Público e A Bola investem dois milhões no Sexta
O investimento no lançamento de Sexta, o novo gratuito resultante da parceria entre o Público e A Bola, vai cifrar-se entre os 2 e os 2,5 milhões de euros, do […]
Maria João Morais
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O investimento no lançamento de Sexta, o novo gratuito resultante da parceria entre o Público e A Bola, vai cifrar-se entre os 2 e os 2,5 milhões de euros, do qual as empresas ambicionam um break-even logo no primeiro ano, revelou ao M&P Hugo Figueiredo, presidente do Público SA, numa entrevista que será publicada na próxima edição.Segundo o responsável, o maior investimento da Sonaecom e da Sociedade Vicra Desportiva baseia-se nas despesas derivadas de “colocar na rua os 350 mil exemplares do jornal”. Isto porque a equipa constituída (cerca de 12 pessoas no total) foi “emprestada pelas casas mãe do projecto”, fazendo com que esses custos sejam “encapotados”, explica Hugo Figueiredo.
Na mesma entrevista, Hugo Figueiredo explica que para gerir o Sexta foi criado um Agrupamento Complementar de Empresas (ACE), participado a 50/50 entre o Público e A Bola, que será a entidade jurídica dona do jornal. Esta vai contar com um representante do Público, que deverá ser o próprio Hugo Figueiredo, enquanto que Mário Arga e Lima irá representar A Bola, perante os quais a equipa liderada por João Bonzinho vai reportar.
O novo título, que estará nas ruas em meados de Outubro pretende ser um “jornal popular, mas não popularucho”. Dirigido para as “massas”, Hugo Figueiredo não tem dúvidas em afirmar que a ambição de Sexta é “ser o maior jornal nacional”. O novo gratuito título vai começar por ser encartado no Público e em A Bola, sendo os restantes exemplares distribuídos na rua, mas o responsável adianta que o novo título ainda “vai ser inovador na distribuição”.