Fora do Escritório com Rodrigo Freixo, diretor de crescimento do WPP Portugal
Nas férias dá mais espaço a ideias que estão ligadas a ambições pessoais ou a projetos fora do trabalho. Expresso, TSF e outras rádios são os meios que segue, não prescinde dos mercados de peixe e fruta e das festas de aldeia
Daniel Monteiro Rahman
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Rodrigo Freixo, diretor de crescimento do WPP Portugal, posição que acumula com a direção executiva de negócio da Coca-Cola na VML, aproveita as férias para ler, surfar, fazer paddle e andar de bicicleta, mas sobretudo para passar mais tempo com a família. “Por muito trabalho que tenhamos há momentos que não podemos perder, sobretudo com as crianças”, argumenta, recordando o momento com os filhos nas mais recentes férias em Alporchinhos (na foto), no Algarve.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Não olho para os emails e aproveito para silenciar os 300 mil novos grupos de WhatsApp, Teams e por ai fora, que são já mais que uma ferramenta de trabalho. Aliás devíamos começar a pensar em colocar um ‘out of office’ genérico em todas as aplicações que antes eram ‘privadas’ e agora são mais um anexo ao email, enquanto não o substituem por completo. Depois de ter vivido alguns anos na Suécia, percebo que é possível parar por completo durante um mês sem que o mundo acabe, ainda que não o consiga fazer.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Penso sempre que é desta vez que vou conseguir inspirar-me para novas ideias, no entanto, raramente consigo concretizar, mas faço por isso. E nunca desligo por completo, apesar de abrandar. Quanto às novas ideias, regra geral nas férias estão mais ligadas a ambições pessoais ou projetos fora do ambiente de trabalho. E tento fotografar, muito, o máximo possível.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Muitos fazem parte das ambições, mas com três filhos ainda pequenos muitas vezes acabo por fazer mais um ‘zapping digital’ do que aprofundar muito na matéria. Gosto muito do Expresso, TSF entre outras rádios. Sou fã de rádio e desse mundo ’em direto’. Depois, gosto de plataformas como a Netflix e o Disney+. Este verão foi atípico, com dois grandes eventos desportivos que me consumiram boa parte do tempo. Ah, e ler. Com os miúdos a crescerem, vejo a luz ao fundo do túnel, e consegui ler quase dois livros este verão.
Quais são as marcas que o acompanham nas férias?
A Decathlon. Nunca falho a visita à Decathlon, para ajudar naquela certeza de que é desta que vou ser mesmo desportista e ativo. A Amazon, porque tem todo um mundo de ‘gadgets’ incríveis e inovadores para férias, ou talvez não (risos). Tropicfeel, que é uma marca de ténis que dá para tudo, dentro e fora de água, perfeito para não pensar muito. E depois aquelas marcas que não são marcas, mas são muito portuguesas, os mercados de peixe e fruta, aquela tasca a que nunca conseguimos ir durante o ano e aquela festa da aldeia.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Atualizar o computador e, acima de tudo, a ‘password’ do email, nunca falha, ou melhor falha sempre. E depois fazer aquele ‘scroll down’ para perceber o que perdi naquele tempo todo que parecia infinito, mas que afinal durou pouco. Ah, e sempre que estou em Portugal ir almoçar com a malta da agência ao Sabor a Santos, onde nos tratam como se fossemos família.