Estudo: Os portugueses perante os operadores de telemóveis
Um estudo da Tempo OMD identificou dois grupos de consumidores de operadores móveis: os switchers (pretendem mudar de operador) e o upgraders (subscrevem serviços extra). Mais de metade dos switchers […]
Rui Oliveira Marques
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Um estudo da Tempo OMD identificou dois grupos de consumidores de operadores móveis: os switchers (pretendem mudar de operador) e o upgraders (subscrevem serviços extra). Mais de metade dos switchers apontam a procura de melhores preços como factor para a mudança de operador, enquanto a existência de familiares ou conhecidos na mesma rede é um argumento para 16% dos portugueses. Já entre os upgraders, o seu principal interesse na subscrição de novos serviços é a internet móvel, e-mail e banda larga móvel. O estudo da agência de meios refere ainda que as decisões dos consumidores são motivadas pela publicidade (TV e internet) e pelos familiares e amigos. A publicidade em televisão surge como a principal fonte de influência para a subscrição de novos serviços, (45%), o que, segundo a Tempo OMD, “demonstra a relevância das campanhas publicitárias de novas funcionalidades oferecidas pelos diferentes players do mercado assim como a importância decisiva da publicidade online e site dos operadores para um consumidor cada vez mais próximo e familiarizado com os conteúdos digitais”. Para este estudo foram inquiridas, no final do ano passado, 500 pessoas entre os 15 e os 54 anos.