As caras mais reconhecidas pelos portugueses
Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Luís Figo e Fátima Lopes são alguns dos nomes de celebridades que colhem mais notoriedade junto dos portugueses. A conclusão é do estudo As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal, realizado pela Marktest.
Pedro Durães
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Luís Figo e Fátima Lopes são alguns dos nomes de celebridades que colhem mais notoriedade junto dos portugueses. A conclusão é do estudo As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal, realizado pela Marktest e que analisa a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas nacionais e a sua participação em campanhas de publicidade na televisão em 2010 com base em indicadores como número de inserções, investimento a preço de tabela, duração da exposição e GRPs (audiência) por personalidade e marca associada. De acordo com este estudo, Cristiano Ronaldo tem o maior índice de notoriedade espontânea, embora José Mourinho ocupe a mesmo posição entre mulheres e classe alta e média alta. Já no que diz respeito a notoriedade total, que abrange a notoriedade espontânea e a sugerida, Luís Figo ocupa o primeiro lugar. Por região, homens e residentes na Grande Lisboa põem Cristiano Ronaldo nessa posição, enquanto residentes no Grande Porto colocam José Mourinho e residentes no Sul a apresentadora Fátima Lopes.
Por sector de actividade, o estudo indica que Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho são os actores preferidos, enquanto João Manzarra assume o mesmo lugar entre os apresentadores de televisão. A apresentadora Fátima Lopes é, no entanto, a mais referida na associação à publicidade, especialmente em sectores como distribuição, higiene para o lar, lácteos ou farmacêutico. Também os Ricardo Araújo Pereira e os Gato Fedorento são apontados como os elementos com que os portugueses mais se identificam, sendo que o quarteto foi o mais presente em campanhas de televisão em 2010, embora fiquem a perder em termos de share de audiência para a apresentadora e actriz Cláudia Vieira.
Entre as marcas, a Meo assumiu a liderança nas inserções publicitárias com figuras públicas. Já a L’Oreal foi a marca que maior volume de investimento alocou a esta publicidade, enquanto a Portugal Telecom e o Modelo Continente foram os anunciantes que mais apostaram em figuras públicas nas suas campanhas de televisão. Em 2010, a participação de figuras públicas em campanhas de televisão representou, de acordo com a Marktest, 18,4% do investimento publicitário a preços de tabela.