As cada vez mais importantes redes sociais
Quais as grandes tendências para 2010 ao nível da comunicação? A listagem é quase interminável e já foi produzida por diversas fontes. Tendo por base as indicações avançadas, o M&P […]
Carla Borges Ferreira
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Quais as grandes tendências para 2010 ao nível da comunicação? A listagem é quase interminável e já foi produzida por diversas fontes. Tendo por base as indicações avançadas, o M&P procurou sintetizar as ideias comuns. O resultado pode resumir-se a poucas palavras, mas implica uma mudança assinalável na comunicação com o consumidor e também nos seus hábitos de compra. E, mais uma vez, a internet parece estar no centro das preocupações, com as redes sociais a ganharem ainda maior protagonismo no próximo ano. Por exemplo, o cargo de director de comunicação para a blogosfera pode começar a fazer parte da cúpula de direcção das maiores empresas, que ao mesmo tempo tenderão a limitar aos colaboradores o uso de redes sociais como forma de aumentar a produtividade.Menos consensuais são alguns dos conceitos que chegam da BBDO do Canadá e que deitam por terra as politicamente correctas preocupações ambientais, como o The New Eco-no-me. Um trabalho a ler nas páginas 16 e 17.
Também nos media as redes sociais têm estado no centro do debate. Esta semana em Hyderabad, Índia, no encontro mundial da World Association of Newspapers – IFRA, que o M&P tem estado a acompanhar diariamente no site (principais conclusões dos primeiros dias na pág. 10), os dilemas de que dão conta os principais editores de media de todo o mundo são os mesmos com que têm de lidar os grupos nacionais. Como rentabilizar a internet é a grande questão, com as opiniões a dividirem-se sobre se a melhor solução é, ou não, a cobrança de conteúdos online, assumindo a perda das audiências que demoraram anos e anos a ser conquistadas. Com dúvidas sobre o crescimento da publicidade online a pairarem sobre os presentes, na questão das redes sociais foi mais fácil obterem-se consensos: “Temos que olhar para este negócio e levá-lo a sério”, sintetiza Are Stokstad, vice-presidente da norueguesa A-Pressen.