Audiências mensais: TVI lidera em julho com jogos do Euro 2024 e estreia de ‘Dilema’
A RTP1 surge na terceira posição com um ‘share’ de 11,1%, registando uma diminuição de 0,3 pontos percentuais face a junho

Meios & Publicidade
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em julho o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, verificou um decréscimo de 1,4% face ao mês de junho.
Entre os canais FTA, a TVI terminou o mês em primeiro lugar com um ‘share’ de 15%. A SIC ficou em segundo lugar, tendo perdido 0,7 pontos percentuais de ‘share’ face ao mês anterior, terminando com 14,5%.
A RTP1 surge na terceira posição com um ‘share’ de 11,1%, registando uma diminuição de 0,3 pontos percentuais face a junho. Ainda no mês em análise, os ‘Outros’ voltaram a verificar um crescimento (+0,6 pontos percentuais versus o mês anterior) e alcançaram um ‘share’ de 18,5%, superando o valor registado em março, sendo também a percentagem de ‘share’ mais elevada que a tipologia verificou desde que há registo.
No mês de julho, a tipologia ‘pay tv’ registou uma diminuição de 0,5 pontos percentuais versus junho. Dentro do segmento dos canais de informação, a CMTV mantém a liderança com um ‘share’ de 5,6%, mantendo alguma distância do segundo lugar, ocupado pela CNN Portugal, que registou um ‘share’ de 2,3%.
De destacar ainda o aumento das audiências no canal generalista RTP2, que passou de uma audiência média de 19 mil telespectadores para 38 mil, registando um ‘share’ de 1.8%, mais 0,9 pontos percentuais versus o mês anterior. Este aumento deve-se à transmissão da Volta à França e ao início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Em julho, o top 3 dos programas mais vistos voltou a ser composto por jogos de futebol, desta vez, os do Euro 2024. A RTP1 conquistou os dois primeiros lugares, com a transmissão da final (Espanha X Inglaterra) e dos oitavos de final (Portugal X Eslovénia e França X Bélgica).
A final do Euro 2024 foi o programa mais visto do mês, tendo a RTP1 alcançado uma audiência média de 2,68 milhões de telespetadores e um ‘share’ de 51,8%. Os restantes lugares do ranking pertencem também às diferentes fases da competição e estão repartidos pela RTP1, TVI e SIC.
Se excluirmos os jogos de futebol, a estreia do programa “Dilema”, na TVI, foi o programa mais visto com uma audiência média de 913 mil telespetadores e um ‘share’ de 21,9%. De destacar também a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, transmitida pela RTP1, que alcançou uma audiência média de 819 mil telespectadores e um ‘share’ de 21,3%.
No que toca às audiências por período horário, no mês de julho, a SIC manteve a liderança durante o período do almoço, com um ‘share’ de 19,6% e regressou à liderança no período de ‘pré-prime’ e no ‘late night’, com um ‘share’ de 14,5% e 13,3%, respetivamente.
A TVI manteve a liderança no período da manhã e da tarde, assim como no ‘prime-time’ com um ‘share’ de 16,8%, mais 0,6 ponto percentuais face à SIC.
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: julho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido em outros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas