Instagram destrona Facebook e é a rede social que os portugueses mais usam
O Facebook surge na terceira posição, sendo ultrapassado pelo WhatsApp, que sobe para o segundo lugar, com 27,2% das referências, de acordo com a edição de 2024 do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest

Meios & Publicidade
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
O Instagram é a rede social mais utilizada em Portugal, de acordo com a edição de 2024 do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest, que dá a conhecer os índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A plataforma da Meta é a mais referida (34,2%) entre as redes sociais a que os portugueses acedem com maior frequência, destronando assim pela primeira vez o Facebook neste critério.
A análise com base em 803 entrevistas online realizadas em julho, a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental, revela que a queda do Facebook no ranking de redes sociais mais utilizadas em Portugal é ainda mais significativa este ano, sendo que a rede social criada por Mark Zuckerberg é também ultrapassada pelo WhatsApp, que sobe este ano para o segundo lugar, com 27,2% das referências. Já o Facebook não foi além dos 20,9% das referências.
Embora esteja a ser utilizado com menos frequência, o Facebook continua a ser a rede social com maior penetração em Portugal, sendo que quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais têm uma conta criada no Facebook. Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%).
Apesar da tendência geral de quebra nos últimos anos, de acordo com o estudo, o Facebook ainda é uma rede social relevante para os portugueses, mantendo-se como a rede social com maior notoriedade ‘top of mind’, a primeira referência dada pelos entrevistados, com 59,4% das respostas. Este valor representa uma quebra face aos 64,5% registados em 2023. O Instagram, no entanto, que este ano obteve 31,2% das respostas à primeira referência espontânea, apresenta-se em crescimento. A larga distância, neste critério, encontram-se o WhatsApp, o X (antigo Twitter) e o TikTok.