Os 10 trabalhos da década em Portugal
A primeira edição do ano do M&P foi ocupada com trabalho especial com o balanço da década, onde elegemos Francisco Pinto Balsemão, Ricardo Monteiro e Luís Paixão Martins as personalidades […]
Rui Oliveira Marques
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A primeira edição do ano do M&P foi ocupada com trabalho especial com o balanço da década, onde elegemos Francisco Pinto Balsemão, Ricardo Monteiro e Luís Paixão Martins as personalidades da década em media, publicidade e comunicação, respectivamente. Apresentámos também as 10 campanhas e trabalhos mais marcantes da década. Conheça as nossas escolhas e argumentos:
1. Estreado em 2001, o filme Hélder da BBDO para a Prevenção Rodoviária Portuguesa continua a ser uma referência entre os anúncios com fins sociais ou pró-bono. A música de Aimee Mann também acompanhou as sequelas Teresa, Henrique, Salvador, Rosa e Isilda. A criatividade foi de Pedro Bidarra, José Heitor, Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo, e a realização de Marco Martins para a Ministério dos Filmes.
2. Chama-se Não é De Mais Pedir a Taça mas é mais conhecido por Menos Ais. A música criada pela BBDO para a Galp tornou-se no hino da selecção portuguesa no Euro 2004. Esteve entre as cinco músicas mais tocadas na rádio e era conhecido por 90 por cento dos portugueses. A música foi criada por Manuel Faria e Nuno Tempero (Índigo), com letra de Nuno Jerónimo, Pedro Bidarra e Marco Pacheco. Já existe uma nova versão para o Mundial de 2010 na África do Sul.
3. Houve um tempo em que as marcas tinham orçamentos à séria para produzir filmes. É disso exemplo, o filme Corrente, centrado numa baleia, que em 2004 marcava a entrada da Optimus na terceira geração de telemóveis. Uma criação da BBDO, Krypron, Pedro Bidarra, Gonçalo Morais Leitão e José Pedro Sousa.
4. A 20 de Maio de 2005 cerca de 15 mil mulheres formaram A Mais Bela Bandeira do Mundo, uma iniciativa do BES para manifestar o apoio das mulheres à Selecção Nacional no Mundial do ano seguinte. O evento acabou no Guiness Book of Records. O projecto foi desenvolvido pela McCann, então com Anahory e Bomtempo na direcção criativa e com apoio da dupla Diogo Mello e Fábio Seidl.
5. A menina do gás deu que falar, mas o protagonismo na área do design vai para a Pluma, a botija criada pela Brandia para a Galp Energia. Apresentada em Outubro de 2005 tornou-se num fenómeno. O design de produto foi de Rui Sampaio de Faria, numa altura em que Carlos Coelho estava à frente da empresa.
6. Arrasou em vários festivais e ficou a dois pontos do grande prémio de imprensa de Cannes de 2005. As Bandeiras, criadas pela então FCB para a Grande Reportagem, são a campanha de imprensa da década. Ícaro Dória, João Roque, Luís Silva Dias e Duarte Pinheiro de Melo assinaram as peças.
7. Foi a primeira campanha digital e interactiva à seria. Em Agosto de 2007, a DraftFCB elaborou em parceria com a eStara um vídeo para o Sporting onde o utilizador do site do clube podia colocar o seu nome e número de telefone. De seguida recebia uma chamada do treinador dos leões: “Estou, fala o Paulo Bento”. Gerou mais de um milhão de page views, que se traduziram em 250 mil telefonemas. A direcção criativa foi de Duarte Pinheiro de Melo e a redacção de Marcos Drummond. A produção do filme foi da Garage, com realização de Ernesto Bacalhau.
8. Em dois anos de existência, o Meo conseguiu ganhar 500 mil clientes num mercado que parecia dominado pela agora denominada Zon TV Cabo. A presença dos Gato Fedorento, protagonistas desde o arranque do serviço, não é alheia a este resultado. Um trabalho da Partners, com direcção criativa de Lourenço Thomaz e Susana Sequeira.
9. E as crianças da Sociedade Ponto Verde lá conseguiram pôr o pais a reciclar. Presença constante na televisão, a campanha do período da TBWA, sob direcção de Leandro Alvarez, veio mostrar que apostar em crianças continua a ser uma fórmula certeira para seduzir os consumidores. “E a lata de atum, quem diria, é o pára-lamas da bicicleta da minha tia.”
10. O Museu Efémero arrancou em Julho de 2008 nas paredes do Bairro Alto. O projecto conta com um site de apoio, onde se pode conhecer a street art e os artistas, fazer o download do audioguia para mp3 e imprimir o mapa com o roteiro. Por detrás do projecto está o rum Pampero, que pretendia dar a conhecer-se ao target jovem. No ano passado, arrasou nos festivais El Sol, Clube de Criativos, FIAP, Clio, Cannes, Londres e El Ojo, voltando a colocar a colocar Portugal, com a ajuda da Leo Burnett Lisboa, na rota dos principais prémios internacionais. Um trabalho de Erick Rosa, Horacio Puebla e Renato Lopes.