A grandeza de um conceito assente numa aparente simplicidade (com vídeos)
Na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto? do M&P, a campanha Find Your Greatness, da Wieden+Kennedy Portland para a Nike, é a que Tiago Varino gostaria de ter feito. A Olhó Picolero, para a Solero, é a que o diretor criativo da WYcreative mais gostou de fazer

O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
Qual é a campanha que gostaria de ter feito?
A campanha para a Nike, Find Your Greatness.
Quais são as razões dessa escolha?
A grandeza de um conceito assente numa aparente simplicidade. Este equilíbrio é algo genialmente intemporal. Mas, acima de tudo, tem uma verdade, algo que é transversal à idade, género ou religião. Através de um copy extremamente bem escrito, palavra a palavra, esta campanha como um todo, diz-nos que todos podemos tudo. Cada um de nós, atleta ou não, pode encontrar a sua própria grandeza. Basta acreditarmos.
O que é que lhe chamou mais a atenção, o texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha? Porquê?
Quando uma campanha precisa de muita pós-produção, grandes atores e efeitos 3D, entre outra parafernália, por norma, não tem um conceito muito forte. Se despirmos uma campanha de tudo isto até à sua mensagem principal, muitas vezes temos conceitos fracos.
Neste caso, é precisamente o contrário. A campanha foi construída a partir de uma grande verdade e toda a sua força está assente na mensagem, por isso visualmente não precisa de grandes maquilhagens e artifícios. É um trabalho já com 12 anos, mas continua pertinente e verdadeiro. Tal como continuará daqui a 20, 30 ou 40 anos.
Esta campanha inspirou-o a nível criativo? Em quê e de que formas?
Inspirou-me no sentido de procurar diariamente conceitos que sejam verdadeiros e que possam efetivamente mudar a vida de alguém. Muitas vezes, as marcas esquecem-se de que falam com pessoas. Para isso, é preciso estar ao lado delas e não acima, estabelecer um diálogo e dizer-lhes algo que seja realmente importante para a sua vida.
Acredito que, desta forma, as marcas podem realmente fazer a diferença e entrar no dia a dia das pessoas.
Qual é a campanha que fez que mais o concretizou profissionalmente? Porquê?
Poderia enumerar várias campanhas que me concretizaram profissionalmente, mas vou destacar uma que fiz recentemente e que, por isso, ainda está fresca na minha memória: os Picoleros da Solero.
É uma daquelas campanhas que se tornaram num fenómeno popular, com toda a gente a cantarolar a música em todo o lado. Algo verdadeiramente notável nos dias de hoje, tendo em conta a dificuldade em captar a atenção dos consumidores. E, no fim, foi uma campanha que teve um enorme sucesso de vendas, tendo conquistado dois prémios Eficácia.
Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?
O nome Picolero associado à marca Solero já transmitia alguma musicalidade. Desde o início que sentia que era um caminho que fazia muito sentido. Dentro desta métrica “Picolero da Solero”, dei por mim a cantarolar ao ritmo do famoso “Bamboléo” dos Gipsy Kings. Ficou óbvio que era mesmo por ali. Entrámos em contacto com a agente dos Gipsy Kings e acabámos a gravar tudo com eles. Foi uma experiência única.
O que é que faz quando não tem ideias?
Nada. Ou melhor, nado. Gosto de ir para piscina e libertar a cabeça. Sei que o subconsciente continua a funcionar e que vou ter uma boa ideia. Tenho muita confiança neste processo. Na maior parte das vezes, as melhores ideias surgem quando menos esperamos.
Ficha técnicaCampanha: Find Your Greatness |
Ficha técnicaCampanha: Olhó Picolero |