratação de Nuno Santos para a direcção de informação, após a saída de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

SIC

Número três em audiências no fecho de 2010, o último ano foi marcado por uma série de contratações. Júlia Pinheiro, Gabriela Sobral, Manuela Moura Guedes (com quem está a contratualizar um programa, entretanto adiado) e alguns actores até então a trabalhar para a TVI foram as apostas da estação, cuja direcção de programas passou a ser assegurada a partir de Março por Luís Marques, director-geral da estação, após a saída de Nuno Santos para a RTP. A ficção nacional foi uma das apostas da estação, que também reforçou a parceria com a Globo.

TVI

Líder ininterrupta há seis anos, em 2010 a TVI manteve a aposta na ficção nacional, um dos seus principais trunfos. Secret Story – A Casa dos Segredos marcou o regresso dos reality-shows ao canal. João Cotrim de Figueiredo acumulou a direcção-geral da estação com a direcção de programas, após a saída de André Cerqueira, e em Março, quase em simultâneo com a entrada de Miguel Pais do Amaral no capital da empresa, foram conhecidas as contratações de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa para a direcção de informação.

Canal de Notícias

ETV

Lançado em Maio do ano passado, é o único canal de informação económica produzido em Portugal e também o único projecto televisivo com origem numa marca de imprensa. Apesar de ter arrancado apenas na Zon, já está presente na Vodafone Casa, Optimus Clix, Cabovisão e Meo. Marca presença em Angola, através da ZAP.

RTPN

Com uma nova identidade on air desde Junho, mantém-se como o segundo canal de informação mais visto do cabo, apesar de ter perdido espectadores no período em análise.

SIC Notícias

É o canal mais visto do cabo, posição que reforçou no último ano. O 10º aniversário, em Fevereiro, foi assinalado com novos estúdios e uma nova imagem on air. O canal apostou também no aumento da interactividade com os espectadores.

TVI 24

Ocupa a 15ª posição no ranking Audicabo, mas tem apresentado um crescimento sustentado. Lançado na Zon, em Setembro do ano passado passou a estar também no Meo, Vodafone Casa e Cabovisão. As suas emissões podem ser vistas em Angola e Moçambique e foi o primeiro canal nacional a marcar presença no iPad.

Canal de Entretenimento

AXN

Apesar de ter perdido espectadores no último ano mantém-se o canal internacional mais visto do cabo.

Fox

Subiu da 11º para a 8ª posição no ranking Audicabo, protagonizando o maior crescimento do Top 15.

Panda

Apesar do aumento do número de canais infantis mantém-se como o terceiro mais visto do cabo.

SIC Mulher

Subiu uma posição no ranking Audicabo, ocupando no fecho do ano o 13º posto.

SportTV

É o único canal premium presente no top 15 do cabo, tendo reforçado a sua posição no último ano. No perído em análise passou a emitir em 16:9, sendo a primeira estação nacional a fazê-lo e lançou o SportTV Américas, o oitavo canal da marca.

Site de Informação

A Bola

O site do desportivo é líder incontestável em termos de visitas e pageviews dos projectos informativos monitorizados pelo NetScope. O ano de 2010 não foi excepção e até Março deste ano o site do desportivo da Vicra Sociedade Desportiva garantia a liderança.

Correio da Manhã

Nos sites de diários generalistas é o que apresenta o segundo maior número de visitas e aquele que, de forma consistente, regista o maior número de pageviews, quase que duplicando o seu concorrente mais directo no online. Em Março as visitas ao site do título geraram uma média de 9,4 páginas consultadas.

Público

É dos sites dos jornais generalistas aquele que regista a melhor posição no NetScope, encontrando-se invariavelmente entre os dez mais do ranking.

Jornal de Negócios

O ano foi pródigo em notícias de economia, tendo o site do Jornal de Negócios colhido os benefícios da atenção ao tema. Entre os títulos de economia é aquele que regista de forma consistente o maior número de pageviews, embora alterne em número de visitas com o seu concorrente mais directo.

Rádio

Rádio Comercial

Tornou-se em 2010, e pela primeira vez, a segunda rádio mais ouvida do país. Durante o período em análise aumentou a interactividade com os ouvintes, tanto no site como nas redes sociais. O lançamento de um gelado, o Swirl Rádio Comercial, é um exemplo das acções de marketing que desenvolveu.

Rádio Renascença

Passou a terceira rádio mais ouvida do país, tendo sido destronada pela Comercial da segunda posição. Alargou a sua emissão à Madeira e aos Açores, apresentou uma nova imagem sonora, uma nova voz – Ricardo Carriço – e reforçou a aposta nos conteúdos musicais durante o horário de trabalho.

RFM

É a estação de rádio mais ouvida do país. Lançou, no período em análise, a RFM VI, a primeira web TV de uma rádio nacional. Apresentou uma nova imagem sonora e passou, após uma consulta aos ouvintes, por tratar o seu público por “tu”, sendo a primeira rádio dirigida a um público adulto a fazê-lo. Para além de apoiar uma série de concertos, lançou os prémios de música Ernestos RFM.

TSF

Única estação assumidamente de informação, cresceu ao longo do período em análise. Em 2010 investiu na organização de conferências como uma nova área de negócios e lançou aplicações para iPhone e iPad. Quem ouve a TSF ouve a verdade por trás das notícias foi o claim que adoptou no último ano.

Produtora de Televisão

Endemol

Produziu para as três estações generalistas. Entre os 11 formatos que produziu, pré-produziu ou concluiu, destaque para a Operação Triunfo, para a RTP, Achas que sabes dançar?, para a SIC, e Casa dos Segredos, para a TVI. Neste período, para além dos 16 colaboradores da produtora, contratou em média 82 freelancers por mês. Venceu o prémio Melhor Programa de Entretenimento 2010, da TV7 Dias, com a Casa dos Segredos.

Fremantle Media

No período em análise assinou nove produções, repartidas entre a SIC e a RTP1. Entre estas contam-se algumas das principais apostas da SIC, como o Ídolos, Portugal tem Talento ou Peso Pesado, que começou a ser gravado em Março.

Plural

Maior produtora de ficção nacional do país, continua a assinar as novelas que lideraram o prime time nos ecrãs nacionais. Para além de novelas, no período em análise apostou também em novos formatos, como mini-séries, novela de época e filmes TVI. A produção Meu Amor venceu um Emmy Internacional, na categoria Melhor Telenovela.

SP Televisão

Produtora independente, manteve a aposta na produção de ficção nacional. Laços de Sangue e Lua Vermelha, para a SIC, e Cidade Despida – vencedora do prémio Best Detective Television Séries no International Film and TV Festival, em Moscovo e com quatro nomeações para a 50ª edição do Festival de Monte Carlo – Voo Directo ou Maternidade, foram algumas das produções que assinou.

Diário Generalista

Correio da Manhã

Líder tanto em audiências como em circulação paga, o Correio da Manhã foi o único título do segmento a crescer nestes dois itens no último ano. Começou o ano como líder nas classes alta e média alta, reforçou os cronistas, manteve a apostas nas acções de marketing e levou a cabo iniciativas que visam a participação activa dos leitores, como a petição que visa criminalizar o enriquecimento ilícito.

Diário de Notícias

Quarto título tanto em audiências como em circulação paga, tendo no período em análise perdido terreno nestes dois campos. No entanto, no último ano o título apostou na investigação, tendo dois dos temas investigados sido publicados em livro pela Gradiva – O Estado a que o Estado Chegou – O Verdadeiro Retrato de Portugal e O estado do Parlamento e as contas da Presidência da República – O verdadeiro retrato de Portugal – Grande Investigação DN II. No último ano apostou na realização de conferências e na expansão multiplataforma.

Jornal de Notícias

Número dois, tanto em audiência como em circulação paga, embora tenha caído nestes dois itens. Já no início de 2011 reforçou a aposta na informação de proximidade com o lançamento do suplemento JN Cidades.

Público

Terceiro título com maior audiência e circulação paga do país. No último ano reforçou o conceito de marca plataforma, ao marcar presença no Kindle, iPhone, iPad e Android. Apostou também na área de e-commerce e no customer publishing como novas áreas de negócio. O jornal, de acordo com a informação disponibilizada pela empresa, facturou 27 milhões de euros no último ano.

Semanário Generalista

Expresso

Semanário líder tanto em circulação paga como em audiência. O início de 2011 ficou marcado pela entrada em funções de uma nova direcção, liderada por Ricardo Costa, e em Fevereiro, mês da edição número 2 mil, chegou aos leitores um Expresso reformulado. A ocasião, assinalada por uma campanha multi-meios protagonizada, entre outros, por Mário Soares, foi também a data escolhida para o lançamento da versão iPad do título.

Sol

Segundo semanário do país, tanto em audiência como em circulação paga. No período em análise reforçou a “aposta na lusofonia” – marca presença em Angola, Moçambique e Cabo Verde –, lançou uma versão para iPad, reformulou o site, lançou um novo suplemento de emprego e imobiliário e duas novas revistas, uma das quais para o mercado angolano. 2010 foi marcado pela divulgação das escutas do caso Face Oculta, que deu origem a uma comissão de inquérito na Assembleia da República.

Newsmagazine

Focus

Apesar de ser a terceira publicação do segmento, tanto em circulação paga como em termos de audiências, foi dos únicos títulos da imprensa generalista a crescer nos dois itens no último ano, o que justifica a nomeação.

Sábado

É a segunda revista do segmento tanto em audiências, onde tem crescido de forma sustentada nos últimos anos, como em circulação paga. Manteve a aposta nas acções de marketing e nos produtos de valor acrescentado. Em 2010 lançou uma edição com realidade aumentada, comemorou o aniversário com uma edição XL e organizou concertos tanto nas ruas de Lisboa como na redacção, procurando assim aumentar a interacção com os leitores.

Visão

Mantém-se como a publicação com maior audiência e circulação paga do segmento. Lançou uma edição iPad, considerada uma das oito melhores do mundo pela consultora McPheters & Company, no Marktest Reputation Índex, da Marktest, foi considerada o órgão de comunicação social mais credível do país e recebeu vários prémios de jornalismo. Lançou no site o canal Visão Verde e deu início à iniciativa Caravana Visão, que procura trazer para as páginas da revista as histórias habitualmente não contadas nos media, assinalando o 18º aniversário da publicação.

Publicação Desportiva

A Bola

Reforçou as audiências em 2010, mantendo-se como a segunda publicação do segmento, tendo sido destronado da liderança em 2009. Lidera o ranking dos sites com mais visitados da imprensa nacional. Os números de circulação não são conhecidos.

Record

Lidera o segmento tanto em audiências como em circulação paga. No último ano apostou na interactividade com os leitores, através de acções como Pergunte aos nossos jornalistas e Envie perguntas que gostaria que fossem feitas ao entrevistado X.

Diário de Informação Económica

Diário Económico

Líder de audiências e circulação paga (entre os títulos presentes em banca) no segmento. O último ano começou com a introdução no jornal das secções Internacional e Desporto, procurando ser “mais do que um jornal complementar, um jornal alternativo” aos generalistas. Em 2010, ano em que a marca chegou à televisão com o ETV, apostou também na internacionalização das conferências, para o Brasil e Angola, através de parcerias com medias internacionais. No último ano o título registou, de acordo com a editora, um volume de negócios de 15,7 milhões de euros.

Jornal de Negócios

Número dois tanto em circulação paga (entre os económicos presentes em banca) como em audiências, desceu ligeiramente no primeiro item e manteve a performance no segundo. No período em análise manteve a aposta numa distribuição 360º dos conteúdos, através do site, de conteúdos em vídeo, no telemóvel, iPad e de parcerias com rádios e televisões. Em 2010 arrancou com as conferências do título, materializadas sobretudo nos executive breakfast, uma entrevista onde o convidado responde também às questões enviadas pela assistência. Zeinal Bava foi o primeiro convidado.

Publicação de Televisão

TV7 Dias

É a líder destacada do segmento, tanto em audiências como em circulação paga, vendendo mais do que os números alcançados pela soma das suas duas concorrentes. Em 2010 lançou os Troféus de Televisão TV7 Dias, evento que pretende distinguir o melhor que se faz na televisão nacional.

TV Guia

Mantém-se como a segunda revista do segmento, tanto em circulação paga como em audiências, embora tenha caído nos dois itens.

TV Mais

É a terceira revista do segmento, tanto em vendas como em audiências, tendo crescido nestes dois itens nos primeiros meses do ano.

Publicação Feminina

Activa

Líder em audiências, posição que reforçou em 2010, e número dois em circulação paga, foi a revista que mais cresceu neste último item no ano anterior. Define-se como a revista mais “genuinamente dirigida à mulher portuguesa”.

Máxima

Número dois em audiências e terceira em circulação paga, no último ano cresceu ligeiramente nestes dois itens.

Happy Woman

Quarta maior revista do segmento em termos de audiências, lidera o ranking da circulação paga, tendo inclusive registado um crescimento no último ano. Manteve no último ano a aposta nos vales de desconto, um dos seus principais trunfos.

Publicação Masculina

GQ

Num ano em que o segmento perdeu vendas a GQ aumentou em 9 por cento a sua circulação paga. Já este ano a revista foi alvo de uma reformulação gráfica e ao nível de conteúdos, procurando aproximá-la mais de uma “conselheira dos homens em várias áreas”.

Men’s Health

Tornou-se, após o encerramento da Maxmen, a revista líder do segmento. No período em análise a mais antiga publicação masculina do país dedicou um maior enfoque às áreas de cuidado pessoal masculino e moda, editando quatro edições dedicadas a estas temáticas. Como nova área de negócio a editora destaca a revista Coach, um guia sobre running.

Penthouse

Lançada em Outubro de 2010, trata-se de uma publicação bastante mais ousada do que as revistas até então presentes no mercado nacional. Apresentando-se como a “revista masculina que mostra o que as outras não mostram”, conta com cronistas como Mário Crespo e Rui Miguel Tovar. O licenciamento de festas sob a chancela da marca e a venda de conteúdos online são duas das apostas da publicação.

Publicação de Sociedade

Caras

O último ano ficou marcado pelas comemorações do 15º aniversário da Caras, materializado através da realização de 15 eventos, nomeadamente na Madeira. Uma edição especial Red Carpet e, sobretudo, o lançamento de uma aplicação para iPad foram outras das novidades, sendo a Caras a primeira revista do segmento a disponibilizar uma edição para tablets. Número dois em circulação paga, no primeiro trimestre deste ano perdeu a liderança nas audiências para a Nova Gente.

Flash

Remodelou o layout e conceito editorial em Novembro de 2010 e no primeiro trimestre de 2011 aumentou em 7,14 por cento as audiências e nos primeiros dois meses do ano as vendas cresceram 19 por cento. Fechou o ano como a quinta publicação tanto em termos de circulação paga como em número de leitores.

Lux

É a terceira publicação do segmento, tanto em audiências como em circulação paga e foi uma das duas publicações do segmento a ver a sua circulação paga crescer no primeiro bimestre deste ano. Em 2010 apostou no desenvolvimento de eventos próprios e arrancou com a acção Lux copos Bhoemia, uma campanha overprice que terá contribuído para alavancar as vendas do título, para além de ser geradora de receitas.

Nova Gente

No primeiro trimestre do ano recuperou a liderança das audiências, que se junta à da circulação paga. No período em análise lançou, como produto de valor acrescentado, uma linha de perfumes, femininos e masculinos e, pela primeira vez, mudou o logótipo para cor-de-rosa, assinalando o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Parte das receitas desta Edição Rosa, que se tornou anual, reverteram para uma associação de apoio à causa. No dia 1 de Abril Paulo Sérgio dos Santos assumiu a direcção.

Publicação de Viagens

Rotas & Destinos

Líder de audiências entre as publicações de venda em banca, é a segunda publicação do segmento mais vendida do país, item que reforçou no último ano.

Volta ao Mundo

Líder na circulação paga, posição que reforçou, é a segunda revista com maior audiência do segmento, mantendo-se estável em relação ao ano anterior.

Publicação sobre Automóveis

Automotor

É a revista líder em circulação paga, posição que conquistou no último ano, e número dois em audiências, item que reforçou ligeiramente.

Turbo

Líder em audiências, posição que reforçou no último ano, apesar de ter caído nas vendas mantém-se como a terceira publicação com maior circulação paga do segmento das revistas mensais sobre automóveis.

Publicação de Saúde e Educação

Pais&Filhos

Alvo de uma reformulação gráfica e editorial em 2010, no final do ano lançou também um site dirigido aos homens, o Eu sou Pai. Lidera as audiências do segmento e é a terceira em termos de circulação paga.

Saber Viver

Líder em circulação paga, é a segunda publicação mais lida do segmento de saúde.

Publicação de Decoração

Caras Decoração

É a revista mensal com maior audiência e circulação paga do segmento, tendo fechado o ano com estes dois itens reforçados. Apesar de ter perdido leitores no início de 2011 e de ter diminuído a circulação paga mantém-se na liderança.

Casa Cláudia

É a segunda publicação mensal de decoração, tanto em audiências como em circulação paga. No início deste ano reforçou em 14,29 por cento o primeiro item, encurtando a distância para a líder do segmento.

Casa Cláudia Ideias

Independentemente da periodicidade, é a revista mais vendida do segmento de decoração, posição que reforçou no último ano, e a terceira em termos de audiências, item que reforçou 28,59 por cento face ao primeiro trimestre de 2011.

Diário Gratuito

Destak

Número dois em audiências entre os gratuitos. No último ano introduziu três secções regulares – Entrevista, Reportagem e Custo Zero –, uma nova campanha institucional e alargou a sua presença no Brasil a Brasília, onde distribui 70 mil exemplares.

Metro

Líder em audiência entre os gratuitos. No último ano manteve a aposta em acções de activação de marcas com a distribuição do jornal, acções de sampling em escritórios e, em termos editoriais, contou com Pedro Ribeiro, Margarida Rebelo Pinto e Catarina Furtado como directores por um dia.

Personalidade de Media

Nuno Artur Silva

Dezassete anos depois de fundar a Produções Fictícias, agência e rede criativa, lançou, no Meo, o Canal Q, do qual é director. A Produções Fictícias torna-se assim a única produtora nacional com um canal próprio. Este “laboratório criativo” on-demand é produzido totalmente em português, conta com alguns dos humoristas mais consagrados do panorama nacional e dá espaço a novas caras e formatos. Em Março deste ano contava com 60 colaboradores.

Octávio Ribeiro

Lidera o único título generalista do país que, vaga após vaga, continua a crescer, tanto em audiências como em circulação paga. Director do Correio da Manhã desde Fevereiro de 2007, tem conseguido conciliar a base de leitores do título com a conquista de novos públicos, tendo começado o ano a liderar também na classe alta e média alta.

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Wes Anderson realiza filme dos 100 anos da Meisterstück da Montblanc (com vídeo)

Filme publicitário acompanha três personagens protagonizadas por Rupert Friend, Jason Schwartzman e por Wes Anderson, na sede fictícia da Montblanc. Neste projeto, o realizador Wes Anderson juntou-se a Roman Coppola, produtor e co-realizador, aos produtores Jeremy Dawson e John Peet, a Stephan Gessler, diretor artístico, e a Linus Sandgren, diretor de fotografia

A Montblanc tem no ar a nova campanha global escrita, dirigida e co-protagonizada pelo realizador norte-americano Wes Anderson, para assinalar o centenário da caneta de tinta permanente Meisterstück, lançada em 1924 e que se tornou no produto mais reconhecido da marca alemã de acessórios.

A campanha presta homenagem ao legado do instrumento de escrita, convidando a uma viagem ao mundo da Montblanc, a partir da icónica caneta em forma de charuto, três anéis e aparo dourados. O filme publicitário acompanha três personagens, protagonizadas por Rupert Friend, Jason Schwartzman e por Wes Anderson, na sede fictícia da Montblanc no topo da montanha Mont Blanc, nos Alpes.

Num tom didático com toques de humor, os três protagonistas apresentam a história da marca e da sua criação mais reconhecida, a Meisterstück (obra-prima, em português). O filme, que tem a estética característica de Wes Anderson, termina com um convite para redescobrir a experiência de escrever à mão com a frase ‘Let’s Write’.

Neste projeto, Wes Anderson juntou-se a Roman Coppola, produtor e co-realizador, aos produtores Jeremy Dawson e John Peet, a Stephan Gessler, diretor artístico, e a Linus Sandgren, diretor de fotografia.

Além deste filme, os atores Rupert Friend, Maude Apatow, Waris Ahluwalia, Lee Jinuk e Jing Boran habitam também este universo Montblanc, reimaginado numa série de imagens da campanha captadas por Charlie Gray e numa série de pequenos vídeos, avança a marca em comunicado de imprensa.

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Audiências: RTP1 e SIC reforçam quota de audiência semanal

Na semana de 29 de abril a 5 de maio, o futebol europeu ocupa a primeira posição do ranking global da programação e o canal da Media Capital mantém a liderança semanal. Nas variações da quota de audiência a RTP1 e a SIC reforçam a quota e a TVI, a Cabo e Outros descem. O pódio da tabela dos mais vistos da cabo permanece inalterado, ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias

Consumo global de TV continua com tendência de crescimento, aumenta mais uma vez esta semana, embora de forma ligeira, subindo cerca de 1 minuto por dia, alcançando agora as 5h34m diárias.

Nas contas da quota semanal, RTP1 e SIC são os canais que reforçam a respectiva quota, ao contrário do que se verifica com TVI, Cabo e Outros, que descem; apesar da subida da SIC e da ligeira quebra que regista, a TVI mantém a liderança da semana.

Desta forma, a RTP1 reforça quota e chega aos 10,4%, o que também acontece com a SIC, que tem agora 14,0% de quota semanal, ao contrário da TVI, que desce uma décima até aos 15,3% de quota.

Cabo e Outros também descem, com a Cabo a registar 42,0% de quota, e Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a quebrar até aos 16,7% de quota semanal.

Na tabela dos mais vistos da cabo, o pódio da semana não regista alterações, continua composto por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições seguintes também se mantêm Hollywood, STAR Channel e TVI Reality, e os restantes lugares do Top 10 são esta semana ocupados por TVI Ficção, Globo, STAR Movies e STAR Life, que regressa ao ranking dos canais mais vistos da semana.

Os jogos das competições europeias continuam a destacar-se na tabela da programação global, mesmo já não havendo equipas portuguesas em prova, e esta semana a transmissão de Liga dos Campeões/Borussia Dortmund X Paris SG, feita pela TVI, ocupa a liderança da tabela.

Nas posições que se seguem estão o reality show Big Brother – Especial e a novela Cacau/Especial, ambos da TVI e a posição seguinte é ocupada pela transmissão de Futebol – Liga Europa/Roma X Bayer Leverkusen, feita pela SIC. A encerrar o top 5 da semana está novamente Big Brother, da TVI.

Os programas desportivos da CMTV que fizeram o acompanhamento do jogo decisivo da jornada ocupam as primeiras posições do ranking da semana, com Duelo Final/Famalicão X Benfica na liderança, seguido por Golos: Primeira Parte/Famalicão X Benfica e Golos: Segunda Parte/Famalicão X Benfica.

Nas restantes posições deste top 5 composto apenas por programas da CMTV estão ainda Notícias CM e o Grande Jornal – Noite.

Data Insights, Havas Media Network

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Ligados à Corrente é a nova série digital da Prio (com vídeo)

Focada na mobilidade elétrica, a série conta com seis episódios e é transmitida no Brands Channel. A primeira temporada de Ligados à Corrente é apresentada pelo jornalista Marco Silva e o primeiro episódio já está no ar

A Prio acaba de anunciar o lançamento de Ligados à Corrente, série digital focada na mobilidade elétrica feita em colaboração com o Brands Channel. Ao todo, a série será composta por seis episódios lançados mensalmente, com transmissão no canal de YouTube oficial da Brands Community.

Ligados à Corrente surge com o intuito de desmistificar as ideias e inovações ligadas à mobilidade elétrica. Ao longo dos próximos meses, a série vai procurar esclarecer as principais dúvidas que dizem respeito à eletrificação do setor automóvel, um tema importante na transição energética.

“Apesar dos desenvolvimentos no setor automóvel na última década, sentimos que ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos e contribuir para melhor informar as pessoas. Ligados à Corrente surge com esse objetivo e num formato digital e diferenciado que acreditamos que vai dar um contributo positivo nesta missão de esclarecer as pessoas”, afirma Ana Pinho, diretora de marketing da Prio.

A primeira temporada de Ligados à Corrente é apresentada pelo jornalista Marco Silva, o primeiro episódio já está no ar e é dedicado à autonomia das baterias e aos benefícios entre o carregamento elétrico por oposição ao abastecimento tradicional.

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Sábado comemora 20º aniversário com edição de 154 páginas em formato XL

Lançada a 7 de maio de 2004, a revista informativa da Medialivre chega ao mercado, dia 9, quinta-feira, com um número especial que revisita o passado e antecipa o futuro. No verão, os programas que desenvolve para a CMTV passam a ser exibidos no News Now, o novo canal do grupo

A revista Sábado comemora o 20º aniversário, que se assinala a 7 de maio, com o lançamento de uma edição especial que chega às bancas no dia 9, quinta-feira, com o preço de capa habitual, €4. “Vai ter um formato XL, muito maior do que o habitual. Vai ter 154 páginas em vez das habituais 116. Vamos recordar um pouco aquilo que fomos fazendo ao longo dos últimos 20 anos” revela ao M&P Nuno Tiago Pinto, diretor da revista informativa do grupo Medialivre, cargo que ocupa desde setembro de 2022.

“Foi um prazer revisitar os arquivos e ver as investigações que fizemos e as fotos incríveis de personalidades que reunimos. Temos ministros a jogar basquetebol, a cozinhar e a nadar. Havia coisas de que já nem nos lembrávamos”, desabafa o dirigente. “Vamos ter um dossiê especial de investigação com vários trabalhos e, uma vez que a revista terá um formato maior, a componente visual será muito importante. Temos produções fotográficas feitas especialmente para este número”, revela ainda.

As comemorações do 20º aniversário da Sábado não se esgotam nesta edição especial. “Ao longo do ano, teremos outras iniciativas que iremos divulgado”, anuncia Nuno Tiago Pinto, relembrando que, nas últimas duas décadas, o mundo mudou. “A vida, hoje, é muito diferente do que era há 20 anos. Quando a revista nasceu, o Facebook tinha sido criado há dois meses, em fevereiro de 2004. Não haviam redes sociais. A transmissão de informação era muito lenta”, recorda o jornalista.

“A disponibilização de informação 24 horas por dia era limitada aos canais de televisão. Hoje, temos um site informativo em atualização permanente e continuamos a ter uma publicação semanal que, para se diferenciar, tem de dar profundidade ao leitor, porque quem gasta €4 numa revista é isso que espera”, sublinha Nuno Tiago Pinto. “Temos de continuar a fazer trabalhos diferenciadores, dar notícias exclusivas, ir onde ninguém vai e tratar as coisas como os outros não tratam”, defende.

O futuro imediato da Sábado passa também pela televisão. Depois da CMTV, transfere-se agora para o News Now, o novo canal da Medialivre, em antena antes do verão. “Vamos dar atenção aos problemas sociais. Temos ajudado muita gente a resolver questões que, de outra forma, não teriam sido possíveis. Com o Now, damos um passo em frente e, além do jornalismo de proximidade, vamos também fazer um jornalismo mais aprofundado, chamando à responsabilidade todos os poderes”, avisa.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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O que pode ler na edição 956 do M&P

Uma entrevista com Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, um estudo que indica que quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas e o Book com os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 são alguns dos destaques desta edição

Na edição 956 do M&P, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, fala sobre os desafios que as marcas enfrentam, como a ameaça das cópias parasitárias que representam €100 milhões que os detentores de marcas copiadas perdem em vendas para marcas que não são as suas. Em entrevista a Catarina Nunes, o diretor-geral da associação que representa as marcas de indústria antecipa ainda o que esperar do 3º Congresso das Marcas, a 28 de maio, e as principais reivindicações para o novo Governo.

No ano em que a empresa que detém e lidera celebra 30 anos, Nuno Santana avança ao M&P que a Niu está focada na autonomia, desenvolvendo projetos em áreas fulcrais como a serralharia e a carpintaria, nos quais está a investir €1 milhão. Em conversa com Luis Batista Gonçalves, Nuno Santana refere ainda que está a negociar o regresso da Niu a Espanha.

Do lado da criatividade, quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas. Daniel Monteiro Rahman disseca esta e outras conclusões do estudo Estado da Criatividade, da Lions Advisory, consultora do Cannes Lions que se dedica à análise do mercado publicitário. Vasco Perestrelo, diretor-geral da MOP e representante em Portugal do Festival de Publicidade de Cannes, e Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux & Gill, partilham as suas perspetivas sobre os resultados do Estado da Criatividade.

O Especial Formação&Recrutamento faz um retrato das escolas e universidades de marketing e comunicação, bem como do mercado de recrutamento nestas áreas.

O Book Prémios de Marketing M&P’23 apresenta os vencedores e os melhores momentos da entrega dos prémios do M&P, que distinguem o melhor do marketing nacional.

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O que pode ler na edição 956 do M&P

Uma entrevista com Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, um estudo que indica que quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas e o Book com os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 são alguns dos destaques desta edição

Na edição 956 do M&P, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, fala sobre os desafios que as marcas enfrentam, como a ameaça das cópias parasitárias que representam €100 milhões que os detentores de marcas copiadas perdem em vendas para marcas que não são as suas. Em entrevista a Catarina Nunes, o diretor-geral da associação que representa as marcas de indústria antecipa ainda o que esperar do 3º Congresso das Marcas, a 28 de maio, e as principais reivindicações para o novo Governo.

No ano em que a empresa que detém e lidera celebra 30 anos, Nuno Santana avança ao M&P que a Niu está focada na autonomia, desenvolvendo projetos em áreas fulcrais como a serralharia e a carpintaria, nos quais está a investir €1 milhão. Em conversa com Luis Batista Gonçalves, Nuno Santana refere ainda que está a negociar o regresso da Niu a Espanha.

Do lado da criatividade, quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas. Daniel Monteiro Rahman disseca esta e outras conclusões do estudo Estado da Criatividade, da Lions Advisory, consultora do Cannes Lions que se dedica à análise do mercado publicitário. Vasco Perestrelo, diretor-geral da MOP e representante em Portugal do Festival de Publicidade de Cannes, e Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux & Gill, partilham as suas perspetivas sobre os resultados do Estado da Criatividade.

O Especial Formação&Recrutamento faz um retrato das escolas e universidades de marketing e comunicação, bem como do mercado de recrutamento nestas áreas, enquanto o Book Prémios de Marketing M&P’23 apresenta os vencedores e os melhores momentos da entrega dos prémios do M&P, que distinguem o melhor do marketing nacional.

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“Os dinamarqueses recusam-se a fazer tarefas que saiam das suas funções definidas”

Insatisfeita com a precariedade e a falta de oportunidades laborais em Portugal, Cláudia Vale da Silva emigra para a Dinamarca em 2014, para gerir as redes sociais da Velux. Em sete anos, chega a gestora de produto sénior. Atualmente, é a diretora de comércio eletrónico do Rockwool Group, em Copenhaga. E não tem intenção de regressar

Inicia a carreira a produzir conteúdos para o SAPO Saúde em 2010. Dois anos depois, Cláudia Vale da Silva troca o jornalismo pelo marketing e a Plot Content Agency pela Leroy Merlin. Além de redatora na Avon, foi gestora de conteúdos digitais na Portugal Telecom. Insatisfeita com a precariedade do mercado laboral português, emigra para a Dinamarca, para gerir as redes sociais da Velux. É, desde janeiro de 2022, diretora de comércio eletrónico do Rockwool Group, em Copenhaga, onde reside.

Trabalhar no estrangeiro era uma ambição ou acabou por ser uma circunstância?

Apesar de sempre ter tido imensa curiosidade em experienciar novas culturas, emigrar nunca esteve nos meus planos. Sabia que queria passar uns tempos fora para perceber como é que se vive e se trabalha noutros países, mas seria sempre temporário.

Em 2014, já trabalhava há quase quatro anos, sentia-me desvalorizada e com poucas perspetivas. A oportunidade surgiu numa altura em que o meu contrato de trabalho estava a terminar e não pensei duas vezes.

É muito diferente trabalhar na Dinamarca e em Portugal?

Muito diferente, pela positiva. A minha integração foi fácil, talvez por me identificar muito com os valores escandinavos. A sociedade dinamarquesa assenta na confiança e o sistema está desenhado para nos facilitar a vida. As pessoas, regra geral, confiam nas nossas capacidades. A cultura sul-europeia é totalmente oposta.

Primeiro, desconfia-se e, só depois de mostrarmos o que valemos, é que confiam, o que faz com que se criem barreiras desnecessárias e contraproducentes. Sempre me senti valorizada aqui. As pessoas com mais experiência vinham pedir-me opinião. Além disso, valoriza-se muito o equilíbrio entre a vida laboral e a pessoal.

Os dinamarqueses levam muito a sério o lema ‘Work smart, not hard’. A família é a prioridade. O patrão é uma pessoa igual às outras, não é um ser superior. E o trabalho é para ser feito dentro do horário estipulado. Se trabalhas mais horas, significa que não geres bem o teu tempo ou que é preciso mais uma pessoa para te ajudar.

Cláudia Vale da Silva está na Dinamarca desde 2014

Essa é a única diferença?

Não. É feito muito investimento para melhorar e agilizar processos de trabalho e para manter trabalhadores felizes e atualizados. A maioria das empresas têm orçamentos alocados ao desenvolvimento pessoal, encorajam e suportam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional porque sabem que isso aumenta a produtividade.

O único desafio para mim tem sido o dinamarquês. Como tenho sempre trabalhado em multinacionais, onde a língua oficial é o inglês, não o pratico tanto como deveria.

No seu trabalho, qual é a mais-valia de ser portuguesa?

Talvez a abertura para fazer coisas que estão fora da minha área de expertise e a disponibilidade para fazer horas extraordinárias. Os dinamarqueses, muitas vezes, recusam-se a fazer tarefas que saiam das suas funções definidas e têm maior resistência em ficar no trabalho até mais tarde. Como vim de um país com condições de trabalho difíceis, procuro não desiludir.

Está atenta ao que se vai fazendo em Portugal em termos de marketing e comércio eletrónico ou está mais focada na realidade dinamarquesa?

Estou muito atenta ao que se vai fazendo, consumo muitas notícias portuguesas e acompanho de perto a realidade. No entanto, é aqui que adquiro conhecimento. Existem imensos grupos dedicados a áreas específicas onde encontramos e partilhamos conhecimento entre empresas.

Como mata saudades de Portugal no quotidiano?

Para ser sincera, não sinto saudades de Portugal todos os dias. Tenho saudades das pessoas, da comida e do sol, mas apenas pontualmente. Apesar de ter a minha vida e a minha rede de amigos aqui, mantenho contacto diário com a família e os amigos. Vou a Portugal de férias pelo menos duas vezes por ano e, de vez em quando, participo em eventos da associação de portugueses que cá temos, que é bastante dinâmica.

Regressar a Portugal é um objetivo?

Não está nos meus planos, de todo. Pode parecer estranho, chocante ou até arrogante, mas a verdade é que acho difícil encontrar outro lugar que reúna todas as condições sociais, económicas e culturais que a Dinamarca oferece e que eu valorizo. Aqui, sinto-me preenchida, feliz e com uma boa perspetiva de futuro.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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In-Store Media investe €2 milhões na digitalização de pontos de venda

Continente é o primeiro retalhista português com o circuito digital de publicidade da empresa espanhola especializada em retail media e shopper marketing. Heineken, Compal, Lavazza, L’Oréal Paris e Planta são algumas das marcas que já estão a anunciar no circuito de 400 ecrãs, distribuídos por 41 hipermercados e 24 supermercados MC. Anunciar em junho e julho custa entre €10 mil e €15 mil, por duas semanas

Impactar mais de dois milhões de clientes do Continente, no local onde 82% dos consumidores decide os produtos e as marcas que leva para casa, é o propósito do circuito digital de ecrãs de televisão com publicidade da in-Store Media, que esta empresa espanhola, especializada em retail media e shopper marketing, acaba de instalar em 65 pontos de venda da MC, entre 41 hipermercados Continente e 24 supermercados Continente Modelo e Continente Bom Dia.

Estrategicamente posicionados no corredor central das superfícies da grande distribuição, uma área que 90% dos clientes atravessa, os 400 ecrãs verticais exibem anúncios publicitários de produtos à venda nas prateleiras do retalhista ou de marcas que queiram aproveitar a visibilidade que o circuito nacional de suportes visuais lhes dá, de norte a sul do país.

A implementação do sistema integra o pacote de investimentos que a in-Store Media aprovou para os próximos dois anos. Entre 2024 e 2026, a multinacional, que está presente em oito países, pretende investir em Portugal €2 milhões, uma verba semelhante à que despendeu em território nacional no pós-pandemia. “Em 2022, recuperámos a quebra de negócio registada nessa fase e superámos a faturação registada em 2019. Em 2023, crescemos cerca de 15%”, avança ao M&P Jordi Cassani, diretor-geral da in-Store Media Portugal.

“O mercado da publicidade exterior está a evoluir entre 15% a 20% ao ano e nós estamos em linha com esses valores. O ano passado, crescemos cerca de 15%”, refere o responsável da empresa, que gere também a publicidade do ecrã gigante do El Corte Inglés de Lisboa, o maior outdoor digital no centro da capital portuguesa. Para além do novo circuito publicitário, a in-Store Media tem desenvolvido estratégias de digitalização de pontos de venda para a Auchan, Pingo Doce e Fnac.

Campanhas potenciam vendas em 20%

A comercialização do espaço publicitário que integra o circuito digital de live markets é assegurada pela in-Store Media, no âmbito do contrato assinado com a MC, um acordo que também permite à empresa explorar comercialmente, além do corredor central, a zona de entrada e os lineares das superfícies comerciais do retalhista. A percentagem de divisão das receitas nessas três localizações, com filosofias de rentabilização diferentes, varia em função da negociação previamente feita com as marcas.

Os quatro spots de 10 segundos exibidos a cada minuto, que vão sendo substituídos por outros, de duas em duas semanas, são sempre intercalados com duas autopromoções visuais do Continente, para garantir a identidade visual do retalhista e assegurar a uniformidade estética, com os ecrãs horizontais que já existiam nas lojas. Heineken, Compal, Lavazza, L’Oréal Paris e Planta são algumas das marcas que já estão a anunciar no circuito.

Os valores cobrados pela in-Store Media variam em função das campanhas contratualizadas. Para o período do UEFA Euro 2024, que decorre de 14 de junho a 14 de julho, a empresa criou uma tarifa promocional que permite aos anunciantes publicitar no circuito por um valor inferior ao praticado habitualmente. “Estamos a cobrar entre €10 mil e €15 mil neste período, que será de grande consumo”, antevê Jordi Cassani.

Os resultados das campanhas que a in-Store Media angaria e veicula são posteriormente analisados à lupa. “Conseguimos comunicar diretamente com 90% dos consumidores no local onde, minutos depois, eles podem efetivar a compra, algo que a publicidade noutros suportes não consegue. Segundo os dados que temos, a conversão em vendas é, em média, 20% superior nas marcas que publicitam no nosso circuito”, garante o espanhol, que dirige a filial portuguesa da empresa desde outubro de 2023.

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José Pedro Mozos lidera área de assuntos públicos da All Comunicação

Licenciado em jornalismo pela ESCS, o novo responsável de marketing da All Comunicação passou pelas redações da SIC, da Visão e do Observador e pelos gabinetes do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro e do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus antes deste novo desafio profissional

José Pedro Mozos é o novo responsável pela área de assuntos públicos da agência de comunicação All Comunicação. Ex-jornalista e ex-adjunto nos dois últimos Governos, licenciou-se em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) em 2015, completando posteriormente uma pós-graduação em jornalismo multiplataforma pela Universidade Nova de Lisboa (UNL).

José Pedro Mozos foi jornalista entre 2016 e 2019, passando pelas redações da SIC, da Visão e do Observador, nas editorias de política. Posteriormente, integrou a equipa do executivo como adjunto político e para a comunicação do Governo, onde, até mais recentemente, passou pelos gabinetes do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro e do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, fazendo parte da coordenação da comunicação política. 

José Aguiar, sócio da All Comunicação, destaca que em José Pedro Mozos “encontrámos o perfil, o conhecimento e o talento para concretizar a ambição que alimentávamos há já algum tempo: robustecer a nossa equipa de assuntos institucionais, para respondermos às necessidades e aos desafios crescentes dos nossos clientes de forma mais robusta e integrada. Hoje, o aconselhamento em assuntos públicos é uma das prioridades das empresas, pelo que entendemos que era chegado o momento de reforçar uma área que, não só está na génese da criação da All Comunicação, como também é parte fundamental dos percursos dos seus sócios fundadores e, por isso, bastante acarinhada por nós”, afirma o responsável.

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Faturação da Meta suplanta investimento publicitário global em televisão linear em 2025, antevê estudo

A empresa criada e presidida por Mark Zuckerberg deverá faturar €144,6 mil milhões este ano e reforçar a faturação no próximo ano, estima o relatório Global Advertising Trends 2024 do World Advertising Research Center. O aumento do investimento chinês é uma das razões apontadas

Em 2025, a faturação da Meta, dona das redes sociais Facebook, Instagram e Threads e da aplicação móvel de comunicações WhatsApp, será superior ao investimento publicitário global em televisão linear, antevê o relatório Global Advertising Trends 2024 do World Advertising Research Center (WARC). “O Facebook e o Instagram cresceram mais de 20% face ao ano anterior no primeiro trimestre de 2024 e a previsão é que a Meta fature €144,6 mil milhões este ano, o que corresponde a 63% do investimento publicitário global”, refere o documento.

“A faturação será alavancada pela atual onda de investimento dos exportadores chineses e pela popularidade das suas ferramentas de inteligência artificial (IA)”, estima a WARC. “Ferramentas como a Advantage+ da Meta, que automatizam algumas ações criativas e de planeamento de media têm vindo a ganhar muita popularidade junto dos anunciantes. No entanto, algumas marcas têm-se queixado da eficiência das campanhas”, sublinha, no entanto, o relatório.

Para o sucesso comercial da Meta têm sido decisivos os formatos inovadores que a empresa tem vindo a desenvolver e a apresentar ao mercado. “No último trimestre de 2024, o número de anúncios nas diferentes plataformas cresceu 19,1%, com muitas das sessões de reels [formato de vídeo] a exibir atualmente sete anúncios ou até mais”, refere o relatório. “As plataformas ambicionam melhorar a eficiência da monetização com novas funcionalidades de pesquisa e com novos formatos de anúncios de compras”, avança ainda a análise da WARC.

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