Nos, Meo, Vodafone, Super Bock e Galp são as marcas com mais retorno dos patrocínios a festivais
Rock In Rio volta a liderar no número de notícias, gerando um retorno financeiro superior a €83 milhões a preço de tabela, no acumulado de 2024

Meios & Publicidade
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
As principais operadoras de telecomunicações ocupam o pódio das marcas com maior retorno financeiro associado aos patrocínios a festivais de música em Portugal em 2024. Rock In Rio volta a liderar no número de notícias, gerando um retorno financeiro superior a €83 milhões a preço de tabela, no acumulado de 2024.
Nos Alive e Vodafone Paredes de Coura fecham o ‘top’ três dos festivais de verão com maior exposição mediática, contabilizando um retorno de €34,8 milhões e €21,7 milhões, respetivamente, revela a Marktest em comunicado de imprensa.
Os dados da MediaMonitor, do Grupo Marktest, obtidos através da metodologia Brand Monitoring, indicam que a Nos é a marca que alcança o melhor registo, com um retorno financeiro estimado em mais de €30 milhões, a preço de tabela, na sequência das mais de três mil peças jornalísticas em que a operadora é referida em contexto de festivais nos primeiros oito meses do ano. Nas posições seguintes encontram-se a Meo e a Vodafone, com retornos estimados em €20,2 milhões e €19 milhões, respetivamente.
O ‘top’ cinco deste ranking conclui-se com as duas únicas marcas que também conseguem alcançar os dois dígitos de retorno financeiro pela sua associação a festivais de música, a Super Bock, com um retorno na ordem dos €18,2 milhões, e a Galp, com um retorno de €10,7 milhões, a preços de tabela.
Os dados da MediaMonitor refletem a maior exposição que estas marcas têm nos media por se associarem a festivais como ‘naming sponsors’, como o Nos Alive, Meo Marés Vivas, Vodafone Paredes de Coura ou Super Bock Super Rock, entre outros, ou com ‘naming’ de palcos, como é o caso da Galp no Rock in Rio.
O Brand Monitoring da MediaMonitor identificou perto de 250 marcas que se associaram a festivais em Portugal em 2024, tendo estas, na globalidade, obtido um retorno financeiro de cerca de €134 milhões, a preços de tabela. Além da Nos, Meo, Vodafone, Super Bock e Galp, o top 10 das marcas com maior retorno inclui o Crédito Agrícola, a Heineken, a Ageas Seguros, a Pepsi e a Sumol.