Audiências mensais: Consumo televisivo cresce à boleia dos FTA
Em janeiro, a SIC lidera ao almoço, com o ‘Primeiro Jornal’, e no primeiro e segundo ‘prime time’. Com alguma vantagem face à TVI, a RTP1 está à frente no ‘pré-prime’, com ‘O Preço Certo’. A TVI mantém a liderança e aumenta o ‘share’ para 15,5%

Meios & Publicidade
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que, no primeiro mês de 2025, o consumo televisivo regista um crescimento de 2,2% face ao mês de dezembro de 2024. No global, o consumo de televisão mantém a tendência de crescimento, tendo o mês de janeiro verificado níveis de audiência média superiores, quando comparados com os dos meses de janeiro e dezembro do ano anterior.
Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), a TVI, com um ‘share’ de 15,5% (mais 0,2 pontos percentuais face a dezembro), mantém a liderança. A SIC ocupa a segunda posição com um ‘share’ de 14,7% e é o canal que regista o maior aumento face ao último mês (mais um ponto percentual).
A transmissão da ‘final four’ da Taça da Liga, em especial, a final entre o SL Benfica e o Sporting CP, contribui para o aumento das audiências do canal. A RTP1 fica na terceira posição com um ‘share’ de 11,2%, não tendo verificado alterações em termos de ‘share’ pelo terceiro mês consecutivo.
Num mês de regresso à escola e ao trabalho depois da pausa do Natal, as tipologias ‘pay-TV’ e ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como ‘streaming’ ou consolas) registam uma diminuição de 0,6 pontos percentuais e 0,7 pontos percentuais, respetivamente.
No mês de janeiro, a tipologia do ‘pay-TV’ verifica uma diminuição de 0,6 pontos percentuais face ao último mês. Do top canais do cabo, vemos que a CMTV (com mais 0,1 pontos percentuais face a dezembro) reforça a posição de canal preferido dos portugueses no cabo.
A maioria dos canais de ‘pay-TV’ ou registam um crescimento ou não registam alterações face ao último mês, com as únicas exceções a serem os canais Hollywood (menos 02, pontos percentuais) e Globo (menos 0,1 pontos percentuais). Para além dos canais de ‘pay-tv’, nota ainda para o crescimento da RTP2, devido à transmissão dos jogos da seleção nacional de andebol no campeonato do mundo.
Em janeiro, o programa mais visto é a final da Taça da Liga entre o SL Benfica e o Sporting CP. O jogo, com transmissão na SIC, conta com uma audiência média de 2 milhões e 542 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 48,3%.
Na segunda posição, ficam os dois jogos da ‘final four’ da taça da liga (Sporting CP x FC Porto e SL Benfica x Sporting CP) com uma audiência média de 1 milhão e 915 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 36,8%.
Destaque para o jogo do campeonato do mundo de andebol entre Portugal x Dinamarca. A única partida de Portugal transmitida na RTP1 fica-se pela sexta posição, com uma audiência média de 1 milhão 127 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 23,9%.
Nota ainda para a nova novela da SIC, ‘A Herança’, que estreia em mês de janeiro. É a única novela presente no top 20 de programas e, durante o mês de janeiro, regista uma audiência média de 813 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 18.3%.
Relativamente às audiências por período horário, no mês de janeiro, a SIC lidera durante o período do almoço com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’ (20,9% face a 18,6% da TVI) e durante o ‘prime time’ (primeiro e segundo). No primeiro ‘prime time’ (entre as 20h-22h30), a diferença face à TVI é superior do que no segundo ‘prime time’ (17,4% da SIC face a 15,9% da TVI).
No segundo ‘prime time’ (22h30-00h), período onde habitualmente a TVI lidera, neste mês, com a estreia da nova novela, a SIC consegue liderar durante este período (16% da SIC face a 15,6% da TVI). A RTP1, com a transmissão do concurso ‘O Preço Certo, lidera durante o ‘pré-prime’, com alguma vantagem sobre a TVI (16,5% face a 14,4% da TVI), sendo este o período do dia o único onde consegue liderar.