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Sphere é o maior ecrã publicitário do mundo. Londres também já tem planos para um (com vídeos)

Iluminado por mais de um milhão de luzes LED com uma resolução de 16K e com 18.600 lugares sentados, o Sphere, inaugurado no final de setembro, não é apenas a […]

Luis Batista Gonçalves
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Sphere é o maior ecrã publicitário do mundo. Londres também já tem planos para um (com vídeos)

Iluminado por mais de um milhão de luzes LED com uma resolução de 16K e com 18.600 lugares sentados, o Sphere, inaugurado no final de setembro, não é apenas a […]

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Luis Batista Gonçalves
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Iluminado por mais de um milhão de luzes LED com uma resolução de 16K e com 18.600 lugares sentados, o Sphere, inaugurado no final de setembro, não é apenas a sala de espetáculos mais tecnologicamente avançada dos EUA. É também o maior ecrã publicitário do mundo. Arrendá-lo custa 450.000 dólares, cerca de 412 mil euros, por dia. Tê-lo por uma semana chega aos 650.000, perto de 595.000 euros. Ainda assim, são muitas as marcas, empresas e até eventos de olho nele, dada a (grande) visibilidade que oferece.

De acordo com os cálculos já feitos, uma sessão pode impactar diretamente 300.000 pessoas e gerar publicações nas redes sociais que acabam por chegar a 4,4 milhões de utilizadores globais. Prova disso são os milhares de imagens de “U2:UV achtung baby live at Sphere”. O primeiro espetáculo da banda musical irlandesa em quatro anos inaugurou o recinto. As imagens da residência dos U2 na imponente sala de Las Vegas, no Nevada, correram mundo.

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Com 112 metros de altura, 157 metros de largura e uma área de 81.300 metros quadrados, a imponente sala, propriedade da Sphere Entertainment Company, é o maior edifício esférico alguma vez construído. Um epíteto que, só por si, desperta atenções.

Não admira, por isso, o (muito) interesse que tem despertado nos marketeers, publicitários e anunciantes. Além da imensidade do ecrã, conta com 10.000 lugares que incorporam tecnologia háptica, que permite movimentos e vibrações que tornam qualquer experiência visual mais imersiva. Apesar de o interior ser impactante, o exterior não lhe fica nada atrás. Já apelidada de Exosphere, é a maior e mais avançada tela digital do mundo. As imagens áreas, captadas com drones, não deixam dúvidas quanto ao seu impacto visual.

Um anúncio na gigante superfície dificilmente passará despercebido a quem circule nas imediações à noite. E também corre sérios de se tornar viral nas redes sociais, o que a torna numa irrecusável plataforma de out-of-home (OOH) advertising. “É um espaço único que veio forçar as marcas a pensar fora do padrão habitual da publicidade exterior”, sublinha Lina Maggi, vice president of partnerships and head of OOH da BCN Visuals.

A empresa, especializada em outdoors anamórficos 3D, foi uma das primeiras a desenvolver uma campanha publicitária para o novo recinto. “Além de termos sido vistos em muitos quartos de hotel de Las Vegas, aparecemos em vídeos nas redes sociais em todo o mundo”, regozija-se. O (elevado) preço tem sido criticado por comentadores e analistas. No entanto, ninguém questiona as potencialidades da estrutura. Tendo em conta os grandes eventos agendados para Las Vegas nos próximos meses, oportunidades de negócio não irão faltar.

Marcas de olho no DOOH e no FOOH

Além do Formula 1 Las Vegas Grand Prix, no passado fim de semana, a cidade acolhe um torneio da National Basketball Association (NBA) agora em dezembro e, em fevereiro, o Super Bowl LVIII 2024. No primeiro mês, só o YouTube e a associação de basquetebol norte-americana é que investiram na Exosphere, mas, segundo um estudo da Insider Intelligence, o investimento em digital OOH  (DOOH) e em campanhas de faux-out-of-home (FOOH), simulações digitais de OOH, que este espaço também possibilita, deverá aumentar no próximo ano.

Atualmente, são já muitas as insígnias a dar um ar da sua graça no novo espaço. No último fim de semana, aproveitando a prova automobilística que fez ressoar os aceleradores na urbe da diversão, a Heineken transformou-o num iglu gigante e a Aston Martin num anúncio feérico. A Xbox também o usou para promover a convenção de jogos TwitchCon, com naves espaciais e os comandos da consola a invadir os céus.

“O Sphere é um exemplo da inovação cénica a que estamos a assistir no OOH”, elogia Julie Thompson, executive vice president e chief marketing officer da Out of Home Advertising Association of America (OAAA). Na Europa, também já existem planos para construir um edifício com características semelhantes em Stratford, em Londres, em Inglaterra. O projeto está, no entanto, a ser contestado por um grupo de habitantes locais, que lançou a campanha “Stop MSG Sphere London”. Se avançar, terá a altura do Big Ben.

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