Carolina Amaral (OMG Perfomance), Tiago Branco (OMG chief transformation officer), Sofia Ribeiro (TransACT), Inês Pires (data & technology), Joana Teixeira (OMG Performance) e Luís Mergulhão, presidente e CEO do OMG
Omnicom Media Group alarga operação no mercado português com novas unidades para as áreas de performance e e-commerce
“O que se concretiza hoje está a ser desenhado e trabalhado há largos meses”, afirma Luís Mergulhão, presidente e CEO do Omnicom Media Group. OMG Performance e TransACT são as duas unidades que passam a integrar a operação da network no mercado português. A criação do cargo de chief transformation officer, transversal a todo o grupo, é outra das mudanças na estrutura.
Pedro Durães
Meo Go leva televisão aos autocarros da FlixBus
José Bourbon-Ribeiro junta-se a Domingas Carvalhosa e entra no capital da Wisdom
Omnicom adquire Interpublic em acordo de €12,5 mil milhões
Spotify criticada por usar IA em experiência de marca
O atrevimento de ser ridículo com convicção
TikTok pode ser bloqueado nos EUA se não for vendido até 19 de janeiro
Revista Cristina chega mesmo ao fim
Apenas um terço dos marketers anteveem aumento de orçamentos
O papel e a cor como suportes de arte
Dita Agência conquista comunicação digital do Imovirtual
“O que se concretiza hoje está a ser desenhado e trabalhado há largos meses”, afirma Luís Mergulhão, presidente e CEO do Omnicom Media Group. OMG Performance e TransACT são as duas unidades que passam a integrar a operação da network no mercado português. A criação do cargo de chief transformation officer, transversal a todo o grupo, é outra das mudanças na estrutura. Um movimento que representa, nas palavras de Luís Merguhão, uma “clara evolução do Omnicom Media Group para o terreno da data, da tecnologia, da inteligência artificial, e para uma nova criatividade, que pretendem responder às necessidade e novos desafios das marcas”.
“O conceito de ‘meio digital’ está datado”, aponta o presidente e CEO do Omnicom Media Group, argumentando que é necessário “agregar talento e competências em diversas áreas para ganhar vantagens competitivas que potenciem o negócio dos nossos clientes, através de novas formas de comunicar que não procurem apenas a notoriedade e passar atributos, mas estejam focadas na venda”. É nesse sentido que, defende, “a performance e os novos modelos de negócios a ela associados, bem como as formas e processos mais eficazes que se concretizam no e-commerce, onde surgem novos players, outros tipos de comunicação e de canais, são elementos cruciais para o sucesso das marcas”.
É neste enquadramento que chega ao mercado nacional a OMG Performance, agência da network especializada nesta área e que será liderada em Portugal por Carolina Amaral e Joana Teixeira, profissionais que estavam até agora na OMD, onde desempenhavam funções, respectivamente, como digital account manager e digital manager. Descritas como “profissionais com larga experiência nesta área”, antes de integrar os quadros da agência de meios do Omnicom Media Group, Carolina Amaral esteve dois anos e meio na Performance Sales, do WYgroup, como digital marketing specialist, e Joana Teixeira passou pelo Havas Media Group como programmatic trader antes de regressar ao grupo, onde já tinha estado entre 2016 e 2018 como digital analyst para a área de programmatic buying.
A TransACT apresenta-se ao mercado como a unidade do grupo especializada em e-commerce e será liderada por Sofia Ribeiro. A profissional, que integra o grupo desde 2016, começou por ingressar também na OMD, onde desempenhou funções como digital account executive. Nos últimos dois anos e meio, enquanto digital project manager do Omnicom Media Group, Sofia Ribeiro tem sido responsável pela conta do Turismo de Portugal, o maior investidor em digital no mercado português.
O alargamento da operação em Portugal com o lançamento de duas novas unidades é acompanhado pela criação de um cargo que não existia no grupo até à data: chief transformation officer. A função, transversal a todo o grupo, será assumida por Tiago Branco, até aqui director de data & technology, a quem caberá “potenciar a geração de novas respostas aos desafios que as marcas e anunciantes enfrentam, seja pela readequação de recursos próprios, como através de parcerias estratégicas nas áreas de data, tecnologia e inteligência artificial”. A função de head of data & technology passa para Inês Pires, data scientist no grupo.
“As necessidades de transformação e respectivos desafios e oportunidades que daí decorrem são uma constante na nossa área, sendo estas ainda mais pronunciadas dado o contexto pandémico que atravessamos”, começa por enquadrar Tiago Branco, o novo chief transformation officer do Omnicom Media Group, explicando que “esta realidade requer uma adaptação das estruturas e tecnologias, aliadas às competências e talento existente no nosso grupo”. Para isso, antecipa, é necessário “actuar de forma integrada com as agências para acelerar os processos de transformação, tendo como objectivo identificar oportunidades e desenvolver soluções, de forma a apoiar as agências e as marcas na sua transformação e contribuindo para o crescimento dos seus negócios”.
“Não chega perceber a evolução do mercado, é necessário criar capacidades e competências internas, instalar tecnologia, desenhar processos assentes em inteligência artificial e, também, assegurar o conhecimento e incentivar o talento dos nossos colaboradores”, completa Luís Mergulhão.
A operação do Omnicom Media Group em Portugal, recorde-se, conta com as agências de meios OMD e PHD, a par da AMQ, agência do grupo exclusivamente dedicada ao cliente Mercedes-Benz, a agência de brand content e digital Fuse, e a Annalect, unidade dedicada à captura, organização e activação de data insights.