Ronaldo é o influenciador nacional que mais cresce no YouTube
Canais para crianças, de tecnologia e humorísticos são os que mais crescem no YouTube em Portugal, em 2024, com o canal UR Cristiano (na foto) a dominar o ranking da Snack Content Portugal, elaborado em exclusivo para o M&P

O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
Sem surpresa, o canal oficial de YouTube de Cristiano Ronaldo, UR Cristiano, é o que mais cresce em 2024 na rede social de vídeo detida pela Alphabet. No aumento do número de inscritos, o futebolista é seguido por dois canais de vídeos para crianças, o V Kids e o Panda e os Caricas, na segunda e na terceira posição, respetivamente, de acordo com o ranking da Snack Content Portugal.
A análise, realizada em exclusivo para o M&P, é desenvolvida através do programa de dados Tubular para a rede social YouTube, no período entre janeiro e dezembro de 2024. Este ranking considera apenas criadores de conteúdos nacionais, excluindo ainda os canais com conteúdos não originais ou reciclados com ‘clickbaits’ repetitivos.
Criado apenas em julho de 2024 e lançado oficialmente em agosto, o canal que promete “Cristiano as you’ve never seen him before” soma 72,60 milhões de inscritos, nos primeiros cinco meses de existência, o que representa uma média de cerca de 14,5 milhões de aderentes por mês, entre agosto e dezembro. A 18 de fevereiro, os números já vão em 73,8 milhões de subscritores (mais 1,2 milhões em menos de dois meses) e 95 vídeos publicados.
“É, sem dúvida, o maior fenómeno do YouTube português em 2024. A plataforma de Cristiano Ronaldo explode em popularidade logo desde o lançamento, conquistando mais de 72 milhões de novos inscritos em apenas alguns meses”, salienta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, estúdio de marketing digital especializado em vídeo para redes sociais.
Com entrevistas exclusivas, desafios, colaborações com o Mr Beast, e momentos da vida pessoal, o canal soube capitalizar a imagem de Cristiano Ronaldo para atrair fãs do mundo inteiro. “Este sucesso também se deve à já enorme base de seguidores do jogador nas redes sociais, garantindo uma comunidade massiva logo desde o primeiro dia”, refere Inês Ramada Curto.
Canais infantis ganham duas vezes
A longa distância de Cristiano Ronaldo, os canais infantis dominam o top 3 do ranking. O V Kids, na segunda posição, tem 250 mil novos inscritos em 2024. No total, desde que é criado, em novembro de 2014, soma 2,22 milhões de subscritores e 566 vídeos de desenhos animados, focados em grande parte no boneco Pintainho Amarelo.
“Os conteúdos infantis continuam a ser uma aposta segura no YouTube. O V Kids dá provas ao conquistar 250 mil novos inscritos em 2024, com vídeos educativos, músicas e histórias interativas para crianças. O canal consolida-se como uma das principais escolhas dos pais que procuram conteúdos seguros e estimulantes para os filhos”, analisa Inês Ramada Curto, acrescentando que “o crescimento também é impulsionado pelo aumento do consumo digital entre as novas gerações e a popularidade dos vídeos animados e interativos”.

O canal infantil V Kids tem 250 mil novos inscritos, num total de 2,22 milhões de subscritores desde que é criado, em novembro de 2014
A capitalizar esta tendência, na terceira posição, o canal Panda e os Caricas ganha 160 mil novos subscritores, que engrossam os atuais 3,24 milhões de aderentes que assistem aos 93 vídeos publicados desde que o canal arranca no YouTube, em maio de 2019, que a sócia da Snack Content Portugal considera ser “um dos maiores sucessos entre o público mais jovem em Portugal”.
“O canal mantém-se relevante através do lançamento de novas músicas, histórias animadas e videoclipes interativos que encantam as crianças e conquistam a confiança dos pais. Além disso, a marca investe fortemente em eventos offline, ao vivo e merchandising, ampliando ainda mais a presença no mercado infantil”, argumenta Inês Ramada Curto.
A codiretora executiva e sócia da Snack Content Portugal destaca que “o YouTube continua a ser um dos principais meios de consumo de conteúdo digital”. No panorama nacional em 2024, “o crescimento dos canais portugueses é um reflexo direto das mudanças nas preferências do público e das comunidades digitais”, sustenta Inês Ramada Curto, avançando que “em temáticas como entretenimento, tecnologia e conteúdo infantil, alguns canais destacam-se de forma impressionante”.
Tecnologia e humor são apostas ganhas
É precisamente na tecnologia que se encontra o quarto canal do ranking, Nuno Agonia, que ganha 150 mil aderentes, num total de 182 milhões de subscritores e 833 vídeos, carregados desde que é lançado, em novembro de 2012. O criador deste canal de YouTube, um ex-informático de gestão hospitalar, dedica-se essencialmente a vídeos de ‘unboxing’ de produtos tecnológicos, mas também à testagem de carros e motas.
“O influenciador Nuno Agonia continua a consolidar-se como um dos maiores criadores de conteúdo de tecnologia em Portugal. O seu canal destaca-se pelos testes de produtos inovadores, análises detalhadas de gadgets, reviews e testes tecnológicos”, observa Inês Ramada Curto.
A codiretora executiva da Snack Content Portugal salienta a consistência de postagens de Nuno Agonia – criando uma rotina -, e a aposta em vídeos bem produzidos, informativos e acessíveis como fatores que determinam a fidelização de um público, tanto em Portugal como no Brasil e em outros países lusófonos. “A capacidade de se adaptar às tendências tecnológicas e de cobrir lançamentos em tempo real também são fatores determinantes para o crescimento”, remata.

O Panda e os Caricas ganha 160 mil novos subscritores, que engrossam os atuais 3,24 milhões de aderentes, desde maio de 2019
O top 5 dos canais nacionais que mais crescem no YouTube em 2024 é fechado com o LiliOnScreen, que ganha 23 mil novos inscritos, totalizando 591 mil subscritores e 1300 vídeos. O canal criado em fevereiro de 2015 por Lili Marques – que se autointitula “uma adolescente que não quer crescer” – apresenta vídeos em tom humorístico e memes, entre outros, criados pela jovem de 25 anos, natural de Avelãs da Ribeira, na Guarda.
Inês Ramada Curto explica que “a Lili, criadora de conteúdos dedicados à cultura pop, séries, cinema e universo dos videojogos, conquista a sua comunidade digital através de análises detalhadas, jogos envolventes e sempre com uma abordagem autêntica e cativante”.
A codiretora executiva da Snack Content Portugal considera que “o crescimento do canal reflete a crescente comunidade de ‘gaming’ em Portugal e de criadores de conteúdos neste nicho, que partilham opiniões genuínas, experiências e uma visão muito própria destas temáticas, com uma conexão muito próxima com os seguidores”.
No geral, Inês Ramada Curto considera que “o YouTube português em 2024 é marcado pela ascensão de canais que souberam captar as preferências e atenção do público, gerar conversas, partilhar conteúdos de forma nativa e consistente, devolver interações e oferecer conteúdos que variam entre entretenimento, educação e tecnologia”.
“Cristiano Ronaldo domina de forma esmagadora, mas os canais infantis, de tecnologia e ‘gaming’ também mostraram força, evidenciando que há espaço para diferentes nichos no mercado digital. Com o crescimento do consumo de vídeos online, estes criadores têm agora um público mais envolvido do que nunca, e as suas trajetórias indicam que o sucesso continuará nos próximos anos”, remata.