Fora do Escritório com Francisca Seabra, CEO da Burson
Durante as férias, desligar é a prioridade, mas não deixa de percorrer, diariamente, todos os órgãos de comunicação social generalistas e os económicos para “ler e ver as grandes”. Ouvir rádio e nunca se deitar sem ler os destaques do Observador são outros dos hábitos

Daniel Monteiro Rahman
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
É já uma tradição. Nas férias, Francisca Seabra, CEO da Burson, passa sempre duas semanas no Algarve e uma terceira em outro destino do país ou no estrangeiro. O ano passado, optou por ir para a Serra da Lousã e levar a família à Garganta do Cabril do Ceira (na foto) para recuperarem de uma semana que foi intensa para toda a família, a da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Além de terem acolhido peregrinos, trabalharam na JMJ, em regime de voluntariado. “E que bem que nos soube, depois, aquela semana na Lousã, a passear, comer e dormir, após dias bastante preenchidos a receber o Papa”, desabafa.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Ler e-mails de manhã à noite. Os e-mails são uma ferramenta muito útil, mas transformam-se, por vezes, num parasita. Alimentam-se das pessoas e vão aproveitando todos os espaços livres de que dispomos no nosso dia a dia. Por isso, é que só leio os e-mails estritamente necessários.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Desligar, sem dúvida. Dedico-me ao trabalho ao longo de todo o ano com muita entrega, muitas das vezes em prejuízo do tempo para a minha família. Por isso, faço questão de parar nestas três semanas do verão.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Percorro, diariamente, todos os órgãos de comunicação social generalistas e os económicos para, como se costuma dizer, ler e ver as grandes. Mantenho um hábito que é o de ouvir rádio, mas, como passo férias junto à fronteira com Espanha, acabo por alternar entre a RFM e a Rádio Comercial, que são as estações que consigo ouvir melhor naquela zona. E nunca me deito sem ler as últimas e os destaques do Observador, vício que tenho há anos.
Quais são as marcas que o acompanham nas férias?
Esta é uma pergunta difícil para quem trabalha diariamente com marcas e tem carinho por tantas delas. Mas arrisco a destacar a Kia, porque o nosso carro é o confidente das nossas viagens, ajusta-se ao peso das malas e sobrevive aos buracos do estacionamento de praia, sempre carregado de areia. E como comecei por referir as nossas férias do ano passado na Serra da Lousã, destaco também a marca dos hotéis Octant, porque fomos muito bem recebidos lá. O conceito desta marca de hotelaria é muito interessante.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Conversar com a equipa. Saber das férias de todos e perceber se descansaram e se estão prontos para duas importantes épocas do ano em relações públicas que se aproximam a passos largos, a rentrée e o Natal.