Edição digital
PUB
Media

Quase 150 fotojornalistas disputam este ano Prémio Estação Imagem/Mora

O concurso, dedicado à reportagem, é promovido pela Estação Imagem, com sede em Mora e centrada no estudo e promoção da imagem, sobretudo da fotografia documental, e pelo município alentejano.

Meios & Publicidade
Media

Quase 150 fotojornalistas disputam este ano Prémio Estação Imagem/Mora

O concurso, dedicado à reportagem, é promovido pela Estação Imagem, com sede em Mora e centrada no estudo e promoção da imagem, sobretudo da fotografia documental, e pelo município alentejano.

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Canal 11 garante exclusivo da liga feminina de futebol norte-americana
Media
Antonio Ruiz é o novo diretor-geral da AMC Networks International Southern Europe
Media
Impresa e CML acordam com Robert De Niro a realização de duas edições do Festival Tribeca Lisboa
Media

Quase 150 fotojornalistas, que apresentaram um total de 452 reportagens, disputam este ano o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, cujos vencedores são anunciados no próximo sábado, revelou à Agência Lusa a organização. “São números praticamente iguais aos do ano passado, o que prova que este prémio é apelativo para os fotógrafos”, afiançou Luís Vasconcelos, da associação Estação Imagem. Segundo o responsável, esta adesão é ainda um sinal de que, embora “tenha havido ultimamente alguma razia na fotografia nos distintos órgãos de comunicação social, os profissionais querem participar e fazer reportagens”.

O concurso, dedicado à reportagem, é promovido pela Estação Imagem, com sede em Mora e centrada no estudo e promoção da imagem, sobretudo da fotografia documental, e pelo município alentejano. O prémio já vai na terceira edição, apresentando a concurso “147 fotógrafos, com um total de 452 reportagens, que envolvem mais de 4.500 fotografias”, realçou. Nas duas primeiras edições, a iniciativa foi aberta apenas a fotojornalistas portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), mas este ano também os fotógrafos da região espanhola da Galiza puderem concorrer.

PUB

“E, das 452 reportagens apresentadas às várias categorias, há 12 trabalhos vindos da Galiza”, congratulou-se à Lusa Luís Vasconcelos. O galardão principal a atribuir é o Prémio Internacional de Fotojornalismo, a que se juntam mais seis categorias: Notícia, Vida Quotidiana, Desporto, Artes e Espectáculo, Ambiente e Série de Retratos. Além disso, foram apresentados outros 18 projectos, que vão disputar a bolsa integrada no Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora. O júri vai estar reunido, na vila alentejana, a partir de quinta-feira, sendo os prémios anunciados no sábado, no Auditório Municipal.

“No sábado é também inaugurada a exposição do Paulo Alegria, vencedor da bolsa no ano passado, que vai estar patente na Casa da Cultura de Mora, durante 15 dias”, disse o organizador. Paulo Alegria desenvolveu um projecto intitulado “Cultura Magra”, que aborda “as associações recreativas e culturais do concelho de Mora”, explicou. A exposição ruma depois ao Porto, ao Centro Português de Fotografia, onde fica patente de 05 de maio a 2 de Julho. O júri do concurso, nesta terceira edição, é presidido por Emilio Morenatti, eleito fotojornalista do ano em 2010, pela National Press Photographers Association, e melhor fotojornalista da imprensa em 2008, pela Pictures of the Year International (POYi). O júri integra outros cinco membros: Frédérique Babin, do Le Monde Magazine, Patrick Baz, da Agence France Press, Marion Duran, da revista Newsweek, Pablo Juliá, do Centro Andaluz de Fotografia, e Arianna Rinaldo, do D-La Repubblica delle Donne e da revista Ojodepez. (Lusa)

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Media

ERC apela a maior transparência no uso de IA

A recomendação surge na sequência de uma queixa recebida pela Comissão Nacional de Eleições e reencaminhada para o regulador dos media, relativa à rubrica Pulsómetro, integrada no programa Decisão 24, exibido pela CNN Portugal

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) pronunciou-se, pela primeira vez, sobre a produção e utilização de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) enquadrados em programas de informação televisivos, apelando a uma maior transparência. “Os órgãos de comunicação social que utilizem IA devem seguir códigos de boas práticas e tornar explícito para o público se estes sistemas são utilizados apenas como adjuvantes em tarefas ou se substituem o trabalho jornalístico na produção de conteúdos”, defende o regulador dos media em comunicado de imprensa.

A tomada de posição vem no seguimento de uma queixa recebida após o processo eleitoral de março. “Na Deliberação ERC/2024/178 (OUT-TV), que resulta da apreciação de uma exposição reencaminhada pela Comissão Nacional de Eleições relativa à rubrica Pulsómetro integrada no programa Decisão 24, a ERC afirma a necessidade da CNN Portugal elaborar e publicar uma carta de princípios sobre a utilização de IA na sua redação, caso prossiga a produção de conteúdos de programas de informação jornalística com recurso a ferramentas de IA”, refere o documento.

“Esta medida visa garantir a integridade, quer dos conteúdos decorrentes dessa tecnologia, quer das prerrogativas inerentes à atividade jornalística, e tornar transparentes perante os espetadores o tipo de tarefas que são executadas por estes sistemas, editoriais e/ou não editoriais”, esclarece ainda a ERC, relembrando os 10 princípios gerais que constam da Carta de Paris sobre Jornalismo e IA. “Devem orientar a utilização destas ferramentas na prática jornalística, designadamente a necessidade de respeito pelos preceitos éticos fundadores do jornalismo”, recomenda também a deliberação da ERC.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Comunicação

Lift adere à IPREX para alavancar negócio internacional

Com presença em mais de uma centena de mercados, a rede global de agências de comunicação e relações públicas independentes, que está avaliada em €473,6 milhões, junta mais de um milhar de profissionais e 62 agências de 63 países

A Lift acaba de anunciar a integração na IPREX, uma das maiores redes globais de agências de comunicação e
relações públicas independentes do mundo, com presença em mais de uma centena de mercados. A entrada na organização, que junta mais de um milhar de profissionais e 62 agências de 63 países e está avaliada em 508 milhões de dólares, cerca de €473,6 milhões, permite à agência portuguesa reforçar a presença e a capacidade competitiva a nível internacional e beneficiar de sinergias decisivas para o crescimento da faturação.

“Esta afiliação representa um conjunto de vantagens estratégicas e operacionais muitíssimo interessantes para a Lift, na medida em que abre portas a novas oportunidades de negócio em mercados estratégicos e em áreas e clientes anteriormente pouco explorados. Possibilita um alinhamento com as melhores práticas internacionais e o acesso a mais conhecimento e expertise, o que enriquece a nossa abordagem e nos permite ter um portefólio de serviços cada vez mais diversificado e atrativo para os clientes”, justifica Salvador da Cunha, CEO da Lift.

“Este é um importante marco na nossa trajetória, pois materializa a aposta contínua da empresa em levar o melhor conhecimento e um serviço de valor acrescentado aos clientes com necessidades de comunicação à escala global ou dos parceiros da IPREX com necessidades de comunicação no mercado português. É também uma mais-valia para as nossas equipas internas, que passam a beneficiar de novas formas de colaboração, de partilha de conhecimento, enriquecimento profissional e, acredito, também pessoal”, refere ainda o responsável.

Em 2022, a IPREX foi considerada o 10º maior grupo de comunicação do mundo no The Holmes Report, relatório da PRovoke Media. “O mercado vibrante de Portugal é parte integrante da nossa missão de promover uma rede global de comunicações verdadeiramente interligada. Ao darmos as boas-vindas à Lift, com o seu profundo conhecimento do mercado e a sua abordagem inovadora, melhoramos não apenas a nossa experiência coletiva como alargamos também o nosso alcance”, afirma Alexandra Mayhew, diretora executiva da IPREX.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Publicidade

Worten evolui comunicação com Ricardo Araújo Pereira em campanha da Fuel (com vídeos)

Apesar de mudar o conceito criativo, a Worten mantém a assinatura anterior ‘Tem tudo e mais não sei o quê’, nas imagens estáticas da nova campanha, adotando o “Tudo como tu queres” em voz off nos três novos vídeos, que contam com a produção da Take it Easy, realização de Tiago Guedes e consultoria de produção da Pro(u)d

‘Na Worten é tudo como tu queres’ é o conceito criativo para 2024 da marca de retalho da Sonae, que pretende mostrar que a Worten tem tudo para satisfazer até o cliente mais exigente. Para materializar esta ideia, recorre ao humor de Ricardo Araújo Pereira, mais uma vez, que dá corpo a três personagens que querem tudo à sua maneira, numa campanha publicitária criada pela Fuel, que estreia hoje, 30 de abril, com dois dos três vídeos previstos.

Apesar de mudar o conceito criativo, a Worten mantém a assinatura anterior ‘Tem tudo e mais não sei o quê’, nas imagens estáticas da nova campanha, adotando o “É tudo como tu queres” em voz off nos três novos vídeos. “Com esta nova linha de comunicação queremos dar um passo à frente, porque não só continuamos a ter ‘Tudo e mais não sei o quê’, como mostramos que temos a solução que é mais conveniente para cada cliente, mesmo os mais exigentes, não importa a variedade de escolha que tenham à sua disposição. Mostramos que, na Worten, os clientes têm tudo e podem tê-lo como e quando querem”, explica António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, em declarações ao M&P, salientando o nível de conveniência da Worten, como as entregas em casa em duas horas e o levantamento gratuito nas lojas em 15 minutos, por exemplo, passando por necessidades urgentes como serviço de canalizador.

Numa segunda fase desta campanha multimeios, Ricardo Araújo Pereira é acompanhado por Inês Aires Pereira, que já tem sido a escolha em anteriores anúncios da Worten. Além da criatividade da Fuel, a nova campanha conta com a produção da Take it Easy, realização de Tiago Guedes e consultoria de produção da Pro(u)d. Inclui televisão, rádio, múpis, digital, lojas, app e site da Worten, bem como histórias específicas para rádio, em formato de programa de entretenimento.

Ricardo Araújo Pereira interpreta três personagens extremamente insatisfeitas, em três diferentes cenários de programas de televisão (Paulo numa competição culinária, Tozé num reality show e Antunes num concurso), que têm em comum serem concorrentes em formatos de entretenimento e contarem com a Worten na resposta às suas necessidades mais urgentes e exigentes. “Estamos a dar continuidade a uma aposta no humor e na figura do Ricardo Araújo Pereira, que se tem verificado uma fórmula de sucesso nos últimos quatro anos, tanto a nível de proximidade com os consumidores como de engagement. Pode dizer-se que o Ricardo já faz parte da Worten, não só pela estreita relação que tem com a marca, como pela confiança que verificamos que os portugueses depositam nele”, refere António Fuzeta da Ponte, escusando-se, no entanto, a revelar o montante investido na campanha.

A nova linha da comunicação, ‘Na Worten é tudo como tu queres’, terá ativações na app da marca, no verão, e durante o Euro 2024, que ainda não são divulgáveis. “Vamos ter também uma oferta de IA bastante forte, mas o foco da campanha são as mensagens de conveniência. Se calhar, lá para setembro, poderemos ter mais surpresas”, revela ao M&P António Fuzeta da Ponte. O diretor de marca e comunicação da Worten recorda que o digital assume, desde há vários anos, o foco de desenvolvimento de negócio na Worten, com a diversificação e aumento da oferta online, desde 2018, com produtos e serviços que vão além da eletrónica de consumo e dos eletrodomésticos.

“A ambição da Worten é ser a one-stop shop omnicanal dos portugueses e, para isso, temos vindo a crescer em novas categorias, apostámos no marketplace e nos serviços, aperfeiçoámos a complementaridade entre o físico e o digital, proporcionando uma maior conveniência e comodidade aos consumidores”, sustenta António Fuzeta da Ponte, distinguido a 17 de abril como Marketeer do Ano, nos Prémios de Marketing M&P’23. Um troféu que considera refletir uma empresa que “acredita na marca como ativo económico” e uma equipa que “todos os dias aceita o desafio de ser ‘best in class’”.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Mais artigos
Media

Consumo global de TV mantém tendência de crescimento

Nas variações da quota de audiência, RTP1, Cabo e Outros reforçam o share semanal, embora a diferentes níveis; SIC e TVI decrescem, com a SIC a descer de forma mais acentuada, o que faz aumentar a vantagem da TVI sobre a SIC na liderança semanal. O pódio da tabela dos mais vistos da cabo permanece inalterado, ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias

O consumo global de TV mantém a tendência de crescimento, sobe mais uma vez esta semana, aumentando cerca de 21 minutos por dia, e ficando assim pelas 5h33m diárias.

Nas variações da quota de audiência, RTP1, Cabo e Outros reforçam o share semanal, embora a diferentes níveis; SIC e TVI decrescem, com a SIC a descer de forma mais acentuada, o que faz aumentar a vantagem da TVI sobre a SIC na liderança semanal.

Assim, a RTP1 aumenta pela margem mínima de uma décima e tem esta semana 9,9% de quota, ao contrário do que se verifica quer com a SIC, que desce de forma significativa até aos 13% de share semanal, quer com a TVI, que também desce, embora de forma mais ligeira, tem esta semana 15,4% de share. Cabo e Outros reforçam, com a cabo a chegar aos 42,3% de quota, e o “Outros” (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a atingir os 17,7% de share semanal.

O pódio da tabela dos mais vistos da cabo permanece inalterado, ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem estão esta semana Hollywood, STAR Channel, TVI Reality, STAR Movies, TVI Ficção e Globo, que está esta semana de regresso ao ranking dos mais vistos da cabo. A fechar o Top 10 está a SIC Mulher.

A liderança da tabela da programação global é ocupada pelo reality show da TVI, com Big Brother – Especial, a que se seguem Isto é Gozar com Quem Trabalha da SIC, e um episódio da novela da TVI Cacau/Especial. Nas posições restantes estão o Jornal da Noite da SIC e novamente Big Brother, da TVI.

O desportivo da CMTV Duelo Final/FC Porto X Sporting, dedicado ao clássico da jornada, lidera o ranking dos programas mais vistos da oferta cabo, a que se seguem mais dois desportivos dedicados ao mesmo encontro: Golos: Primeira Parte/FC Porto X Sporting e Golos: Segunda Parte/FC Porto X Sporting. Nas últimas duas posições deste top 5, dominado como habitualmente por programas da CMTV, estão ainda o Grande Jornal – Noite e Liga d’Ouro.

Data Insights, Havas Media Network

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Eurosport 2 transmite prova de ciclismo feminino espanhola em direto

O segundo canal da Eurosport exibe as oito etapas de transmissão de La Vuelta Feminina by Carrefour.es, seis delas em direto, entre os dias 28 de abril a 5 de maio. Skoda, Tissot, Yamaha, ElPozo, ScrubDesigns e Telefónica também patrocinam a competição

A Eurosport assegurou os direitos de transmissão de La Vuelta Feminina by Carrefour.es. A prova de ciclismo feminino espanhola, que se realiza entre 28 de abril a 5 de maio, arrancou em Valência com um contrarrelógio por equipas e termina em Valdesquí, nos arredores de Madrid. “Pelo meio, enfrenta algumas tiradas de media e de alta montanha que atravessam oito províncias espanholas”, informa o canal desportivo em comunicado.

“Entre as equipas participantes encontram-se 12 equipas do UCI WorldTour Feminino. A grande ausente é a tricampeã em título, a neerlandesa Annemiek van Vleuten, que se retirou devido a uma lesão. Demi Vollering, Katarzyna Niewiadoma, Elisa Longo Borghini, Juliette, Labous Charlotte Kool, Grace Brown, Ashleigh Moolman, Gaia Realini, Olivia Baril, Évita Muzic ou Liane Lippert são as principais estrelas desta edição”, refere o documento.

À exceção das duas últimas etapas da prova feminina, agendadas para 4 e 5 de mais, que serão exibidas em diferido na Eurosport 2 a partir das 16h45, todas as provas de La Vuelta Feminina by Carrefour.es serão transmitidas em direto. Entre 30 de abril e 3 de maio, o segundo canal da emissora mostra as ciclistas em ação a partir das 14h30. Skoda, Tissot, Yamaha, ElPozo, ScrubDesigns, Telefónica, Iryo, Transaher e Finisher também patrocinam a prova.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Publicidade

Agência Feedback põe clientes e colaboradores a protagonizar campanha do 10º aniversário da Brico Depôt (com vídeo)

O plano de meios, desenvolvido pela Spark Publicis, integra um filme promocional que está a ser divulgado, ao longo de quatro semanas, em canais de cabo e em plataformas digitais. Até ao final do ano, estão também previstos descontos e promoções

Protagonizada por clientes e colaboradores da Brico Depôt, a campanha publicitária, que assinala o 10º aniversário da marca, foi idealizada e produzida pela agência criativa Feedback e tem planeamento de meios da Spark Publicis. O filme publicitário está a ser divulgado, ao longo de quatro semanas, em televisão, nos canais de cabo CNN, CMTV, SIC Notícias, Star Channel, Star Life, Star Movies e TVI Reality, além das plataformas digitais Opto, Rakuten, RTP Play, TVI Player e Samsung TV.

Agradecer aos clientes é o propósito da campanha, que acompanha uma estratégia de promoções, com descontos que podem chegar aos 45%. “A Brico Depôt irá lançar todos os dias 10 de cada mês, até ao final do ano, ofertas especiais para os clientes que façam parte do Brico Club e Brico Club Pro, mas também para os que se tornem novos membros, o que evidencia o compromisso da marca em oferecer valor e reconhecer a fidelidade dos seus clientes ao longo dos anos”, esclarece o retalhista.

“É um grande orgulho para nós celebrar este aniversário ao lado dos nossos clientes, que nos últimos 10 anos nos têm escolhido como loja de eleição. Desde sempre trabalhamos com o objetivo de apresentar a melhor oferta de produtos aos melhores preços e esta campanha reflete precisamente esse lema, uma celebração do compromisso e agradecimento que temos para com os nossos clientes, com oferta de preços exclusivos”, refere Marta Miguel, diretora de marketing da Brico Depôt.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Betclic renova patrocínio às ligas masculina e feminina de basquetebol

A continuação do apoio da Betclic até 2027 foi anunciada durante a 3a edição dos Liga Betclic Awards, no domingo, 28 de abril, que premiou os melhores perfis da época 2023/2024 da Liga Betclic masculina e feminina

A Betclic reforçou o investimento em basquetebol, ao renovar por mais três anos o patrocínio às ligas masculina e feminina. O anúncio foi feito durante a 3a edição dos Liga Betclic Awards, no domingo, 28 de abril, que premiou os melhores perfis da época 2023/2024 da Liga Betclic masculina e feminina.

Para Ricardo Domingues, diretor de mercados internacionais da Betclic, “é um orgulho enorme poder continuar a contribuir ativamente para a promoção do basquetebol em Portugal – principalmente da forma que o fazemos, assegurando investimento igual para ambas as ligas masculina e feminina. Agradecemos profundamente a confiança da Federação Portuguesa de Basquetebol, com quem iremos continuar a trabalhar ativamente para dar a esta modalidade a excelência que merece”, refere em comunicado de imprensa.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, realça, por seu lado, que “é muito gratificante poder continuar a contar com o apoio da Betclic na missão de elevar o basquetebol nacional. É um privilégio poder anunciar esta renovação de confiança da Federação Portuguesa de Basquetebol na Betclic neste evento tão importante que são os Liga Betclic Awards, onde estão reunidos todos os aqueles que dignificam a modalidade. O compromisso da Betclic com o basquetebol tem sido extraordinário e continuaremos a trabalhar juntos para alcançar cada vez mais objetivos”.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

TikTok antecipa-se à União Europeia e suspende funções de recompensa do TikTok Lite

Lançada discretamente no início de abril em Espanha e em França, a aplicação móvel, que pagava aos utilizadores para verem vídeos e convidar amigos, estava a ser investigada pela Comissão Europeia por desrespeitar a nova Lei dos Serviços Digitais

O TikTok antecipou-se à União Europeia (UE) e suspendeu as funções de recompensa do TikTok Lite em França e em Espanha, os países europeus onde estava presente. A 22 de abril, a Comissão Europeia (CE) anunciou a abertura de uma investigação à nova aplicação móvel do Tik Tok, que permite aos utilizadores com mais de 13 anos ganhar pontos por verem vídeos e convidarem amigos a descarregar a app. Perante a ameaça de proibição, o TikTok, que tinha até 26 de abril para se pronunciar, decidiu suspender temporariamente o serviço para evitar uma multa que poderia ir até 6% do volume de negócios global da empresa.

Lançado no início do mês na Europa, em Espanha e em França, o TikTok Lite, muito popular na Ásia, poderia render diariamente 3.600 moedas, o equivalente a €0,36 por dia. Face à dependência crescente dos utilizadores adolescentes, e temendo o seu agravamento com a possibilidade de ganharem €129,6 por ano, a CE instaurou um processo de averiguação para travar o TikTok, apesar de a empresa garantir que não tem intenção de lançar o serviço em mais nenhum país europeu nos próximos meses.

No entendimento da UE, por desrespeitar a Lei dos Serviços Digitais, em vigor em todas as plataformas digitais desde março, o TikTok Lite deveria ter sido submetido a aprovação antes de ser lançado, para que fossem avaliados potenciais riscos para os mais novos. Nas redes sociais, a empresa assumiu o incumprimento. “Como procuramos sempre ter interações construtivas com a CE e com os outros reguladores, suspendemos voluntariamente as funções de recompensa da app enquanto analisamos as preocupações que suscitaram”, esclarece o TikTok.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Media

Mafalda Campos Forte é a nova administradora executiva da Global Media

Licenciada em direito e mestranda em marketing e gestão de recursos humanos, na Universidade de Harvard, a nova administradora tem cerca de 10 anos de experiência em media e vai ficar responsável pelo departamento comercial. Anteriormente, Mafalda Campos Forte integrou a direção comercial do Observador e do ECO e, mais recentemente, foi responsável pela estratégia e negócios do grupo Media9

Mafalda Campos Forte foi nomeada administradora executiva da Global Media, com entrada em funções no início de maio, para ficar responsável pela administração do departamento comercial, notícia o +M. A entrada de Mafalda Campos Forte na administração da Global Media surge na sequência da saída de Rui Rodrigues, que em fevereiro tinha assumido o cargo de administrador executivo do grupo.

Licenciada em direito pela Universidade Nova de Lisboa, e mestranda em marketing e gestão de recursos humanos pela Universidade de Harvard, a nova administradora conta com cerca de 10 anos de experiência na área dos media. No seu percurso profissional Mafalda Campos Forte integrou a direção comercial do Observador e do ECO, tendo ingressado pela primeira vez na Global Media como responsável comercial do Dinheiro Vivo, assumindo, posteriormente, as mesmas funções no Público. Mais recentemente, a profissional foi responsável pela estratégia e negócios do grupo Media9.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos

Fonte Pexels

BRANDED

Terá a publicidade mais ousada um impacto maior no público?

Num mundo onde a concorrência é agressiva em praticamente todos os setores, as marcas procuram constantemente formas de se destacar e captar a atenção do seu público-alvo. Uma das maneiras […]

Brand SHARE

Num mundo onde a concorrência é agressiva em praticamente todos os setores, as marcas procuram constantemente formas de se destacar e captar a atenção do seu público-alvo. Uma das maneiras mais populares de anunciar é usando anúncios que desafiam as regras e às vezes chocam o público. Vamos explorar como essa abordagem tem sido adotada por marcas em diversos setores, incluindo as que apenas marcam presença no digital.

A Estratégia de Chocar para Captar Atenção

Empresas como a Benetton e a Diesel são conhecidas por suas campanhas publicitárias que frequentemente incorporam temas sociais provocativos e imagens chocantes. Essas campanhas visam não apenas atrair atenção rapidamente, mas também iniciar conversas e debates, posicionando as marcas como líderes de pensamento audaciosos. Este método pode ser particularmente eficaz numa era de grande quantidade de dados, onde captar a atenção do consumidor se tornou um grande desafio. A eficácia dessa abordagem reside na sua capacidade de gerar publicidade gratuita via redes sociais e cobertura da imprensa, ampliando o alcance da campanha original sem custos adicionais significativos. No entanto, há riscos associados, como possíveis reações negativas que podem afetar a perceção da marca a longo prazo.

Mais recentemente, marcas que à primeira vista não se relacionam, criaram uma parceria – Crocs e Pringles. Se o produto final funciona? No mínimo gera Buzz entre os consumidores e, por vezes, isso é o suficiente.

Aplicação no Setor de entretenimento online como os jogos

No setor de jogos online e apostas desportivas, a inovação na publicidade é crucial devido à intensa concorrência e à necessidade de se destacar num mercado saturado. Essas plataformas frequentemente empregam táticas semelhantes às da publicidade provocativa para chamar a atenção dos jogadores, desde campanhas publicitárias com celebridades até promessas de grandes recompensas.

Publicidade Visual e Temática Ousada: Jogos e plataformas de apostas como as apostas desportivas Betway tendem a usar gráficos vibrantes e temáticas audaciosas para atrair utilizadores. Essa estratégia não só capta a atenção rapidamente como também cria uma imagem de marca memorável que pode atrair repetidamente os jogadores.

Controvérsias Planeadas: Alguns jogos introduzem elementos controversos deliberadamente para gerar debates e atrair cobertura dos meios sociais. Este método pode aumentar significativamente o engajamento do utilizador e o tempo de permanência na plataforma.

Marketing de Influência: Utilizar influenciadores para promover jogos online e apostas pode ser uma forma de alcançar mais público. A associação com personalidades notáveis pode gerar buzz e conferir credibilidade à plataforma.

Considerações Éticas e Impacto a Longo Prazo

Embora a publicidade que choca possa ser eficaz a curto prazo, é crucial considerar os impactos a longo prazo na imagem da marca. Campanhas que dependem apenas deste fator  podem esquecer-se de segmentos do público ou tornar-se menos eficazes ao longo do.

Encontrar um equilíbrio na comunicação da marca é fundamental para captar e fidelizar o público-alvo.

Em resumo, enquanto a estratégia de utilizar publicidade que choca pode ser uma ferramenta poderosa para captar a atenção num mercado saturado, o seu uso deve ser equilibrado com considerações éticas e uma avaliação cuidadosa dos impactos a longo prazo na perceção da marca. No setor online, onde a inovação é constante, adaptar e temperar essa estratégia com responsabilidade pode ser a chave para o sucesso sustentável.

 

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais conteúdos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.