As sugestões de Natal de… Ricardo Santos, managing director marketing and communication da Aldi Portugal
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]
Luis Batista Gonçalves
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Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Ricardo Santos, managing director marketing and communication da Aldi Portugal.
3 campanhas natalícias
“The begginer” de John Lewis, de 2022, é uma das que elogia. “É uma campanha que aproveita a época de Natal para nos chamar à atenção para uma causa, nomeadamente a necessidade de várias crianças que precisam de apoio e de um lar”, explica.
“A John Lewis conta-nos a história de um homem que se esforça para aprender a andar de skate e, dessa forma, consegue estar mais próximo e ter algo com que a criança que chega a sua casa se possa identificar e sentir-se acolhida”, esclarece.
O anúncio “Fantasias de Natal” da Imperial, que revela que “o coelhinho veio com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo”, é outro dos incontornáveis. “Para todos os que são da minha geração, acredito que a frase seja bastante conhecida”, desabafa Ricardo Santos.
“Esta é uma daquelas campanhas que nos transporta no tempo e nos faz automaticamente reviver os anos da década de 1980, sentados no sofá da casa dos nossos pais, na época de Natal. Acabamos sempre por sorrir ao rever este clássico dos anúncios de Natal”, confidencia.
“Uma música de Natal diferente”, a campanha natalícia da Aldi deste ano, é outra das que enaltece. “Esta campanha toca-me em particular. Mais do que o anúncio e a música, foi o facto de ter tido o privilegio de fazer parte e de acompanhar de perto todo o processo para passarmos exatamente a mensagem que o Natal somos nós”, assume.
“Tive oportunidade de conhecer um grupo de jovens incríveis, que nos dão uma lição de vida, que colocam de lado as desigualdades e a diferença de idades, que se agarram à vida de uma forma positiva e não se deixam vencer pelas dificuldades. E, no fim, através da música, criam uma ligação entre eles, uma felicidade e partilha que nos contagia”, regozija-se.
“É protagonizada por um grupo de artistas muito especial, que nos mostra que o mais importante do Natal são as pessoas”, sublinha o managing director marketing and communication da Aldi Portugal. Tal como o jingle menciona, “não há neve nem trenós, o Natal somos nós”. “E não poderia estar mais certo”, sublinha.
3 podcasts
Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos De Dizer. “É durante as viagens de carro que aproveito para ouvir um pouco do que se passou durante a semana. Este é um dos podcasts de opinião que mais gosto de acompanhar, onde João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira, com a mediação do Carlos Vaz Marques, discutem os grandes temas da semana e dão a sua opinião dos factos”, explica.
Outra das escolhas recai sobre Expresso da Manhã. “Este é mais um dos podcasts que costumo ouvir para me manter a par dos temas da atualidade. Todos os dias, Pedro Baldaia traz um convidado para falar de um tema da atualidade e apresentar a sua opinião”, refere.
Ricardo Santos é um dos muitos apreciadores de Extremamente Desagradável de Joana Marques, o podcast mais ouvido em Portugal. “Por norma, costumo ouvi-lo nas viagens de carro ao final do dia, de regresso a casa, para me ajudar a descontrair”, confidencia o responsável.
3 livros
“A vaca púrpura” de Seth Godin (Editorial Presença). “No mundo do marketing, existe um desafio constante, o de conseguir destacar a nossa marca da restante concorrência. Este é o principal tema deste livro, que nos vai apresentando formas e estratégias para conseguirmos marcar pela diferença”, explica.
“Seth Godin recorre a várias metáforas, a começar pelo título do seu livro. Num campo cheio de vacas castanhas, a única forma de nos destacarmos é sermos diferenciadores, tal e qual como uma vaca púrpura, que se destaca das demais”, sublinha o marketeer.
Entre as recomendações figura também “O nosso icebergue está a derreter” de John Kotter e Holger Rathgeber (Ideias de Ler). “É uma historia simples e fácil de ler. Não é mais do que uma fábula, mas com uma mensagem central, assente na dificuldade da mudança e na necessidade de quebrar barreiras e superar obstáculos. Uma história que retrata os desafios que encontramos no nosso dia a dia e com os quais as organizações têm de lidar”, elucida.
“A queda dos gigantes” de Ken Follet (Editorial Presença). “Trata-se do primeiro livro de uma trilogia. Um drama que é passado em dois momentos marcantes da história, a I Guerra Mundial e a Revolução Russa. O autor utiliza um drama com várias famílias, mantendo sempre uma base histórica e descritiva de factos marcantes que ocorreram durante o período que é retratado no livro”, antecipa.
1 presente que gostaria de receber este Natal
Num mundo agitado como o de hoje, há luxos que não têm preço. “Pode quase parecer um cliché, mas a minha escolha seria mais tempo para poder estar com a família e os amigos. A verdade é que vivemos em tempos de stresse, com o tempo contado e com poucos momentos para parar e simplesmente disfrutar de tempo com quem mais gostamos”, justifica.
“A vida passa a correr e acabamos todos por achar que 24 horas por dia já é pouco para o tanto que temos para fazer”, assume o managing director marketing and communication da Aldi Portugal.