Audiências semanais: consumo global de televisão está a diminuir
Na semana de 3 a 9 de fevereiro, a TVI e o cabo são os únicos canais que aumentam a quota de audiência, com 15,2% e 41,4%, respetivamente. Nos canais por cabo, a CMTV continua destacada na liderança dos canais mais vistos e ocupa todas as posições do top 5 de programas mais vistos

Meios & Publicidade
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
Esta semana, o consumo global de televisão diminui 14 minutos por dia face à semana passada, o que corresponde a um consumo diário de cinco horas e 34 minutos. Em termos de variações da quota semanal, a TVI e o cabo são os canais que reforçam a quota de audiência, ao contrário do que se verifica com a RTP1, a SIC e o ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos), que descem.
A RTP1 desce até aos 10,6% de quota semanal e a SIC também desce algumas décimas, tendo agora 13,5%. A TVI, pelo contrário, recupera ligeiramente, subindo uma décima e atingindo agora os 15,2%. O cabo também reforça a quota de audiência semanal, e tem agora 41,4%, enquanto o ‘outros’ regista um comportamento oposto, descendo ligeiramente para 18,4% de quota semanal.
Quanto à tabela dos canais mais vistos da televisão por cabo, o pódio da semana mantém-se inalterado, com a CMTV, a CNN Portugal e o Star Channel a ocuparem os três primeiros lugares. Nas restantes posições, verificam-se trocas de lugares, mas não há entrada de novos canais no top 10 da semana, que é ocupado por Hollywood, SIC Notícias, Star Movies, Globo, SIC Mulher e Star Life, com o News Now a fechar o ranking da semana.
O programa de humor de Ricardo Araújo Pereira e companhia na SIC, ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha’, lidera a tabela global dos programas mais vistos. Seguem-se o concurso de final de tarde da RTP1 ‘O Preço Certo’, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story Desafio Final – Especial’, mais uma edição de ‘O Preço Certo’, da RTP1, e o ‘Jornal da Noite’ da SIC, que fecha o top 5 da semana.
Em semana de jogo clássico no campeonato, o programa desportivo da CMTV ‘Duelo Final/FC Porto x Sporting’ lidera o top de programas mais vistos da oferta de canais de televisão por cabo, cujo pódio é totalmente preenchido por conteúdos da CMTV dedicados a este jogo, nomeadamente os programas ‘Golos: Segunda Parte/FC Porto x Sporting’ e ‘Golos: Primeira Parte/FC Porto x Sporting’. Nas posições seguintes estão o ‘Grande Jornal – Noite’ e o ‘Investigação CM/Contas a Zeros’, ambos conteúdos da CMTV.
Data Insights, Havas Media Network