Os vários canais da EDP
A EDP foi eleita Empresa do Ano nos Prémios Comunicação M&P. Um pretexto para conhecer melhor as ferramentas de comunicação interna (TV, rádio, revista e intranet)

Rui Oliveira Marques
Audiências semanais: consumo global de televisão está a diminuir
Cristina Ferreira pode perder marca Pipy
Publicidade na Amazon cresce 18%, mas só representa 9% da faturação total
Os melhores e os piores anúncios do Super Bowl 2025 (com vídeos)
Bastarda lança consultora focada em estratégia, criatividade e inovação
Antena 3 tem nova dupla nas manhãs
Zippy procura estratégias de fidelização em Brief Aberto CCP
Jose Luis Ramallo é o novo diretor comercial da Beiersdorf Portugal
Beta, Alpha, Z, Millennials, X e Boomers. Conheça as estratégias para conquistar cada geração em 2025 (com vídeo)
Bar Ogilvy conquista conta da Frize (com vídeo)
Quase parece um grupo de media. A rádio é o meio de comunicação interna mais recente da EDP. O lançamento oficial ocorreu em Fevereiro deste ano e veio juntar-se a outras ferramentas como a televisão corporativa, a intranet e a revista, tudo debaixo da umbrella edpON.
A rádio está disponível online e tem como uma das principais vantagens permitir que os colaboradores oiçam notícias e informação sobre a empresa enquanto trabalham. A primeira emissão da rádio edpON decorreu no ano passado durante o festival de música Optimus Alive, de que a EDP é patrocinadora. Este ano voltou a emitir a partir de Algés para que os colaboradores do grupo pudessem sentir o pulsar do festival. Durante o Alive, havia uma equipa interna de repórteres no estúdio montado no stand da marca. Nos dias normais, a emissão é preenchida das 10h às 17h30 com programas sobre sustentabilidade, tecnologia, cultura e até mesmo humor. Pelo meio há música escolhida pelos próprios colaboradores da empresa. Apesar de todo este alcance, o estúdio permanente de rádio tem apenas dois metros quadrados.
Já a televisão corporativa, que arrancou em 20 de Dezembro de 2007, emite para Portugal, Espanha, Brasil, Estados Unidos, Polónia, Roménia, Bélgica, França e Escócia. A emissão pode ser vista em mais de 150 televisores instalados em edifícios da empresa e através da intranet. Os conteúdos duram duas horas e meia, sendo depois repetidos. Ao todo já foram produzidos mais de oito mil vídeos. A emissão toca temas como a energia, os recursos humanos e a formação, a sustentabilidade, cultura e negócios do grupo. A maioria das peças dura um minuto e meio. Se no caso da rádio, a produção é assegurada por uma equipa interna, na edpON TV, a empresa recorre também a serviços externos de várias produtoras. É que todos os dias são introduzidos novos conteúdos. Depois, através da intranet, é possível rever reportagens que já não integram a emissão.
Passemos agora para o papel, a ferramenta de comunicação interna mais antiga da empresa. Lançada em Maio de 1988 e tendo como públicos-alvo colaboradores, reformados e stakeholders externos, nomeadamente câmaras municipais, grupos parlamentares e instituições académicas, a revista bimestral edpON tem agora quatro versões: On Portugal, On España, On Brasil e On Renew. Em comum têm a capa e a primeira metade da revista primeira área de conteúdos, com temas transversais, as grandes entrevistas e reportagens. Na área própria de cada revistas, a atenção centra-se na actividade de cada empresa e nas pessoas que a compõem. Depois, há a intranet. A primeira rede interna ficou disponível para os colaboradores em Setembro de 2001. Em Fevereiro deste ano foi criada uma intranet comum a todas as empresas do grupo, pondo fim às seis intranets com design e informações distintas. Agora a homepage é feita à medida de cada colaborador, com a informação pessoal e a respectiva foto. Cada colaborador pode criar e participar em grupos online, que vão dos temas corporativos até projectos específicos.
No Brasil, além da televisão, intranet, revista, outros dois meios chegam aos colaboradores: o Boletim On e o Mural Digital. Com três anos de existência, o Boletim On tem quatro páginas, periodicidade mensal e uma tiragem de 3400 exemplares. Já o Mural Digital, criado há dois anos, apresenta todas as semanas informação mais actual.
Relembre aqui os vencedores da primeira edição dos Prémios Comunicação 2013