Campanha de comunicação do i está para arrancar
A campanha de comunicação do i deve ser lançada esta ou na próxima semana, adiantou Martim Avillez, director do título, na apresentação comercial do jornal.A promoção do jornal, da autoria […]
Filipe Pacheco
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A campanha de comunicação do i deve ser lançada esta ou na próxima semana, adiantou Martim Avillez, director do título, na apresentação comercial do jornal.A promoção do jornal, da autoria do grupo Ativism e com a assinatura “i num instante tudo muda”, ganhará forma num site com o mesmo nome, onde será lançado o “desafio às pessoas para participarem num movimento novo”.
A campanha online será baseada em redes sociais, sendo que a televisão será o outro meio utilizado. Já na segunda fase, por altura do lançamento, a comunicação estará presente na net, na televisão, em outdoor, cinema, entre outros meios.
Na distribuição, o i quer jogar uma nova cartada, pois, para ir ao encontro do público, quer distribuir o produto, através de bicicletas, nas esplanadas das principais cidades do país. Martim Avillez Figueiredo adiantou ainda ao M&P, à margem do encontro, que, para já, podem ser divulgados os nomes de João Carlos Espada, João Cardoso Rosas e Ricardo Reis como cronistas do jornal.
Durante o encontro, Martim Avillez Figueiredo revelou tratar-se de um projecto de imprensa sem paralelo em Portugal, em que o objectivo é criar “um público novo”, que esteja sobretudo concentrado na classe A. “Achamos que há uma oportunidade no mercado, que é a de penetrar na classe A de rendimento e ter uma classe A de informação”, referiu Avillez Figueiredo.
Prova disso é a forma como está estruturado o novo produto que, conforme já é público, será repartido pelas secções Radar, Zoom, Mais e Desporto. Em conversa com o M&P à margem da apresentação, Avillez Figueiredo rejeitou a ideia que esta fórmula é feita à semelhança de outros jornais, só que com outra roupagem. “Não propomos, tal como o Público, aprofundar 80 assuntos por dia. Num diário só vale a pena aprofundar sete temas diariamente, de forma séria. O que está a crescer na imprensa são produtos especializados”, refere. Isto num quadro em que o jornal apela a dois ritmos de leitura, um através do Radar (secção de notícias mais curtas) outro através do Zoom (onde serão aprofundados os tais sete temas).
A redacção, conforme também já foi noticiado, funcionará numa lógica de convergência que será espelhada no online, com seis homepages, onde será colocado de parte o modelo de breaking news. Imagem, vídeo, a aposta nas redes sociais e a agregação das notícias de todos os jornais nacionais no online são outros aspectos em que o i quer marcar a diferença em relação a outras marcas da informação.