IPG vende R/GA aos gestores da agência, com apoio de capitais privados
A Truelink Capital vai investir €47,6 milhões num fundo de inovação para apoiar a R/GA. Entre os novos proprietários encontram-se Robin Forbes (na foto, à esq.), CEO mundial da R/GA, e Tiffany Rolfe (à dir.), presidente e diretora criativa mundial

Daniel Monteiro Rahman
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
O Grupo Interpublic conclui a venda da agência criativa norte-americana R/GA a um grupo liderado pela administração da agência, com o financiamento da empresa de capitais privados Truelink Capital, sediada em Los Angeles, noticia a Ad Age.
O IPG estava a tentar vender a agência especializada em publicidade digital há mais de um ano. “Este movimento estratégico permite ao Interpublic concentrar-se ainda mais nas suas principais ofertas estratégicas”, declara Philippe Krakowsky, CEO do IPG, em comunicado de imprensa.
Robin Forbes, CEO mundial da R/GA, e Tiffany Rolfe, presidente e diretora criativa mundial, fazem parte do grupo de aquisição liderado pela administração, de acordo com uma declaração conjunta da R/GA e da Truelink Capital. A R/GA não divulga os nomes dos restantes elementos do grupo de aquisição. “Para nós, trata-se de uma oportunidade de acelerar o nosso trabalho criativo de classe mundial através da tecnologia e do design”, salienta Tiffany Rolfe, no comunicado que anuncia a venda.
A Truelink Capital vai investir 50 milhões de dólares (€47,6 milhões) num fundo de inovação para apoiar os esforços da agência no que se refere à IA generativa, ao talento, ao desenvolvimento de produtos e a futuras aquisições, de acordo com a declaração conjunta. Não são, no entanto, mencionados os termos financeiros da aquisição.
A R/GA, fundada em 1977 e adquirida pelo IPG em 2001, é conhecida pelas campanhas e serviços prestados a clientes como a Nike, a Reddit e a Verizon. Entre os atuais clientes da R/GA contam-se a Google, a Nike, a Diageo, a Eli Lilly, a Samsung e a TurboTax, para a qual a R/GA cria um anúncio para o Super Bowl de 2025.