Pingo Doce abre restaurante em Portugal com pagamento por IA
No espaço Comida Fresca do Alegro Sintra, os clientes têm ao seu dispor cinco caixas de pagamento ‘self checkout’, com inteligência artificial, desenvolvida pela ‘startup’ Retail Robotics Solutions

Meios & Publicidade
Reveja os melhores momentos dos Prémios Marketing M&P’24
VML e Public’ põem ‘vacas felizes’ a gerir redes sociais da Terra Nostra
Chanel escolhe estrela de Bollywood para embaixadora da marca
Anúncio de 1988 inspira campanha da Levi’s com Beyoncé
Investimento em media cai 29,1% em cinco anos
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
O Pingo Doce anuncia a abertura do primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial (IA). No novo espaço Comida Fresca do Alegro Sintra, os clientes têm ao seu dispor cinco caixas de pagamento ‘self checkout’, com inteligência artificial, desenvolvida pela ‘startup’ Retail Robotics Solutions, Na prática, o sistema reconhece a comida que o cliente leva no tabuleiro, através do reconhecimento de imagem, de acordo com o comunicado da retalhista.
Para o diretor de IT do Pingo Doce, José Esteves, a tecnologia desempenha um papel relevante nos restaurantes Comida Fresca. “Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento, e consequente diminuição dos tempos de espera”.
O sistema identifica a comida através da forma, cor e textura. E quanto mais for usado, melhor fica, como explica Dimitri Rodin, CEO da Retail Robotics Solutions. A IA aprende com cada nova utilização, tornando-se mais rápida e mais precisa a cada interação. “A IA tornou-se uma das tendências globais mais influentes. Estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução”, conclui.
O espaço de restauração do Pingo Doce do Alegro Sintra foi totalmente renovado, contando com com uma capacidade de 342 lugares sentados.