Quais as marcas com melhor reputação entre portugueses
A Google é a marca com melhor reputação entre os portugueses enquanto a Luso é a marca nacional com melhor imagem
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A Google é a marca com melhor reputação entre os portugueses enquanto a Luso é a marca nacional com melhor imagem, segundo um estudo que a Marktest lança em Setembro e que pretende tornar num barómetro anual. De acordo com o estudo – que atribui uma pontuação de 0 a 100 em termos de reputação -, a marca do motor de busca internacional foi quem obteve mais pontos, chegando aos 87. Nesta lista das marcas em que os portugueses mais confiam, a Luso é a primeira nacional, posicionando-se no oitavo lugar com 80 pontos. Entre as cinco melhor posicionadas no ranking, três são de automóveis, com a Porsche a ocupar a segunda posição com 86 pontos e a Mercedes e a BMW no terceiro e quarto postos, ambas com 85 pontos.
O estudo, realizado este ano pela primeira vez, teve como base entrevistas feitas em Junho a 1400 pessoas entre os 15 e os 64 anos e residentes em Portugal continental, tendo sido apurada uma lista global das marcas e dez específicas para os sectores automóvel, de telecomunicações, da indústria Farmacêutica, de banca e seguros, de media, entre outros. A Marktest pretende transformar o estudo num barómetro anual “para criar um ranking de comparação entre marcas”, explicou à Lusa o presidente executivo da Marktest, Jorge Fonseca Ferreira.
A decisão de avançar com a análise anual surgiu na sequência de “solicitações de várias empresas ao longo dos últimos dois anos, que não se preocupavam tanto em saber o ‘share’ das suas marcas mas sim a satisfação dos consumidores ao nível da imagem e da confiança e da reputação das suas marcas”. Por isso, e depois de terem sido feitos vários estudos específicos para algumas empresas, a Marktest decidiu “avançar com um modelo que permitisse fazer uma análise estatística e sustentada destas variáveis”, adiantou.
As primeiras conclusões, que serão apresentadas de forma completa no dia 21 de setembro, mostram que “há um peso grande das marcas estrangeiras”, admitiu Jorge Fonseca Ferreira, sublinhando, no entanto, que “no conjunto das 100 marcas há muitas portuguesas com valores de reputação bastante bons”. Entre as 10 com melhor reputação entre os portugueses contam-se ainda a Nokia e a Nestlé nos quinto e sexto lugares e ambas com 83 pontos, seguidas da Sony, com 81 pontos, da Luso e da Nívea, com 80 pontos cada e, em último, da Volkswagen, com 79.
No próximo ano, adiantou o responsável da Marktest, o estudo – que será sempre apresentado no primeiro semestre de cada ano – já incluirá valores comparativos. (Lusa)