TikTok regressa às lojas de aplicações da Apple e Google nos Estados Unidos
Apesar de ter estado ausente das duas lojas de aplicações durante cerca de um mês, o TikTok recupera 90% do tráfego anterior a 19 de janeiro, de acordo com os dados da plataforma de análise de tráfego digital Cloudflare Radar

Daniel Monteiro Rahman
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O TikTok está de regresso às lojas de aplicações da Apple e da Google nos Estados Unidos desde 13 de fevereiro, após o Presidente Donald Trump ter adiado a proibição da rede social chinesa e garantido aos gigantes da tecnologia que não serão multados pela distribuição ou manutenção do TikTok, noticia a Reuters.
Apesar da ausência nas duas lojas de aplicações durante cerca de um mês, o TikTok recupera cerca de 90% do tráfego que tinha antes da entrada em vigor, a 19 de janeiro, da lei que obriga a empresa proprietária, a ByteDance, a vendê-la nos Estados Unidos por razões de segurança nacional ou a ser banida, segundo dados da plataforma de análise de tráfego digital Cloudflare Radar, revelados na CNBC no final de janeiro.
Recorde-se que a 20 de janeiro, Donald Trump assina uma ordem executiva que adia a proibição por 75 dias, permitindo que o TikTok continue a funcionar temporariamente nos Estados Unidos. Embora o TikTok tenha regressado após as garantias de Donald Trump, a Google e a Apple mantiveram a aplicação removida da Play Store e da App Store nos Estados Unidos.
O motivo do atraso na reintrodução da aplicação do TikTok nas lojas de aplicações deve-se ao facto de a Google e a Apple estarem à espera de garantias de que não seriam processadas por distribuírem a aplicação, segundo analistas citados na Reuters. A diretiva de Donald Trump referia, no entanto, que as empresas não seriam penalizadas por manterem a aplicação em funcionamento nas lojas.