Alma, a nova revista trimestral do Público
Já está nas bancas a primeira edição da revista trimestral do Público, a Alma. Com 100 páginas e um preço de capa de 4,90 euros, cada número da Alma irá […]
Rui Oliveira Marques
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Já está nas bancas a primeira edição da revista trimestral do Público, a Alma. Com 100 páginas e um preço de capa de 4,90 euros, cada número da Alma irá abordar uma cidade de média dimensão, nas vertentes económica, social, cultural, histórica e ambiental. O número de estreia da publicação, que adopta como assinatura “A revista para o vício das cidades”, é dedicado a Famalicão.
“Na origem desta iniciativa editorial está a preocupação em mostrar que em cada uma das nossas cidades média há, para além de uma invejável qualidade de vida, o ritmo da modernidade e uma organização institucional e social que o pratica todos os dias”, aponta o director do Público e da Alma, Manuel Carvalho, em editorial.
A edição de estreia da Alma refere que “este número teve o apoio da Câmara Municipal de Famalicão mas toda a edição foi feita segundo os padrões de exigência e independência do jornal, sem qualquer relação com o apoio atribuído”. De acordo com o contrato publicado no portal Base, tratou-se de um apoio de 19.990 euros+IVA.
A apresentação do primeiro número decorreu na Casa das Artes de Famalicão, numa sessão que contou com a presença de Manuel Carvalho, das jornalistas e editoras da revista Alexandra Prado Coelho e Isabel Salema, da directora de I&D da Riopele Albertina Reis, do actor e director artístico do Teatro da Didascália Bruno Martins, assim como do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha. Foram ainda expostas fotografias da cidade da autoria do fotojornalista Nelson Garrido.