Ricardo Torres Assunção é o novo secretário-geral da APAN. Tiago Simões reconduzido na presidência
Tiago Simões foi reeleito e continuará a ser, até 2026, o presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que terá agora um novo secretário-geral. A função, ocupada por Manuela Botelho nos últimos 18 anos, fica nas mãos de Ricardo Torres Assunção, até agora diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal.
Sandra Xavier
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
Carlos Maciel assume direção da Caras e da Caras Decoração. Mariana Correia de Barros convidada a dirigir Activa
APECOM continua a crescer em número de associados
Microagências de comunicação estão a mudar paradigma
Tiago Simões foi reeleito e continuará a ser, até 2026, o presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que terá agora um novo secretário-geral. A função, ocupada por Manuela Botelho nos últimos 18 anos, fica nas mãos de Ricardo Torres Assunção. O profissional, até agora diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal, assume o cargo a partir de maio, cessando funções na empresa de distribuição que detém a marca Minipreço.
A nomeação de Ricardo Torres Assunção “representa uma nova fase para a associação, com novos e renovados objetivos de afirmação, posicionando-se como o interlocutor primordial entre os anunciantes e todos os seus parceiros do mercado publicitário nacional”, salienta a associação em comunicado, onde sublinha que “nos últimos 18 anos, com Manuela Botelho a secretária-geral, que ocupou o cargo de secretária-geral desde 2005, a APAN intensificou o estatuto de associação indispensável na defesa dos interesses dos anunciantes nacionais promovendo a elaboração de estudos, guias e ações formativas que muito têm contribuído para uma maior transparência, responsabilidade e accountability na indústria da publicidade”.
“É com enorme orgulho e satisfação que aceitei o convite que me foi endereçado pela Manuela Botelho e pela direção da APAN, aproveitando esta oportunidade para lhe manifestar a minha gratidão por todo o trabalho desenvolvido nos últimos 18 anos”, comenta Ricardo Torres Assunção, afirmando que “a APAN tem uma missão única e compromissos firmes na defesa de um ambiente de comunicação que seja sustentável e inclusivo, e no desenvolvimento de relações construtivas com os meios, as agências e as plataformas digitais que permitam assegurar transparência e sustentabilidade ao mercado”. “É, por isso, com enorme sentido de responsabilidade que aceito este desafio, contando com o apoio de todos os membros da APAN para que, em conjunto, possamos alcançar todos os objetivos a que nos propusermos”, conclui o novo secretário-geral.
Ricardo Torres Assunção, até aqui diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal, conta um percurso profissional com mais de 20 anos de experiência, com projetos desenvolvidos em Portugal, Angola e Dinamarca e passagens por empresas como o Super Bock Group e a McDonald’s.
Tiago Simões, da Sonae MC/Continente, foi reeleito presidente da APAN depois de, em Assembleia Geral, terem sido nomeados os novos corpos sociais para o triénio 2023/2026. A nova direção é também composta por Teresa Burnay, da Unilever-Fima, enquanto vice-presidente, Filipa Appleton, da Galp Energia, como secretária da direção, e Nuno Paisana, do Santander Totta, como tesoureiro. A direção é ainda constituída pelos vogais Nuno Bernardo, do Super Bock Group, Sérgio Leal, do McDonald’s Portugal, Sérgio Carvalho, da Fidelidade, Ricardo Domingues, da Betclic, e João Nogueira da Silva, da Nestlé Portugal.
“Presidir aos destinos da APAN é uma honra e um gosto enormes, mas é também uma grande responsabilidade que assumo com espírito de missão, tendo em conta que vivemos tempos complexos, que nos vão trazer desafios relevantes para o futuro do setor. No entanto, estamos focados e determinados na defesa, salvaguarda e promoção dos interesses dos nossos associados”, sublinha o presidente da direção da APAN.
Tiago Simões é diretor de marketing da Sonae MC, onde é responsável pelo marketing de várias marcas, nomeadamente da marca Continente. Formou-se em Economia na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor de Comunicação, e realizou um MBA na Universidade Nova.