Audiências: TVI fecha 2024 na liderança
Consumo televisivo cresce 2,8%. Tipologia ‘outros’ bate recorde de audiências e canais FTA têm público mais feminino e velho, além de uma afinidade com as classes mais baixas (D e E), tal como a ‘pay-TV’, segundo a análise da Initiative, em exclusivo para o M&P

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A análise de audiências de televisão em 2024, da agência de meios Initiative do grupo IPGMediabrands, revela que o consumo televisivo (audiência média) regista um crescimento de 2,8% face a 2023. Os níveis de cobertura da televisão na totalidade mantêm-se estáveis.
No entanto, analisando detalhadamente cada uma das tipologias, os ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como ‘streaming’ ou consolas) são as que mais crescem (+5,5% vs. 2023) . Quanto ao tempo médio diário despendido, observa-se que o tempo global aumenta mais sete minutos do que em 2023, com as tipologias ‘free-to-air’ (FTA) (+ seis minutos) e ‘outros’ (oito minutos) a serem as que contribuem para este aumento.
TVI lidera desde fevereiro
No início de 2024, ocorre uma alteração do líder de audiências entre os canais generalistas, com a TVI a assumir a liderança em fevereiro, mantendo-se nesta posição até ao final do ano. A estação de Queluz de Baixo termina 2024 com uma quota de audiência de 15,1%, tendo sido também o único canal FTA que regista um aumento face ao último ano (+0,8 p.p. vs. 2023). Os jogos do Euro 2024, em particular o jogo que dita a eliminação de Portugal frente à França, bem como os novos ‘reality shows’, ‘Dilema’ e ‘Secret Story’, contribuem para o aumento das audiências do canal.
A SIC termina o ano na segunda posição, com um ‘share’ de 14,3% (-0,6 p.p. vs. 2023), seguida da RTP1, que regista um ‘share’ de 10,9% (-0,3 p.p. vs. 2023). As tipologias ‘pay-TV’ obtêm resultados distintos, com a televisão por subscrição a verificar uma diminuição de 1,6 pontos percentuais, enquanto os ‘outros’ registam um aumento de 1,9 pontos percentuais face a 2023.
‘Outros’ bate recorde de audiências
A quota de audiência dos canais varia ao longo dos meses, dependendo das transmissões dos canais e dos períodos de férias dos portugueses, em especial do período de férias escolares. A SIC inicia o ano na liderança, contudo, com um crescimento significativo durante o mês de fevereiro, a TVI assume a liderança. As transmissões do Euro 2024 têm impacto nas audiências, com os meses de junho e julho a registarem os valores mais baixos no que diz respeito à ‘pay-TV’.
Por outro lado, nestes meses, e com a transmissão de vários jogos do Europeu em canal aberto, verificamos que foram dos melhores meses do ano para os canais generalistas. Por último, destaque para a tipologia ‘outros’, que em agosto bateu recordes, tendo atingido uma quota de audiência de 19%, o valor mais elevado desde que há registo.
CMTV lidera ‘pay-TV’
Quanto aos canais ‘pay-TV’, os canais de informação mantêm-se como os mais vistos no cabo. A CMTV, com um ‘share’ de 5,9% (+0,5 p.p. vs. 2023), reforça a posição de canal preferido dos portugueses, com larga vantagem sobre os restantes. Apesar da diminuição, os canais de informação CNN Portugal e SIC Notícias completam o top 3 dos canais mais vistos da televisão por subscrição.
Entre os dez canais mais vistos, destaque ainda para o TVI Reality, que, com as transmissões em direto dos reality shows ‘Big Brother’, ‘Dilema’ e ‘Secret Story’, é o segundo canal que mais cresce. Além destes, a SIC Mulher também verifica um aumento de +0,2 p.p., entrando assim para o top 10 dos canais mais vistos do ‘pay-TV’ em 2024.
Europeu domina programas mais vistos
Os jogos de futebol dominam o top 10 dos programas mais vistos de 2024. A final do Euro 2024, transmitida pela RTP1, é o programa mais visto do ano, com uma audiência média de dois milhões e 688 mil telespectadores, o que representa uma quota de audiência de 51,8%. Os jogos dos oitavos de final, transmitidos pela RTP1 (Portugal x Eslovénia e Áustria x Turquia), surgem na segunda posição, tendo alcançado uma audiência média de 2 milhões e 644 mil telespectadores, o que corresponde a uma quota de audiência de 52,1%.
Os jogos da fase de grupos do Euro 2024, transmitidos pela TVI (Sérvia x Inglaterra e Geórgia x Portugal), completam o pódio de programas mais vistos de 2024. Os jogos registam uma audiência média de 2 milhões e 332 mil telespectadores e um ‘share’ de 45,7%. Excluindo os jogos de futebol, o programa ‘Secret Story – o Vencedor’, transmitido durante a noite de passagem de ano em que é coroado o vencedor, é o mais visto do ano, com uma audiência média de um milhão e 200 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 23,8%.
TVI lidera audiências ao longo do dia
Em relação à audiência média diária dos canais FTA, os picos de audiência continuam a verificar-se durante a transmissão dos jornais de informação. A SIC lidera com alguma vantagem durante o ‘Primeiro Jornal’ e no início do ‘Jornal da Noite’. A RTP1 continua a atingir o pico de audiência ligeiramente mais cedo, com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’, enquanto a SIC e a TVI atingem o pico de audiência no horário nobre, embora em períodos diferentes. A SIC regista o pico de audiência durante o ‘Jornal da Noite’, enquanto a TVI atinge o pico ligeiramente mais tarde, durante a transmissão de ‘Secret Story – Especial’ e das novelas ‘Cacau’ e ‘Fazenda’.
Em 2024, a TVI lidera as audiências por período horário, durante a manhã, tarde e noite (primeiro e segundo ‘prime time’ e ‘late night’). No primeiro ‘prime time’, a diferença entre a TVI e a SIC é menor (16,7% da TVI vs. 16,4% da SIC), contudo, à medida que a noite avança, a diferença aumenta. A SIC lidera apenas durante o período de almoço, com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’, enquanto a RTP1 lidera apenas durante o ‘pré-prime’, com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’.
FTA tem público mais feminino e mais velho
Quanto ao perfil do telespectador, os canais FTA apresentam uma maior afinidade com um público mais feminino e mais velho (superior a 55 anos). A tipologia ‘pay-TV’, por sua vez, apresenta um perfil ligeiramente mais masculino e mais jovem, com maior afinidade junto do público com mais de 45 anos. Relativamente à classe social, ambas as tipologias apresentam uma maior afinidade com as classes mais baixas (D e E).