Coca-Cola é a marca que os portugueses mais associam ao Euro 2020. Sagres e Continente também em destaque
A Coca-Cola é a marca que os portugueses mais associam ao campeonato europeu de futebol, adiantam as conclusões de um estudo da consultora Scopen. Recorde-se que a marca esteve envolvida […]

Rui Oliveira Marques
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
A Coca-Cola é a marca que os portugueses mais associam ao campeonato europeu de futebol, adiantam as conclusões de um estudo da consultora Scopen. Recorde-se que a marca esteve envolvida num episódio protagonizado por Cristiano Ronaldo que poderá ter ajudado a este desempenho.
Alexandra Machás, managing director da Scopen em Portugal, comenta que este protagonismo da Coca-Cola vem reforçar “aquela frase antiga que ouvíamos de que ‘não há má publicidade, há publicidade’. De facto, esta situação com Ronaldo deu um push de notoriedade da Coca-Cola como sponsor do campeonato do Euro, subindo à primeira posição e ultrapassando a liderança da Sagres”. A responsável mesma destaca que a “este ano nota-se uma menor confusão de associações das marcas neste patrocínio junto do público nacional. O público nacional consegue cada vez mais separar as marcas sponsor da Seleção das marcas sponsor do campeonato europeu, onde a Sagres lidera em notoriedade de marcas sponsor da selecção e a Cola-Cola no campeonato”.
A Sagres mantinha a primeira posição na fase de arranque do Euro 2020 com maior notoriedade do seu patrocínio à selecção. A seguir ao jogo de Portugal e Hungria a marca aumentou a sua nomeação, mas fica agora na segunda posição com 29,4 por cento de recordação top of mind, com a subida da Coca-Cola à liderança, com 46,6 por cento. A Heineken passou para a terceira posição neste ranking com 21,1 por cento, seguida agora pela Nike (14,4 por cento) e pela Altice/Meo (13,4 por cento).
Já quando questionados sobre a notoriedade das marcas patrocinadoras da selecção nacional, a Sagres destaca-se com 59 por cento, seguindo-se o Continente (46 por cento), a Galp (45 por cento) e a Altice/Meo (32 por cento).
A campanha do Continente “Esta Fome de Vencer, Não pára de crescer” é a que obtém a maior recordação comprovada associada ao Euro 2020, de acordo com a mesma análise da Scopen, com 47 por cento dos inquiridos a dizerem que recordam a campanha. A seguir surge a campanha da Sagres “Portugal precisa de ti” (45 por cento) e a da Galp “O sonho é renovável” (39 por cento). Destaque ainda para a campanha da FPF que chega aos 29 por cento com o hino de apoio “Vamos todos, Vamos com tudo”.
O estudo Brand Sponsor da Scopen decorreu entre os dias 8 e 20 de Junho, contando com 698 inquiridos.