Salvador da Cunha, CEO da Lift Consulting
Lift lidera processo para criar código de boas práticas para gestão da reputação corporativa
A Lift Consulting vai lançar um desafio às empresas portuguesas para que colaborem na criação de um documento dedicado às boas práticas na construção e gestão da reputação corporativa. O […]
Rui Oliveira Marques
A Lift Consulting vai lançar um desafio às empresas portuguesas para que colaborem na criação de um documento dedicado às boas práticas na construção e gestão da reputação corporativa. O texto final irá designar-se Corporate Code for Reputation Excellence, ficando aberto à subscrição por parte das empresas.
“É uma iniciativa que irá ter um programa anual e que pretende fazer uma discussão envolvendo gestores e outras personalidades de referência do tecido empresarial português, por forma a criar uma Carta de Princípios que pretende estabelecer as linhas orientadoras para uma gestão empresarial com foco na construção e gestão de uma boa reputação corporativa”, avança Salvador da Cunha, CEO da Lift Consulting.
O esqueleto do documento foi desenhado pelo Rep.Circle, unidade fundada pela Lift em 2019 que agrega o conhecimento na área da reputação corporativa, tendo contado com a participação dos membros do seu conselho consultivo. O esboço do documento foi elaborado em torno de sete pilares: propósito, empatia, ambiente de trabalho, inovação, sustentabilidade, transparência e métricas. “Temos programadas várias iniciativas para termos uma co-criação deste código com a participação de gestores e de empresas de várias áreas de actuação”, reforça ao M&P Salvador da Cunha. Apesar de existirem vários códigos de boas práticas na área empresarial, os responsáveis sustentam que esta iniciativa é inédita em torno da reputação. “Até agora não havia uma reflexão sobre est tema em Portugal, que é uma realidade diferente da norte-americana e da europeia”, acrescenta Suzana Rocha Pereira, head of content marketing & reputation da Lift e coordenadora do Rep.Circle.
O Rep.Circle vai agora criar grupos de trabalho para cada pilar, envolvendo personalidades de diversos sectores para colaborarem na redacção do texto final. O objectivo é que, até ao Verão, o texto esteja concluído. Nessa altura será lançado um desafio às empresas para subscreverem e adoptarem o documento dedicado às boas práticas da reputação corporativa.
Salvador da Cunha comenta que a expectactiva é que mais de 150 empresas se associem ao documento final, admitindo, no entanto, que é “uma meta ambiciosa”. O CEO da Lift sublinha que as iniciativas do Rep.Circle “são totalmente oferecidas à sociedade e financiadas pela própria Lift. É um contributo que damos à sociedade e às empresas, no sentido de partilhar um pouco do ganho que temos com elas”. Não haverá, portanto, custos para as empresas que se associarem à iniciativa.
Já noutro âmbito, no início de 2022 o Rep.Circle prevê realizar um evento presencial para apresentar os resultados de um barómetro dedicado à transparência e corrupção.