Optimize a sua posição nos motores de busca
Artigo de opinião assinado por Eugénio Ribeiro, country manager da Madzuli Agency Portugal
Meios & Publicidade
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
Carlos Maciel assume direção da Caras e da Caras Decoração. Mariana Correia de Barros convidada a dirigir Activa
APECOM continua a crescer em número de associados
Microagências de comunicação estão a mudar paradigma
Hoje em dia é essencial para qualquer empresa ter um website, pois desta forma é mais fácil e rápido dar a conhecer o seu negócio e fazer com que o cliente possa encontrar tudo o que precisa acerca da empresa, apenas com um clique. É importante conter informações relacionadas com a história, serviços e produtos da empresa e formas do cliente entrar em contacto com a mesma.
Não é novidade que todos querem um website que atraia muitos cliques, sendo que um dos principais objectivos das empresas que apostam no marketing digital é conseguirem obter as primeiras posições nos motores de busca.
O facto de estar presente na internet, seja através de website ou redes sociais, não é o suficiente para garantir um lugar na primeira página do Google. É essencial desenvolver técnicas específicas para aumentar o seu alcance e posicionamento.
O segredo? Optimização para motores de busca, o SEO (Search Engine Optimization) corresponde a um conjunto de técnicas que têm como objectivo tornar o seu website mais visível nos motores de busca. Deste modo, aumenta a probabilidade de surgir nas primeiras páginas dos portais de pesquisa.
Para criar bons conteúdos de SEO é necessário que tenha conhecimento e saiba trabalhar com as ferramentas de content marketing. É essencial seguir alguns passos quando construir os seus artigos/website, que vão ao encontro dos critérios dos motores de busca online.
Palavras-Chave orgânicas
Ter conhecimento sobre as palavras-chave é indispensável: crie uma lista com as suas keywords e insira-as nas plataformas online. Contudo estas palavras devem ser utilizadas de forma inteligente e integradas naturalmente nos seus textos, de modo a fortalecer o SEO, sem sobrecarregar o leitor e dar a entender que as mesmas foram colocadas apenas para cumprir os máximos percentuais exigidos. Lembre-se que está a escrever e a criar conteúdo para pessoas e não para o motor de busca.
Conteúdo Relevante
Crie conteúdo que chame a atenção e que as pessoas realmente desejem ler. Questione-se sobre o que interessa às pessoas, o que poderá escrever que seja único e pouco visto na internet. Use os conhecimentos da sua área específica para impulsionar a seu favor. Faça textos simples, de fácil leitura e com inícios de forma clara, explicando aquilo que propõe e pretende comunicar. Deste modo, será mais fácil para os mecanismos de busca lerem as palavras-chave e o leitor perceberá mais rapidamente do que se trata o artigo.
Redes sociais como âncora
As redes sociais têm uma grande influência na visibilidade do seu negócio. No momento de classificar o seu website no motor de pesquisa, as páginas oficiais das redes sociais têm um grande peso, pelo que também é importante apostar nas mesmas de modo a gerar um maior número de resultados. O sucesso das suas redes sociais terá uma grande influência no SEO da sua empresa.
Localização, localização, localização
Uma das técnicas de SEO é o SEO Local. Esta ferramenta relaciona a localização do seu negócio com a dos utilizadores online. Esta é uma técnica interessante principalmente para empresas de serviços locais, como restaurantes e comércio tradicional. Se um utilizador estiver na mesma área da sua empresa e fizer uma pesquisa sobre a sua área de negócio, certifique-se que aparece nas primeiras pesquisas dos motores de busca.
Pesquisa por Voz
O uso de pesquisas por voz está a crescer cada vez mais. Neste formato, as pesquisas são feitas através de questões verbais, ao invés da pesquisa por palavras-chave, como é habitual quando a pesquisa é feita por escrito. Crie frases chave e interrogações que façam sentido para o seu negócio.
Artigo de opinião assinado por Eugénio Ribeiro, country manager da Madzuli Agency Portugal