Audiências mensais: TVI lidera em julho com jogos do Euro 2024 e estreia de ‘Dilema’
A RTP1 surge na terceira posição com um ‘share’ de 11,1%, registando uma diminuição de 0,3 pontos percentuais face a junho

Meios & Publicidade
Tiago Mesquita é o novo supervisor criativo e diretor de arte da i-Brothers
Marcas pequenas ganham às grandes nas interações em vídeos no Instagram
IPSOS Apeme compra negócio de audiências e mobilidade da PSE
iMotion Events internacionaliza-se com integração no BEIC (com vídeo)
Os anúncios que podem ser vistos no Super Bowl 2025 (com vídeos)
Mondelez troca GCI pela Marco
Fred Oliveira realiza anúncio para marca financeira turca (com vídeo)
Team Lewis define estratégia comunicacional da Lyca Mobile
Publicis Groupe sobe receitas em 8,3% e vai investir em dados e IA
Rosa & Teixeira entrega comunicação estratégica à Public’
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em julho o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, verificou um decréscimo de 1,4% face ao mês de junho.
Entre os canais FTA, a TVI terminou o mês em primeiro lugar com um ‘share’ de 15%. A SIC ficou em segundo lugar, tendo perdido 0,7 pontos percentuais de ‘share’ face ao mês anterior, terminando com 14,5%.
A RTP1 surge na terceira posição com um ‘share’ de 11,1%, registando uma diminuição de 0,3 pontos percentuais face a junho. Ainda no mês em análise, os ‘Outros’ voltaram a verificar um crescimento (+0,6 pontos percentuais versus o mês anterior) e alcançaram um ‘share’ de 18,5%, superando o valor registado em março, sendo também a percentagem de ‘share’ mais elevada que a tipologia verificou desde que há registo.
No mês de julho, a tipologia ‘pay tv’ registou uma diminuição de 0,5 pontos percentuais versus junho. Dentro do segmento dos canais de informação, a CMTV mantém a liderança com um ‘share’ de 5,6%, mantendo alguma distância do segundo lugar, ocupado pela CNN Portugal, que registou um ‘share’ de 2,3%.
De destacar ainda o aumento das audiências no canal generalista RTP2, que passou de uma audiência média de 19 mil telespectadores para 38 mil, registando um ‘share’ de 1.8%, mais 0,9 pontos percentuais versus o mês anterior. Este aumento deve-se à transmissão da Volta à França e ao início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Em julho, o top 3 dos programas mais vistos voltou a ser composto por jogos de futebol, desta vez, os do Euro 2024. A RTP1 conquistou os dois primeiros lugares, com a transmissão da final (Espanha X Inglaterra) e dos oitavos de final (Portugal X Eslovénia e França X Bélgica).
A final do Euro 2024 foi o programa mais visto do mês, tendo a RTP1 alcançado uma audiência média de 2,68 milhões de telespetadores e um ‘share’ de 51,8%. Os restantes lugares do ranking pertencem também às diferentes fases da competição e estão repartidos pela RTP1, TVI e SIC.
Se excluirmos os jogos de futebol, a estreia do programa “Dilema”, na TVI, foi o programa mais visto com uma audiência média de 913 mil telespetadores e um ‘share’ de 21,9%. De destacar também a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, transmitida pela RTP1, que alcançou uma audiência média de 819 mil telespectadores e um ‘share’ de 21,3%.
No que toca às audiências por período horário, no mês de julho, a SIC manteve a liderança durante o período do almoço, com um ‘share’ de 19,6% e regressou à liderança no período de ‘pré-prime’ e no ‘late night’, com um ‘share’ de 14,5% e 13,3%, respetivamente.
A TVI manteve a liderança no período da manhã e da tarde, assim como no ‘prime-time’ com um ‘share’ de 16,8%, mais 0,6 ponto percentuais face à SIC.
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: julho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido em outros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas