92% dos portugueses não sabem quando é desligado o sinal analógico de televisão
Mais de 90% dos portugueses não sabem em que ano é desligado o sinal analógico de televisão. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Lusófona de Lisboa, apenas 7,8% dos portugueses com mais de 18 anos identificaram 2012 como o ano do switch off,
Ana Marcela
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Mais de 90% dos portugueses não sabem em que ano é desligado o sinal analógico de televisão. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Lusófona de Lisboa, apenas 7,8% dos portugueses com mais de 18 anos identificaram 2012 como o ano do switch off, tendo 85,4% dos inquiridos afirmado não saber quando tal vai acontecer, 6,1% indicado 2011 como a data do desligamento e 0,7% escolhido 2013.
Ainda de acordo com o inquérito, feito junto a uma amostra representativa da população portuguesa (1.205 indivíduos), os custos associados à TDT são a principal preocupação junto dos inquiridos (60,6%), sendo que 53,7% consideram que o processo de transição deveria ser mais demorado “dando mais oportunidade às pessoas para adquirirem mais informação” e 48,3% mostram-se surpreendidos com a data do switch afirmando não saber “que o sinal analógico de TV ia ser desligado em breve”. O interesse da própria televisão digital gera respostas díspares, com 58,5% dos inquiridos a manifestarem ter interesse ou muito interesse e 8,6% não ter interesse ou ter pouco interesse nesta plataforma. 26,7% revelam um interesse moderado.
Junto aos 525 inquiridos com televisão analógica paga, apenas 23,4% manifestam o interesse na aquisição de equipamentos ou na subscrição de um serviço para receber televisão digital nos próximos 12 meses. 45,5% escolhem não sabe/não responde como opção e 34,1% afirmam não ter intenção de adquirir nenhum dos principais equipamentos e/ou serviços de televisão.
A Anacom anunciou ontem as datas oficiais do switch off, com a primeira fase a decorrer a partir de 12 de Janeiro de 2012 “para os emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental, a 22 de Março de 2012, “para os emissores e retransmissores que asseguram a cobertura das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira” e a terceira fase a 26 de Abril de 2012, para os restantes emissores e retransmissores.