Facebook anuncia fundo europeu de 3 milhões para apoiar jornalismo
Foi anunciado esta quinta-feira um fundo de três milhões de dólares para apoiar meios de comunicação local durante a pandemia covid-19 através de uma parceria entre o Facebook Journalism Project e o European Journalism Centre.
Pedro Durães
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
Carlos Maciel assume direção da Caras e da Caras Decoração. Mariana Correia de Barros convidada a dirigir Activa
APECOM continua a crescer em número de associados
Microagências de comunicação estão a mudar paradigma
Foi anunciado esta quinta-feira um fundo de três milhões de dólares para apoiar meios de comunicação local durante a pandemia covid-19 através de uma parceria entre o Facebook Journalism Project e o European Journalism Centre. O European Journalism Covid-19 Support Fund destina-se a “organizações noticiosas de pequena ou média dimensão e jornalistas em necessidade nos países mais duramente atingidos na Europa, de modo a dar suporte ao seu negócio e ao trabalho de cobertura sobre o impacto da covid-19 nas suas comunidades locais”.
“Por toda a Europa, organizações noticiosas locais estão a enfrentar uma batalha pela sobrevivência”, alerta Adam Thomas, director do Europen Journalism Centre, lembrando que, “profundamente afectados pelo impacto comercial da covid-19, os jornalistas estão a fornecer cobertura essencial com recursos mínimos”. “Sem apoio urgente, serão incapazes de combater a desinformação e informar os cidadãos”, sublinha o responsável, explicando que o fundo “foi pensado para proteger jornalistas que estão a trabalhar em proximidade com as suas comunidades durante esta crise”.
A atribuição dos apoios será decidida pelo European Journalism Centre de forma independente do Facebook, não sendo obrigatório o uso de ferramentas e produtos disponibilizados pela rede social, sendo que o financiamento de projectos pode incluir, a título de exemplo, o apoio a iniciativas como o lançamento de uma newsletter dedicada à covid-19, a abertura de paywalls, contratação de jornalistas freelance ou o desenvolvimento de eventos online.