Renascença, MCR e TSF criam prémios de rádio Spot
Os três principais grupos de rádio privados nacionais juntaram-se para criar o Spot Prémios de Publicidade na Rádio. O objectivo é “mostrar a real dimensão que o meio rádio tem e que não é percepcionada”.
Ana Marcela
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Os três principais grupos de rádio privados nacionais juntaram-se para criar o Spot Prémios de Publicidade na Rádio. O objectivo é “mostrar a real dimensão que o meio rádio tem e que não é percepcionada”, explica ao M&P Renata Silva, directora comercial do grupo Renascença, que até aqui organizava o Hit Parade. “É a primeira vez que os grupos se juntam em prol do meio”, considera a responsável, acreditando que “ganhando a rádio, ganhamos todos”.
Os prémios Spot – a identidade foi criada pela Ogilvy – é co-organizado pelas direcções comerciais do grupo Renascença, MCR e TSF (grupo Controlinveste), sendo uma marca propriedade dos três grupos de media, frisa Renata Silva. “Mostrar o que de bom se faz em rádio, não só em termos de spots, como em outras áreas” é a meta, tendo para isso sido criadas seis categorias: criatividade, excelência (medir o retorno do investimento), inovação (para reconhecer as campanhas que vão além do spot, que fazem uso das novas tecnologias – “todos nós temos sites” -, acções de rua, envolvendo os animadores), responsabilidade social, ouvinte e grande prémio rádio. As diversas categorias têm um júri próprio composto por criativos, anunciantes, colaboradores das próprias rádios (responsabilidade social) e ouvintes que votam os seus anúncios favoritos nos sites das empresas. O júri de inovação “ainda não está fechado”, sendo o do grande prémio “constituído por um grupo de personalidades”. Cada categoria, com a excepção do grande prémio, escolhe dois prémios.
As inscrições arrancam hoje terminando a 26 de Março e a cerimónia de entrega de prémios será “antes do Verão”. Renata Silva não avança um número em termos de perspectivas de inscrição de peças, mas acredita que este “irá crescer, mas sobretudo [o prémio] vai ter muito mais protagonismo”. Estão previstas acções de comunicação do prémio, que a responsável comercial do grupo Renascença se escusou a precisar, mas que terá “surpresas inovadoras”. “Vamos procurar mostrar o que pode ser feito em rádio”, acrescenta.