Bloom Consulting estuda reposicionamento da marca Guimarães
Fazer da cidade um “município turístico de referência” é o objectivo de um estudo encomendado pela autarquia à Bloom Consulting no sentido de “definir o posicionamento” da marca Guimarães.
Pedro Durães
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Fazer da cidade um “município turístico de referência” é o objectivo de um estudo encomendado pela autarquia à Bloom Consulting no sentido de “definir o posicionamento” da marca Guimarães. “Competimos com outras cidades para ser escolha no turismo mundial. Temos que fazer sempre mais para nos mostrarmos ao mundo como um território, seja a cidade, as Taipas, as termas, a Citânia de Briteiros, todo o nosso território”, justifica Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, explicando que se trata de um “projecto muito especializado, um documento estratégico para a marca Guimarães, para desenvolver Guimarães no mundo e que terá proveitos excepcionais no futuro”.
“Definir o posicionamento da marca numa estratégia de captação de turismo” será então o principal objectivo do estudo que será conduzido em cooperação com a consultora especializada em city branding e cuja implementação deverá começar a ganhar forma dentro de cinco meses e que será, nas palavras do autarca, “uma mais-valia” para a cidade. “Sabemos que um traço essencial é a presença de Guimarães no mundo digital. Nas plataformas, no telefone de cada um de nós, no seu computador pessoal, é que faz com que a escolha de cada cidadão no mundo seja visitar Guimarães”, antecipa Domingos Bragança, citado pela Lusa.
“Vamos criar uma estratégia que ao ser comunicada vai ter elementos gráficos que ajudem a chegar a mais pessoas, criar uma ideia central, um conceito base que represente toda a gente”, promete Filipe Roquette, director-geral da operação da Bloom Consulting em Portugal, sublinhando que o objectivo passa por “encontrar uma ideia central única e diferenciadora que permita posicionar Guimarães como um município turístico de referência internacional, ampliando a percepção global da sua marca e consequentemente impactando positivamente a economia local”. Será “uma definição de marca, de um conceito que represente Guimarães”, afirma, garantindo que não será “apenas um ícone ou um slogan”.