Multimédia pode representar 10% da Impresa
“Até 2009 queremos que as receitas de multimédia representem 10% do total das receitas do grupo Impresa”. A meta foi traçada ontem por Francisco Pinto Balsemão durante a apresentação dos projectos digitais do grupo que
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“Até 2009 queremos que as receitas de multimédia representem 10% do total das receitas do grupo Impresa”. A meta foi traçada ontem por Francisco Pinto Balsemão durante a apresentação dos projectos digitais do grupo que dirige. Até lá, diz, a Impresa “vai duplicar o contributo do multimédia no conjunto de receitas do grupo”, posicionando este negócio no segundo lugar das receitas logo depois da publicidade, “superando as receitas de circulação”.Desenvolver a vertente multimédia nos negócios tradicionais do grupo e o lançamento da “quarta-roda”, a Impresa Digital, “que tem feito um crescimento por si própria mas também por via de aquisições” é a estratégia que o grupo de Francisco Pinto Balsemão está a implementar. O presidente considera que “a Impresa está a conhecer um novo ano zero”. “A Impresa vai deixar de ser um grupo de media para ser um grupo multimédia”, garante.
Na SIC – onde a estratégia multimédia há muito que tem vindo a dar passos, com o site, a SIC Portátil, o mobile TV, os sites wap, entre outros – a viragem será reforçada. “A partir de Setembro a redacção da SIC será a primeira redacção multimédia do país”, avança o responsável. “A SIC mais do que uma televisão é uma marca multiplataforma”, sintetiza.
No Expresso, “fábrica de informação de qualidade”, a integração das redacções on e off line resultou numa “política de online first”, ou seja, “a cacha já não fica para a edição de sábado”. Os sites da AutoSport e do Blitz foram igualmente renovados sendo que “qualquer um deles tem pageviews na ordem de um milhão”. No caso da revista musical, Pinto Balsemão adianta que o online “já representa 30% da publicidade total do título”. “O Blitz é um negócio rentável por si só”, conclui.
Na área das revistas, entre os próximos passos conta-se o lançamento do portal feminino e os dos sites da revista Caras e Exame, bem como o relançamento dos das revistas Visão, Exame Informática e Turbo.
A Impresa.com foi igualmente referida por Pinto Balsemão na explicação da estratégia multimédia do grupo. A estrutura foi criada em Novembro para fazer a gestão e comercialização da publicidade dos sites do grupo mas não só. “Estamos abertos a terceiros”, afirma o responsável, dando como exemplo a gestão da publicidade online do Grupo Renascença.
Na Impresa Classificados, estrutura que assegura a comercialização multiplataforma dos anúncios de emprego e imobiliário, mostra-se igualmente essa abertura ao exterior. Sinal disso foi a parceria anunciada ontem com o diário gratuito do segmento económico Oje, que entrega a comercialização dos seus cadernos de Emprego e Residencial&Lazer a esta entidade.
Pinto Balsemão revelou ainda ontem a intenção de criar um portal “líder de turismo e lazer em Portugal, realizado sob a alçada da Impresa Turismo e Lazer – com participação do Expresso e Impresa Digital – que irá acomodar sob a mesma umbrella os conteúdos de turismo e lazer do grupo.