Os grandes grupos de comunicação social
Na edição desta semana do Meios & Publicidade publicamos um especial sobre os grandes grupos de comunicação social que operam no nosso país e também, pelo terceiro ano consecutivo, um […]
Carla Borges Ferreira
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Na edição desta semana do Meios & Publicidade publicamos um especial sobre os grandes grupos de comunicação social que operam no nosso país e também, pelo terceiro ano consecutivo, um descartável com os organogramas, estrutura accionista e uma lista de contactos dos responsáveis editoriais, comerciais e de marketing dos cerca de 130 meios que integram os nove maiores grupos do país.
Logo num primeiro olhar, o mapa sistematiza alguns dados curiosos:
1 – Nos nove principais grupos do país temos três internacionais, quatro nacionais privadas, a Igreja e o Estado;
2 – Dos nove apenas três estão cotados em bolsa;
3 – Dos nove dois mudaram de mãos este ano;
4 – As principais alterações, em relação ao ano passado, surgem na Impresa, nomeadamente através da forte aposta no digital;
5 – Na Media Capital a acção da mudança de accionista fez-se sentir sobretudo no sector da rádio;
Em relação ao mapa do ano passado, há ainda a realçar uma ausência: a da Hachette Filipacchi Publicações, editora encerrada esta semana. Em Portugal desde 1988, chegou a colocar em banca quase uma dezena de títulos. Neste momento editava a Elle, a Ragazza, a Premiere e a Casa Dez e Cozinha Dez. As duas primeiras passarão, ao que tudo indica, para a RBA, editora presente em Portugal desde o final do ano passado, dirigida pela antiga directora comercial da Hachette e que,até agora, apenas tem no seu portfólio a National Geographic. Uma vez que estamos a falar de uma das maiores editoras do país vizinho, com mais de 30 títulos, não será de estanhar se em 2008 o Especial Grupos de Comunicação Social tiver um novo protagonista.