Publicis reforça gestão e obtenção de dados com aquisição da Lotame (com vídeo)
A aquisição consolida a estratégia do Publicis de apostar em dados baseados em identidades. Com a junção da Lotame ao portefólio de ativos focados em dados, o grupo expande os perfis individuais para 4 mil milhões e atinge cerca de 90% dos consumidores adultos com acesso à internet

Daniel Monteiro Rahman
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
O Publicis Groupe adquire a Lotame, plataforma norte-americana de gestão de dados, para complementar o portefólio de ativos focados em dados, que pretende combinar com inteligência artificial (IA) para ajudar os clientes a alcançar os consumidores com maior eficácia.
A aquisição consolida a estratégia do Publicis de apostar em dados baseados em identidades, uma abordagem de segmentação e personalização de marketing que se baseia na recolha de fontes de dados primárias para construir perfis de pessoas reais. A Lotame vem reforçar a base de dados do Publicis alojada na Epsilon, agência do grupo que fornece dados à ‘holding’ sobre 2,3 mil milhões de pessoas a nível mundial.
Nos termos do acordo, a Lotame, fundada em Columbia, Maryland, em 2006, vai manter a denominação e a estrutura atuais. A plataforma trabalha com quatro mil marcas e editores em 109 países e conta com 150 funcionários. A Lotame dá à ‘holding’ francesa acesso a cerca de 1,6 mil milhões de perfis de consumidores, permitindo ao Publicis expandir os perfis individuais para 4 mil milhões e atingir cerca de 90% dos consumidores adultos com acesso à internet mundialmente, refere o Publicis em nota de imprensa.
Investimento contínuo em dados e IA
Embora os termos financeiros da aquisição não tenham sido mencionados, Arthur Sadoun, presidente e CEO do Publicis Groupe, revela num vídeo de 20 minutos dedicado aos funcionários que o Publicis investe 1,5 mil milhões de dólares (€1,3 mil milhões) em dados e tecnologia nos últimos seis meses e reitera que o grupo vai gastar entre 800 e 900 milhões de dólares (€737 e €829 milhões) em aquisições de IA e tecnologia em 2025.
Este negócio aumenta a capacidade do Publicis em termos de dados nas regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), bem como na região da Ásia-Pacífico (APAC). Scott Hagedorn, diretor de soluções do Publicis, revela que a ‘holding’ não tinha uma cobertura de dados tão significativa na APAC como desejava antes da aquisição. “Isto dá-nos uma presença muito forte na APAC, onde muitos outros grupos têm tido dificuldade em implementar uma estratégia de identidade”, declara Scott Hagedorn à Ad Age.
No vídeo dedicado aos funcionários, Arthur Sadoun descreve como a Lotame será integrada na plataforma de IA da empresa, a CoreAI, lançada em janeiro de 2024. O CEO do Publicis Groupe também refere que a IA “não é nada sem dados”, salientando que quanto mais dados a empresa tiver em diferentes pontos de contacto com o consumidor, melhor poderá fornecer conteúdo personalizado em larga escala.