Ricardo Torres Assunção é o novo secretário-geral da APAN. Tiago Simões reconduzido na presidência
Tiago Simões foi reeleito e continuará a ser, até 2026, o presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que terá agora um novo secretário-geral. A função, ocupada por Manuela Botelho nos últimos 18 anos, fica nas mãos de Ricardo Torres Assunção, até agora diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal.
Sandra Xavier
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
Tiago Simões foi reeleito e continuará a ser, até 2026, o presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que terá agora um novo secretário-geral. A função, ocupada por Manuela Botelho nos últimos 18 anos, fica nas mãos de Ricardo Torres Assunção. O profissional, até agora diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal, assume o cargo a partir de maio, cessando funções na empresa de distribuição que detém a marca Minipreço.
A nomeação de Ricardo Torres Assunção “representa uma nova fase para a associação, com novos e renovados objetivos de afirmação, posicionando-se como o interlocutor primordial entre os anunciantes e todos os seus parceiros do mercado publicitário nacional”, salienta a associação em comunicado, onde sublinha que “nos últimos 18 anos, com Manuela Botelho a secretária-geral, que ocupou o cargo de secretária-geral desde 2005, a APAN intensificou o estatuto de associação indispensável na defesa dos interesses dos anunciantes nacionais promovendo a elaboração de estudos, guias e ações formativas que muito têm contribuído para uma maior transparência, responsabilidade e accountability na indústria da publicidade”.
“É com enorme orgulho e satisfação que aceitei o convite que me foi endereçado pela Manuela Botelho e pela direção da APAN, aproveitando esta oportunidade para lhe manifestar a minha gratidão por todo o trabalho desenvolvido nos últimos 18 anos”, comenta Ricardo Torres Assunção, afirmando que “a APAN tem uma missão única e compromissos firmes na defesa de um ambiente de comunicação que seja sustentável e inclusivo, e no desenvolvimento de relações construtivas com os meios, as agências e as plataformas digitais que permitam assegurar transparência e sustentabilidade ao mercado”. “É, por isso, com enorme sentido de responsabilidade que aceito este desafio, contando com o apoio de todos os membros da APAN para que, em conjunto, possamos alcançar todos os objetivos a que nos propusermos”, conclui o novo secretário-geral.
Ricardo Torres Assunção, até aqui diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal, conta um percurso profissional com mais de 20 anos de experiência, com projetos desenvolvidos em Portugal, Angola e Dinamarca e passagens por empresas como o Super Bock Group e a McDonald’s.
Tiago Simões, da Sonae MC/Continente, foi reeleito presidente da APAN depois de, em Assembleia Geral, terem sido nomeados os novos corpos sociais para o triénio 2023/2026. A nova direção é também composta por Teresa Burnay, da Unilever-Fima, enquanto vice-presidente, Filipa Appleton, da Galp Energia, como secretária da direção, e Nuno Paisana, do Santander Totta, como tesoureiro. A direção é ainda constituída pelos vogais Nuno Bernardo, do Super Bock Group, Sérgio Leal, do McDonald’s Portugal, Sérgio Carvalho, da Fidelidade, Ricardo Domingues, da Betclic, e João Nogueira da Silva, da Nestlé Portugal.
“Presidir aos destinos da APAN é uma honra e um gosto enormes, mas é também uma grande responsabilidade que assumo com espírito de missão, tendo em conta que vivemos tempos complexos, que nos vão trazer desafios relevantes para o futuro do setor. No entanto, estamos focados e determinados na defesa, salvaguarda e promoção dos interesses dos nossos associados”, sublinha o presidente da direção da APAN.
Tiago Simões é diretor de marketing da Sonae MC, onde é responsável pelo marketing de várias marcas, nomeadamente da marca Continente. Formou-se em Economia na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor de Comunicação, e realizou um MBA na Universidade Nova.