Portugal mantém-se no 22º lugar no ranking de eficiência da WARC pelo terceiro ano consecutivo
A nova tabela classificativa do World Advertising Research Center, que distingue as campanhas e as agências com maior eficácia e notoriedade, também tem em conta os prémios conquistados

Luis Batista Gonçalves
Marina Fernie é a nova diretora-geral da Danone
‘Brand phishing’: Microsoft lidera como principal alvo
Garnier amplifica campanha com Rita Pereira, Mel Jordão e Mafalda Sampaio
Walmart disponibiliza inventário de ‘connected TV’ a anunciantes de ‘retail media’
Google terá pago à Samsung para ter Gemini AI pré-instalado
Campanha ‘Pobres Managers’ da Factorial apoia quem lidera equipas
Nuno Borges reforça embaixadores da La Roche-Posay
DreamMedia alarga rede e combate publicidade ilegal
Seaside aposta em Catarina Maia
73% dos ‘marketers’ reforçam investimento em embaixadores
Tal como em 2022 e 2023, Portugal mantém-se, em 2024, no 22º lugar no WARC Effective 100, o ranking de eficiência do World Advertising Research Center (WARC), que avalia as campanhas e as agências com maior eficácia e notoriedade, avançou ao Meios & Publicidade fonte da organização. Em 2021, o país chegou a ocupar o 13º lugar, mas em 2022 desceu nove posições e, desde então, permanece na mesma posição.
Em 2020, ano em que se estreou na lista, surgia no 24º lugar. Em 2018 e 2019, nem sequer figurou no top 50. Este ano, Portugal conta também com duas agências de meios no ranking que as classifica por grau de eficiência. A Arena Media surge em 12º lugar e a Initiative em 20º.
“Esta conquista reflete um salto significativo em relação ao 15º lugar obtido no ano passado, reafirmando a Arena Media não só como a agência mais bem posicionada em Portugal, mas também como a agência líder em eficácia a nível mundial dentro da Havas Media Network, de que faz parte”, reagiu entretanto a agência em comunicado.
“Este é um marco extraordinário para nós”, afirma Rodrigo Albuquerque, sócio-gerente da Arena Media Portugal. “Avançar para a 12ª posição é um testemunho do compromisso incansável das nossas equipas em ultrapassar os limites da eficácia”, sublinha o responsável.
Temos Que Falar Sobre NOS, com criatividade de O Escritório, é a única campanha publicitária portuguesa a figurar no WARC Effective 100, na 76ª posição. “Somos a única marca portuguesa e uma das duas únicas empresas de telecomunicações a figurar no ranking”, orgulha-se a NOS.
“Este é um resultado que nos deixa muito orgulhosos e que demonstra o poder da clareza estratégica e da coragem criativa. Este é um prémio apurado com independência, não pago é nem alvo de inscrição, por uma das mais respeitadas organizações do setor”, ressalva ainda a companhia.