I em busca de comprador
Cofina, Controlinveste, Impresa e Ongoing foram os grupos nacionais abordados pelo Grupo Lena para a venda dos activos de media do grupo, de acordo com as fontes ouvidas pelo M&P. A Cofina não comenta este assunto, a Ongoing nega eventuais negociações e a holding de Francisco Pinto Balsemão já afirmou, através de fonte oficial, que analisou o “dossier I e não se interessou por esse negócio”.
Ana Marcela
Terá a publicidade mais ousada um impacto maior no público?
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Cofina, Controlinveste, Impresa e Ongoing foram os grupos nacionais abordados pelo Grupo Lena para a venda dos activos de media do grupo, de acordo com as fontes ouvidas pelo M&P. A Cofina não comenta este assunto, a Ongoing nega eventuais negociações e a holding de Francisco Pinto Balsemão já afirmou, através de fonte oficial, que analisou o “dossier I e não se interessou por esse negócio”. Até ao fecho desta edição online não foi possível obter uma reacção do grupo de Joaquim de Oliveira a esta informação. A hipótese de um Management Buy Out (MBO) do jornal I era uma das possibilidades que corria ontem no mercado, uma situação que teria sido proposta pela administração do grupo, contudo, ao que o M&P apurou, tanto a administração na Sojormedia Capital como a direcção do título encabeçada por Martim Avillez Figueiredo (também accionista minoritário da empresa) não terá avançado com nenhuma proposta nesse sentido.
De acordo com as fontes ouvidas pelo M&P, o já verbalizado não interesse da Impresa será comum aos restantes grupos contactados pelo grupo Lena o que, a concretizar-se coloca a holding numa maior pressão para obter um comprador para estes activos considerados não core. Foi de resto a necessidade de concentrar o grupo nas suas principais áreas de negócio (construção, ambiente e concessão) que, de acordo com as declarações do presidente-executivo António Barroca à Lusa, levou a holding a colocar em cima da mesa a possibilidade de abandonar o sector de media. Contudo a robustez financeira do grupo Lena também poderá ter precipitado esta decisão, pouco menos de um ano depois do grupo ter programado investir 10,4 milhões de euros no lançamento do seu primeiro jornal nacional, que se juntou a um portfólio de mais de uma dezena de meios regionais de imprensa e rádio. De acordo com a Lusa, o grupo terá em conjunto com a consultora Roland Berger realizado um road-show junto das instituições bancárias para sustentar as necessidades de financiamento para 2010 e 2011, que segundo a Lusa ronda os 140 milhões de euros, para fazer face aos investimentos com que já se comprometeu, 46 milhões dos quais já para este ano. A dívida do grupo ronda, segundo as fontes ouvidas pela agência informativa, os 600 milhões de euros.