A administração e os diretores da RTP estão a analisar as candidaturas, mas nem todas serão aceites, devido ao grau de especialização da função e à necessidade de o funcionário ser substituído e haver, ou não, essa disponibilidade de contratação no mercado. As candidaturas aceites serão conhecidas em meados de maio, com as saídas previstas até ao final do primeiro semestre. A segunda fase de saídas voluntárias está prevista para o final do ano, mas irá depender de financiamento.
Instagram destrona Facebook e é a rede social que os portugueses mais usam
O Facebook surge na terceira posição, sendo ultrapassado pelo WhatsApp, que sobe para o segundo lugar, com 27,2% das referências, de acordo com a edição de 2024 do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest

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O Instagram é a rede social mais utilizada em Portugal, de acordo com a edição de 2024 do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest, que dá a conhecer os índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A plataforma da Meta é a mais referida (34,2%) entre as redes sociais a que os portugueses acedem com maior frequência, destronando assim pela primeira vez o Facebook neste critério.
A análise com base em 803 entrevistas online realizadas em julho, a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental, revela que a queda do Facebook no ranking de redes sociais mais utilizadas em Portugal é ainda mais significativa este ano, sendo que a rede social criada por Mark Zuckerberg é também ultrapassada pelo WhatsApp, que sobe este ano para o segundo lugar, com 27,2% das referências. Já o Facebook não foi além dos 20,9% das referências.
Embora esteja a ser utilizado com menos frequência, o Facebook continua a ser a rede social com maior penetração em Portugal, sendo que quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais têm uma conta criada no Facebook. Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%).
Apesar da tendência geral de quebra nos últimos anos, de acordo com o estudo, o Facebook ainda é uma rede social relevante para os portugueses, mantendo-se como a rede social com maior notoriedade ‘top of mind’, a primeira referência dada pelos entrevistados, com 59,4% das respostas. Este valor representa uma quebra face aos 64,5% registados em 2023. O Instagram, no entanto, que este ano obteve 31,2% das respostas à primeira referência espontânea, apresenta-se em crescimento. A larga distância, neste critério, encontram-se o WhatsApp, o X (antigo Twitter) e o TikTok.