Qual o papel da comunicação nas maiores empresas portuguesas?
O estudo Comunicação e Liderança, realizado pela Inforpress, revela que 82% das 500 empresas portuguesas com maior volume de facturação contam com um plano para a sua imagem corporativa. Assim, […]
Filipe Pacheco
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O estudo Comunicação e Liderança, realizado pela Inforpress, revela que 82% das 500 empresas portuguesas com maior volume de facturação contam com um plano para a sua imagem corporativa. Assim, explica o relatório da agência de comunicação, “a definição da imagem corporativa é o factor mais importante” a ter em conta no sucesso de uma empresa, uma vez que os valores defendidos e transmitidos “devem estar reflectidos nas acções que pratica”.
Em Portugal, a definição da cultura comunicacional empresarial parte de cima para baixo, com o top management a estabelecer os canais por onde passa a informação. Em cerca de metade destas empresas, o departamento de comunicação é um órgão independente que reporta á direcção. Já 19% dos inquiridos têm-no englobado na direcção, enquanto que numa minoria de 7% encontra-se inserida no departamento de recursos humanos. Em 27% dos casos encontra-se integrada noutros departamentos.
Relativamente ás suas funções, verifica-se que não existe um item predominante. Quinze por cento dos inquiridos refere a imagem corporativa e a comunicação interna como estando no topo das prioridades do departamento de comunicação, com 14% a atribuir maior importância á relação com os media. Já 13% indicam a sua preferência pela publicidade institucional e pelas relações com entidades ou lóbi, sendo que os restantes 11% atribuem destaque á responsabilidade social.
Em termos gerais, existe um consenso sobre a importância dos vários púlicos para a imagem da empresa. Todavia, 12% das empresas inquiridas escolhe clientes e colaboradores como parceiros de primeiro plano na hora de determinar a imagem da empresa, seguidos pelas fatias de 10% que optam, em termos iguais, pelos media, sociedade local, sector de actuação, fornecedores e entidades no topo dos públicos prioritários.
Existe, continua o estudo, um conjunto de valores que contribuem para a percepção que a sociedade tem da empresa. Neste aspecto, 11 % preocupam-se em primeiro lugar com o comportamento ético da empresa, sendo que 9% atribui, respectivamente, maior importância á relação com os media, á imagem das marcas e ás políticas de recursos humanos/comunicação interna.
Refira-se que, de acordo com a Inforpress, nove em cada 10 empresas têm um departamento de comunicação, sendo que cerca de metade conta com dois a três colaboradores a desempenhar funções nesse âmbito.